Evento

Castelo Rá Tim Bum – A Exposição

Plift ploft still a porta se abriu!

IMG_7942 IMG_8001
Há 20 anos, estreava na televisão brasileira um dos programas com maior impacto na infância de muita gente, Castelo Rá-Tim Bum. Voltado para o público infanto-juvenil, o programa foi produzido e transmitido pela TV Cultura de 1994 até 1997, porém continua sendo reprisado até hoje.

Depois dos sucessos das exposições de Stanley Kubrick e David Bowie, o MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo) abriu suas portas novamente, mas agora para homenagear o programa e criar uma das exposições mais incríveis que o museu já sediou.

Logo na entrada já damos de cara com o simpático Porteiro, que te recepciona com a famosa frase “Plift ploft still, a porta se abriu”, quer coisa mais legal que isso?

porteiro-recebe-os-visitantes-no-mis-na-exposicao-de-castelo-ra-tim-bum-1405451862004_956x500A exposição ocupa basicamente os dois primeiros andares do museu, e é dividida em duas partes. Durante o “tour” pelo castelo, podemos ver o figurino original dos personagens e objetos que foram usados nas gravações, descobrir como o programa foi criado, fotos e histórias dos bastidores, além de diversas entrevistas com parte do pessoal envolvido e trechos marcantes do programa.

IMG_7937Além disso, vários lugares do castelo foram recriados fielmente para a exposição, e é como se realmente estivéssemos DENTRO do castelo. Um dos ambientes mais legais é a cozinha, que podemos ouvir a música “Lavar as Mãos” de Arnaldo Antunes ecoando por todas as partes, e de lá já damos de cara com o saguão do castelo (com direito a vista do ninho dos passarinhos e ao lustre de Lara e Lana) e também com o quarto do Nino, que sim, TEM UMA PORTA GIRATÓRIA PRA ENTRAR!

castelo-11_652x408No total, são cerca de dez ambientes igualzinhos ao programa, entre eles a biblioteca, o escritório do tio Victor, o quarto de Morgana, o lustre das fadas Lana e Lara, o ninho dos pássaros, o laboratório de Tibio e Perônio, os encanamentos, entre outros. E além do porteiro, será que tem mais algum dos personagens icônicos lá dentro da exposição? Sim! Você ainda pode encontrar o Gato Pintado, os monstros Mau e Godofredo, as botas Tap e Flap e claro, a cobra Celeste.

IMG_7891

A exposição vai até dia 12 de outubro e digamos que as filas ainda estão enormes, mas única coisa que se pode dizer é que vale (e muito!) a pena enfrentar um tempinho na fila para entrar. Toda a nostalgia de estar em um lugar que fez parte da sua infância é incrível, e com certeza, vai fazer com que você queira voltar no tempo e reviver tudo aquilo de novo. Então corre pro MIS e aproveite!

DICAS PARA ENTRAR NO CASTELO

  • Chegue cedo! Se for com amigos, peça para alguém pegar os adesivos para todos, pois é uma garantia de que vocês vão conseguir pegar ingressos para algum horário do dia.
  • Só é permitida a compra de 4 ingressos por pessoa
  • De quarta a sexta exposição costuma ser mais tranquila. Terça e sábado os ingressos são de graça, então costumam ser os dias mais movimentados, junto com domingo.
  • Os ingressos online estão esgotados então a única maneira é comprar na bilheteria mesmo.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge