Cinema

Cobain: Montage of Heck (2015)

Nirvana é uma das minhas bandas preferidas, e Kurt Cobain é dono de uma das personalidades famosas mais incríveis de que tenho notícia. As notícias sobre dois filmes sobre ele foram um presentão.

 

Vai ter documentário sobre o Kurt Cobain sim, e se reclamar vai ter dois.

 

Um dos documentários chama-se Soaked in Bleach – esse não saiu ainda, e estou na torcida pra que lancem logo. O outro chama-se Montage of Heck, que já tá lançado e vi assim que tive a chance.

 

KCMOH

Courtney Love, que é viúva do músico, e Frances Bean Cobain, filha dos dois, participaram da produção desse filme, que ficou muito bem feito. Fãs são o público alvo, e também é interessante pra quem curte o tipo de música que a banda fazia.

Ver as entrevistas é impactante de um jeito que às vezes você não esperava. Pelo menos pra mim, a diferença entre ler sobre e ver as pessoas na tela enquanto contavam foi gigante. Faltou entrevista do Dave Grohl, que pelo que vi divulgado não deu tempo de incluir antes do filme ser distribuído. E dá pra notar que tem muito mais nessa história do que mostraram. Tem muita polêmica que não foi explorada, e esse foi um dos poucos “defeitos” de Montage of Heck. Não só a pergunta “foi realmente suicídio?” ficou de fora, mas parece é que ninguém realmente sabia direito o que se passava na cabeça do Kurt e isso poderia ter ficado mais destacado. Daí a gente aguarda Soaked in Bleach.

A colagem de fotos, animações e trechos de filmagens foi de explodir a cabeça. Uma ou outra cena faz muito mais sentido pra fãs – por exemplo, um monte de temas que ele usava pra desenhar, escrever e compor estavam representados, mas não necessariamente explicados. O trabalho que fizeram de animar trechos de diários e ilustrações que ele tinha desenhado ficou bem do jeito que eu imagino que ele gostaria.

Os trechos com gravações ainda inéditas eram partes que, quando anunciaram, fizeram a galera ficar bem curiosa. Arrisco dizer que esses áudios foram um dos principais motivos pra esse documentário ter sido feito – ao mesmo tempo serviu pra mostrar um pouco da biografia do artista, e soltar essas gravações. E o filme continua interessante mesmo assim.

ficha técnica

Título original: Cobain: Montage of Heck
Direção: Brett Morgen
Elenco: Don Cobain, Jenny Cobain, Kim Cobain, Kurt Cobain, Courtney Love, Tracey Marander, Krist Novoselic, Wendy O’Connor
Roteiro: Brett Morgen
Trilha sonora: Jeff Danna
Duração: 145 min .
País: Estados Unidos
Gênero: Documentário
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Soaked in Bleach (2015) - Who's thanny?
    14/08/2015 at 6:37 pm

    […] aqui faz algum tempo sobre Montage of Heck, documentário biográfico sobre Kurt Cobain que a HBO lançou em maio, e no post eu comentei que […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge