Cinema

Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)

Aparentemente só Tony Stark não tem sorte com sequências. Moços Thor e Steve Rogers mandam abraços pras inimigas.

Captain-America-The-Winter-Soldier-HD-Wallpaper

Depois de um primeiro filme bacaninha, chutação de bundas em Vingadores e breve aparição para matar meio mundo no longa do irmão do Loki, Capitão América está de volta. Agora relativamente situado no mundo em que se encontra, o bombado continua na ativa, ajudando a S.H.I.E.L.D. em algumas missões e descendo o cacete quando necessário. MAS, PORÉM, TODAVIA, um misterioso assassino aparece no caminho, assim como uma conspiração que pode alterar o equilíbrio do mundo, e moço Steve Rogers vai precisar de toda ajuda que conseguir – isso sem saber em quem pode confiar.

Quem achava que a Marvel não conseguiria fazer um filme sério e divertido sem acabar como Homem de Ferro 3 levou um belo tapa na cara. Quase tão awesome quanto a primeira aventura de Tony Stark, O Soldado Invernalentra pro hall de melhores produções da Casa das Ideias e consegue ser quase tão relevante para o universo Marvel quanto Vingadores. A direção dos irmãos Anthony e Joe Russo, responsáveis por dois dos melhores episódios da vida de Community, é correta, sem se destacar muito. Eles conseguem liderar a ação de forma que o espectador veja a maior parte do que está acontecendo, e, apesar do timing de transição entre uma pancadaria e outra não ser perfeito, o comando dos dois cai bem. A trama é elaborada, apresentando um cunho político que condiz com o mundo em que vivemos. O roteiro aproveita a química entre seus personagens e lhes dá espaço para brilhar, além de ter bons diálogos e piadinhas que funcionam. Os efeitos especiais estão ótimos, as lutas foram incrivelmente coreografadas e, apesar de alguns clichês, o filme se saiu melhor do que o esperado.

“THIS IS FEAR… bitch”

Steve Rogers aqui deixa de ser o cara que só está lá para manter a ordem e cortar o barato dos amiguinhos, como fez em Vingadores. Agora temos uma visão melhor sobre sua atual situação, um homem fora de seu tempo que possui ideias fortes e que sempre lutou pelo que achava correto, mas que acaba batendo de frente com os pensamentos da organização para que trabalha. Capitão também fez questão de mostrar que assistiu as aulas de física, e seu escudo se torna uma das coisas mais legais do filme. E se você não amava o herói que usa um escudo como arma simplesmente porque ele usa um escudo como arma, é quase certo que vai passar a curti-lo, visto que ele é gostável e o longa te obriga a ter sentimentos ao trazer de volta pessoas do passado do moço. Sentimentos, amigos. Sentimentos.

Natasha Romanoff finalmente ganha o destaque que merece (CADÊ FILME SOLO, GENTE?), e a espiã mostra um pouco mais sobre quem é, desce o cacete melhor do que todo mundo, e surpreende bastante, principalmente com suas interações com Steve. Sam Wilson brilha com suas tiradas engraçadas e infinita badassery, iluminando a vida com seu sorriso. Maria Hill e Nick Fury também tem ótimos momentos na trama. A tão aguardada aparição da Agente 13/Sharon Carter acabou sendo dispensável, tempo que poderiam ter gastado para dar mais profundidade a Clint Barton ou até a própria Maria.  Uma pena, de verdade.

e esse é o som do meu S2 despedaçado

É justo dizer que Chris Evans está mais confortável do que nunca em seu papel, e seu carisma é infalível. Ele te faz querer arrastar aquele rostinho de neném no asfalto quando resolve ser adorável, mas também consegue quebrar seu coração, impor respeito e chutar bundas lindamente. É bom ver sua versatilidade sendo aproveitada – o que também vale para Scarlett Johansson. Com mais espaço para sua personagem, a intérprete da ruiva badass mostra ser vulnerável quando precisa, e lida bem com as complexidades da Viúva Negra. A nova adição ao elenco, Anthony Mackie é sensacional e consegue ser tão carismático quanto Evans, arrebatando o espectador facilmente. Robert Redford é Robert Redford, Samuel L. Jackson é o motherfucker Samuel L. Jackson, Cobie Smulders retorna fazendo aquela coisa desgraçada que é esfregar sua beleza na nossa cara, Danny Pudi (de Community) faz uma ponta e deixa os Human Beings felizes com o pensamento que Abed Nadir conheceu o Capitão América, e Sebastian Stan… Ah, Sebastian Stan. Altos corações foram estraçalhados com sua cara de choro e ele sustentou seu personagem direitinho, além de fazer uma cara de choro que pode destruir vidas. Já comentei sobre a cara de choro? Tenho muitos sentimentos sobre. :(

Se eu esperava que Capitão América: O Soldado Invernal empatasse com Homem de Ferro no meu top de solos preferidos da Marvel? Não. Claro que não é melhor do que Vingadores, claro que poderia ter arrombado mais, mas surpreendeu e divertiu de forma maravilhosa. É um ótimo filme de ação, é engraçado, é entretenimento de primeira e deu origem a um dos memes mais legais da internet atual. Do jeito que está, preciso preparar o coração para Guardiões da Galáxia porque RAPAZ, aquilo vai ser incrível.

captaaasEm honra do fim dessa review, vamos jogar um jogo chamado “quem consegue fingir não olhar para o traseiro do Evans por mais tempo?”. Pronto? VALENDO

Ah, e por favor, não seja um daqueles bestas que saem da sala de exibição assim que um filme da Marvel acaba. Tem duas cenas pós-créditos que valem a pena a espera.

P.s. Essa vida se acabar se apaixonando pelo vilão da história não tá fácil, viu…

ficha técnica

Captain-America-2-soldado-invernal-poster-610x889

 

Título original: Captain America: The Winter Soldier
Direção: Anthony Russo e Joe Russo
Elenco: Chris Evans, Scarlett Johanson, Samuel L. Jackson, Robert Redford, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Cobie Smulders
Roteiro: Christopher Markus e Stephen McFeely
Trilha sonora: Henry Jackman
Duração: 136 min.
País: EUA
Gênero: Ação, sci-fi, aventura
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Caverna Literária
    25/04/2014 at 8:38 pm

    Ainda não vi o filme, mas tô muuito curiosa pra assistir, deve ter ficado muito bom, ainda mais pela sua resenha! *-*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

  • Reply
    Fábrica dos Convites
    27/04/2014 at 4:11 pm

    Devo aproveitar o próximo feriado para levar as crianças para ver, pois elas estão pedindo desde que estreiou o filme.
    Bjs, Rose
    Fábrica dos Convites recently posted..Presente EntregueMy Profile

  • Reply
    Victória Santana
    29/04/2014 at 2:48 pm

    Primeiro, fico de queixo caído com a resenha, bem detalhista. Parabéns! E depois, fico feliz que o filme não decepcionou, meu irmão já assistiu, mas não fez comentário nenhum sobre. Vou ter uma visão melhor quando assistir, mas de qualquer forma, tem Chris, Scarlett, Sebastian… É vida! kkk

  • Reply
    Tarsila Martins
    29/04/2014 at 8:44 pm

    Estou louca para assistir esse filme!
    Quero assistir o primeiro novamente e depois assistir esse.
    Só ouço elogios!
    Beijos!

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge