Literatura

Branca de Neve: Os Contos Clássicos, Vários autores

Eu sou geração Disney e não tenho vergonha de admitir que até hoje adoro todos os clássicos que fizeram parte da minha infância, dentre eles: Branca de Neve e os Sete Anões. Mesmo na animação, já dava para notar que Branca de Neve era aquela princesa pura e ingênua, que sofreu bastante nas mãos da madrasta, responsável pelas cenas mais assustadoras do filme. Sim, eu tinha muito medo da Rainha Má. E se pouco bastava para assustar uma criancinha como eu, imagina o que estaria escrito no conto sem censura e para adultos da primeira Branca de Neve?

Branca de Neve: Os Contos Clássicos, organizado e comentado por Alexandre Callari, contém sete contos da princesinha, uns engraçadinhos e outros chocantes até demais. Selecionei alguns para ler para os meus irmãos mais novos, antes de dormir, e foi puro entretenimento, ninguém quis saber de assistir televisão ou ficar no computador. Afinal, é muito curioso conhecer outras versões da tão famosa princesa da Disney.

Uma característica constante nesses contos é o machismo, que Callari faz questão de comentar. Em muitos deles, dá a entender que tudo de ruim que acontece com Branca é porque ela não foi submissa às pessoas que queriam ajudá-la.

Mas a protagonista também não facilita, mesmo quando diziam para ela não abrir a porta para estranhos, ela desobedecia/era enganada. E chega um momento que você nem tem mais pena dela, só resta rir das burradas que ela comete.

A segunda parte do livro (que é dividido em três partes: 1. Os Contos; 2. Branca de Neve na Cultura Contemporânea; e 3. Conto Inédito) faz várias referências à várias obras contemporâneas sobre a Branca de Neve, de filmes, até o mais recente como Mirror, Mirror, a peças de teatro. Senti falta da série Once Upon a Time que aborda a invasão dos personagens de contos de fada à vida real e que apresenta várias facetas da Branca.

O livro, no geral, é muito bom, mas o que me conquistou mesmo foi o conto inédito do Alexandre. Essa história não é recomendada para crianças. Você irá conhecer uma Rainha psicopata que faz de tudo apenas pelo prazer de ser ruim.

Esse é um mundo de beleza. Por que criaturas como você merecem viver?
Pág. 179

Com uma narração que não faz você tirar os olhos das páginas, torcemos para que Branca de Neve não apenas mereça o que é seu de origem, mas que ajude as pessoas que sofrem com o abuso de poder da Rainha.

E fiquei chocada com as atrocidades, os detalhes de suas cruéis formas de punição e maldade. Callari conseguiu criar uma Rainha mais assustadora e louca dentre todos os contos que li. Terminei o livro basicamente igual a essa tirinha do Como eu realmente… “Tanto sangue. Tanto sangue…”

Infelizmente, a capa não é das mais bonitas, mas vale a pena conferir. E para quem não sabe, o prefácio foi escrito pela blogueira Babi Dewet que em breve lançará Sábado à Noite pela Generale. :D

Informações

Título: Branca de Neve: Os Contos Clássicos
Autor:   Vários autores
Número de Páginas: 224
Edição: 1ª – 2012
Editora: Generale
Preço: R$ 29,90
Classificação: ★★★★½

 

 

 

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    Maíra K.
    05/06/2012 at 5:32 pm

    Eu adoro ler as várias versões dos contos de fada (não só das princesas!), bem como as novas adaptações que estão surgindo ultimamente! Realmente, não ter citado “Once Upon a Time” foi um pecadoooo! HAHAHA. Sou muitooo fã da série!

    ;*

  • Reply
    Mari
    06/06/2012 at 12:56 am

    adoooro, li aquele livro “psicanálise dos contos de fadas” e vc fica realmente chocada com algumas historias e seus significados. Nas aulas de psicanálise no segundo ano da faculdade peg´vamos alguns personagens pra anilasar… *–* só não gosto da fixação das pessoas pela cinderela hahaha vou fazer um conto de fadas dela mais legal e postar depois hahahhaa [apesar de a moda agora ser branca de neve /sigh ]

  • Reply
    Celle
    06/06/2012 at 9:35 pm

    Também adoro os filmes da Disney e contos de fada!
    A Branca de Neve não é minha princesa favorita, mas eu gosto dela. Esse livro parece ser bem legal mesmo *-*

  • Reply
    Ana Beatriz
    07/06/2012 at 2:17 am

    Sou fã das princesas da Disney e as minhas favoritas são a Aurora, Branca de Neve e Cinderela. As duas primeiras, eu sempre assisti muito aos filmes e as versões mais antigas que a Disney lançava. Confesso que até hoje quando passa na TV, eu vejo. Acho que a Bruxa Má, da história da Branca, é a mais cruel de todas, assim como a Malévola.
    Assisti Mirror, Mirror e agora quero ver Snow White com a Kstew. Aliás, seria bacana ver uma resenha do filme no site, adoro ler as opiniões de vocês! Sobre o livro, me parece ser muito bom. Depois de uma matéria que li numa revista brasileira de curiosidades, sempre pesquiso na internet a versão original da histórias.
    Um beijo! /smile
    Ana Beatriz recently posted..Pense mais em vocêMy Profile

  • Reply
    Maccky
    07/06/2012 at 8:03 pm

    Adoro um bom conto de fada e estou adorando essa onda que vem trazendo releituras dos meus clássicos preferidos desde Once Upon a Time que eu AMO. *o*
    Estou muito curiosa para ler este livro e espero que ele super todas as minhas expectativas e me encante. *-*

    Beijos :***
    Maccky recently posted..#nowreading [1]My Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge