Cinema

Capitão Phillips (2013)

Pois é camaradas, pirata não é só coisa do Caribe.

Em abril de 2009, manchetes de jornais anunciavam que o cargueiro Maersk Alabama era refém de piratas somalis, inflamando opiniões públicas que até a Casa Branca mobilizou-se, dando autorização para a Marinha utilizar todo e qualquer recurso para o resgate. E é este caso que Paul Greengrass (O Ultimato Bourne) nos mostra em Capitão Phillips.

Richard Phillips, interpretado por Tom Hanks (O Náufrago, Forrest Gump), capitão do cargueiro carregado de mantimentos que deve chegar a costa africana, é obrigado a mudar sua rotina de trabalho quando duas barcarolas somalis investem contra seu gigante flutuante.

Com sua mente dividida e abraçada pelo medo, Phillips manda o resto da equipe para a casa das máquinas, encarando os piratas e seu líder, Abduwali Muse (Barkhad Abdi), praticamente sozinho. E aqui eu gostaria de dar uma rápida salva de palmas para o tio Hanks, que com sua mágica e ótima atuação nos fez o favor de manter Phillips humano. O medo de Phillips é visível, a negociação é feita sem uso de força bruta – mesmo com a falta de colaboração do lado pirata –, as tentativas de manter a calma para que um fim feliz para ambos os lados quase aparece nas engenhocas da mente do homem. Phillips não é um herói, é apenas um cara que caiu numa furada.

fb54b6e23b670d19a8eae101b3b950e8 (1)

Mas, curiosamente até, Greengrass não nos apresenta apenas um lado da história. As transições entre ambos os lados, o dos piratas somalis marcados pela miséria e tachados como os vilões da história e a tripulação feita refém do grande cargueiro, nos faz refletir as escolhas feitas pelos personagens, elaborado de tal maneira que nossa torcida se perde e você apenas quer tudo termine bem, para os dois. Até mesmo para o líder, Muse, que disse querer ir para os Estados Unidos dirigir um carro.

filmes_2403_Capitao-Phillips_3

E, por falar em transições de cenas, o cenário é incrível. Desde as cenas do Maersk Alabama e sua grandiosidade até a do baleeiro, no “sequestro” de Phillips. Lugares labirínticos e claustrofóbicos contrastam com as imensidões do cargueiro e do próprio mar em que se encontram. Sem contar, é claro, com as sequências realistas e a tensão que toma conta da tela e reveste o filme de uma atmosfera verdadeiramente angustiante, amplificada pela câmera na mão e seus tremores.

A “sinuca de bico” apresentada é bem feita ao ponto de fazer você deixar de lado certos detalhes, como a imensa dificuldade que toda a tecnologia de segurança instalada no navio e a Marinha Americana possuem para dar fim à situação causada por poucos piratas armados com objetos roubados e inferiores.

cenas-do-longa-capitao-phillips-no-qual-hanks-e-feito-refem-por-piratas-somalis-durante-o-sequestro-do-cargueiro-maersk-alabama-1380050342296_956x500

E, sim, eu fiquei esperando o cara gritar pelo Wilson. Licença.

 

ficha técnica

Título original: Captain Phillips
Direção: Paul Greengrass
Elenco: Tom Hanks, Barkhad Abdi, Catherine Keener, Mahat M. Ali
Roteiro: Billy Ray
Trilha sonora: Henry Jackman
Duração: 134 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: Drama, Suspense
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Diego de França
    04/03/2014 at 11:37 am

    Bem que na verdade o capitão da vida real não foi tão heroico assim né, mas fica a liberdade poética dos filmes rsrsrs
    Estou com esse filme em casa e ainda não parei para assistir, acho que será minha sessão pipoca de domingo.
    Diego de França recently posted..{Dica de Série} – Once Upon a TimeMy Profile

  • Reply
    Tarsila Martins
    05/03/2014 at 2:41 pm

    Tom Hanks é o cara!
    Quero muito assistir esse filme, um amigo meu disse que é ótimo!
    Esse não é um daqueles filmes que eu assistiria só de ver sobre o que se trata, não parece ser o tipo de filme que eu ficaria louca para assistir, mas depois de tantos elogios minha curiosidade só faz aumentar.
    Mais um pra minha pequena lista.
    Tarsila Martins recently posted..Resumo do Mês: FevereiroMy Profile

  • Reply
    Michelli Santos Prado
    25/03/2014 at 11:40 am

    Olá Gabi, tudo bem??
    Não vejo a hora de olhar este filme…Vários amigos meus já me indicaram mas ainda não tive a oportunidade de ver, pois ele já mais que reservado na locadora , mas espero poder conferir em breve!!
    Beijos ?

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge