Cinema

Branca de Neve e o Caçador (2012)

Por Byzinha

Oh, o desapontamento…

Eu fuuuuui assistir SWATH (apelido para Snow White and the Huntsman), finalmente! E eu devia ter aceitado a cara deprimida do meu irmão na segunda-feira à noite após ele ter voltado da sessão como um presságio, mas não. Porque, afinal, eu iria assistir de qualquer forma.

Eu fui uma das poucas pessoas que vibrou quando a notícia de uma versão obscura e violenta de Branca de Neve, porque eu não gosto de contos de fadas. (Anormal, eu sei. Mas não gosto mesmo) Os trailers foram inspiradores, como quando eu fui ver Battleship e ele passou, logo após o de G.I. Joe II e eu fiquei mais arrepiada ainda. Isso tem potencial, vai ser muito awesome.

É. Exceto que não.

Para quem não sabe do que se trata, em SWATH a bruxa Ravenna (Charlize Theron) se casa com o rei pai da Branca de Neve (Kristen Stewart), mata todo mundo e deixa a princesa presa num calabouço. Quando a garota ~~se torna mulher~~, o espelho mágico avisa Ravenna que que agora existe quem seja mais bela que ela e, mais importante: tão pura que chega a enfraquecer os poderes da bruxa. (Eu estou usando a palavra “bruxa” aqui na ausência de uma melhor).

Quando abrem a cela para levá-la até a rainha, para que seja morta, Branca de Neve dá um jeito de fugir, guiada por passarinhos (olha que gracinha) até a saída mais próxima (o esgoto, que coisa). A partir daí, um monte de coisa bizarra acontece.

Oh, e, é claro, o Caçador (Chris Hemsworth). Contratado para encontrar a prisioneira que fugiu, mesmo sem saber quem ela é, em troca de ter a esposa morta de volta, ele é quem narra o filme, com o sotaquinho australiano lindo do Chris *inserir corações*.

Veja bem, eu QUERIA gostar do filme. Eu gosto da Kristen. Para mim, a melhor performance dela foi em The Runaways, teve cena que nem parecia que era ela. Ela é muitíssimo criticada por Twilight, mas como o Rob disse, as pessoas esquecem de todos os outros trabalhos dela, que são realmente bons (estou no aguardo de On The Road, a crítica está maravilhosa e o livro é fantástico). O problema é: SWATH me deixou de testa franzida durante todos os seus 127 minutos. Eu já estava de saco cheio na metade.

Quero dizer, Battleship tem mais que isso e eu nem senti o tempo correr. Em certo ponto, eu virei para a Mareska com uma sobrancelha levantada e um enorme ponto de interrogação na cara e falei “O livro deve ser melhor, né?” e ela riu, porque parece que o livro é baseado no filme, então não. (me corrijam se eu estiver errada)

A história é confusa e mal contada, de um jeito… que você fica “mas… what the heck?”. Branca de Neve nunca fala, e quando fala, não faz muito sentido. Os discursos são todos pela metade ou incompreensíveis. E nem me deixe começar a falar das fadas. Se você quer saber a minha reação e das três amigas que foram comigo, é basicamente essa:

Quando o filme terminou, nós olhamos uma para a cara da outra e começamos a rir, porque poxa vida, que desperdício.

Não me entendam mal, o filme não é de todo ruim. A fotografia é maravilhosa, as cenas de luta são de prender a platéia na cadeira, a trilha sonora é espetacular, sem contar Charlize Theron. Mas tudo é muito superficial. Nenhum personagem foi desenvolvido com profundidade suficiente para despertar carisma. A única que é mais ou menos melhor desenvolvida é a Ravenna, mas sabe quando o pacote completo não convence?

E de que adianta um filme bem produzido se a história é mal contada? Quero dizer, Bússola de Ouro era muito melhor e mesmo assim foi destruído pela crítica. Que mundo injusto, o de Hollywood. :(

Essa nem é a pior parte – a falta de simpatia de todos os personagens. A pior parte é que A CONTINUAÇÃO FOI CONFIRMADA. Quero dizer, continuação DO QUÊ? POR QUÊ? Meu desgosto é tanto que eu nem sei. Talvez eu assista também, só pra ver se vai ser tão ruim quanto o primeiro ou se, dessa vez, eles acertam a mão.

Se você ainda tem vontade de assistir, quem sabe você não se surpreende pro bem depois de ter lido minha resenha? Por enquanto, vou ficando por aqui, chatiadíssima por SWATH não ter cumprido sua promessa.

FICHA TÉCNICA


Título original: Snow White and the Huntsman
Diretor: Rupert Sanders
Elenco: Kristen Stewart, Charlize Theron, Chris Hemsworth, Sam Claflin, Sam Spruell, Ian McShane, Bob Hoskins
Produção: Joe Roth, Palak Patel, Sam Mercer
Roteiro: Evan Daugherty, John Lee Hancock, Hossein Amini, Evan Daugherty
Trilha Sonora: James Newton Howard
Duração: 127 min
Ano: 2012
País de Origem: Estados Unidos da América
Gênero: Ação
Classificação: ★★☆☆☆

You Might Also Like

19 Comments

  • Reply
    Paty
    22/06/2012 at 2:56 pm

    hahahaha….gostei dos comentários. Pessoalmente não tinha nem cogitado ir ver o filme e agora vc me mostrou que eu acertei. =D

  • Reply
    Layn
    22/06/2012 at 3:22 pm

    Eu quando vi o primeiro trailer do filme fiquei super animada, e enfim, a empolgação só crescia…até a estréia. Alguma coisa me disse que eu não devia pagar 42 reais na sessão em 2d comunzinho só pra assistir a brick-face da Kristen e eu acabei trocando Branca de Neve e o Caçador por Prometheus (por sinal, eu devia ter deixado o cinema pra outro mês e ido comer batatinha com bacon -.-).
    Meu “sinal” foi confirmado quando eu não aguentei mais de curiosidade e simplesmente baixei o filme, como a pessoa malvada e ilegal que eu sou (EU SOU, OK). Gente, que filme de mau gosto. Não chegou a ser vergonha alheia no modo hardcore como foi em Mirror, Mirror MAS eu não consegui acreditar na bosta que eu tinha acabado de assistir.
    Pra mim foi uma junção de Bella Swan + Thor do sertão ou qualquer coisa que o valha, com a Charlize sendo uma das poucas coisas que valem a pena. Claro que a parte visual arrasa mas err, minha cota de “produção visual que salva” já tinha se estourado com Prometheus então não rolou uma simpatia pelo filme.
    Eu não sabia que ia ter continuação do filme. Alguém me explica O QUE tem pra continuar? Primeiro a decepção de saber que Prometheus pode ter continuação, e agora isso? O que tá acontecendo de errado com o cinema? -.-
    Layn recently posted..Mangá #4: Umineko no Naku Koro NiMy Profile

    • Reply
      Byzinha
      22/06/2012 at 5:52 pm

      QUARENTA E DOIS REAIS PARA UMA SESSÃO 2D???????????? ONDE VOCÊ MORA???????? To aqui reclamando que uma sessão de fim de semana é 19!!!!!!!!!
      Mas indeed, Junho foi devagar para o cinema. A única estréia que pode ser digna é Dark Shadows, veremos.
      Eu gosto da Kristen, de verdade, e acho que o povo pega muito no pé dela, mas que SWATH foi um erro, isso foi. Eu não tenho a menor ideia do que eles pensam em fazer nessa continuação e nem gosto da ideia de ter continuação. Medo.

      • Reply
        Layn
        23/06/2012 at 12:27 pm

        Eu pago 21 reais pra assistir a sessão no Cinesystem de Florianópolis, mas como sempre são dois ingressos (o meu e o do namorado quando o filme é algo que não interessa ele) eu acabo pagando os 42 mesmo e é isso aí.
        Na real eu duvido muito que Dark Shadows seja bom também, pra mim vai ser farofada e eu pretendo baixar pra assistir. Não sei, tem a Chloe Moretz (já não ligo mais pra Johnny Depp e Tim Burton, deixou de ser novidade, me cansou, etc) mas todo o filme parece uma daquelas comédias chatinhas que eu não curto.

        Sei lá, eu assisti trechos de filmes da saga Twilight porque a minha irmã é fã, e a falta de expressão dela me espanta. Também vi The Runaways e apesar dela ser muito parecida fisicamente com a Joan Jett, achei a interpretação dela escrota, no mínimo.
        Ela pode ser uma boa atriz, mas os papéis que ela faz não favorecem ela nem um pouco.
        Layn recently posted..Mangá #4: Umineko no Naku Koro NiMy Profile

        • Reply
          Byzinha
          23/06/2012 at 3:46 pm

          Twilight não é exemplo de atuação pra ninguém, e acho que você provavelmente não tem bagagem pra falar da Kristen (sem ofensa, só confirmando o que você disse), porque não viu muitos trabalhos dela. The Runaways continua sendo meu preferido, mas Welcome to the Rileys, Adventureland, Speak e Quarto do Pânico são ótimos. A participação dela em Into the Wild é pequena, mas importante e interessante. E eu estou realmente aguardando On the Road, não só por ela, mas porque o livro é MUITO. BOM. e porque quem dirigiu foi o Walter Salles.
          A questão com Branca de Neve é que foi tudo errado. A personagem foi construída erroneamente, a história foi fraca e o pacote completo é um desperdício =(

        • Reply
          Layn
          24/06/2012 at 12:46 pm

          Sim, eu realmente não tenho bagagem suficiente pra falar da Kristen, até porque quando eu assisti Quarto do Pânico eu não estava nem aí pra quem atuava ou deixava de atuar, e mais tarde eu só fui ver ela em Crepúsculo, o que CLARO, foi uma porcaria. Eu realmente não levo fé nela por causa de Crepúsculo e de The Runaways, não por questões técnicas e bla bla bla, mas sabe aquele ator que você não consegue sentir nenhuma simpatia, não importa que papel ele faça? É ela pra mim. Inclusive estou com medo de assistir On the Road exatamente por causa disso. ._.

          Engraçado é que ela falou super bem da personagem, dizendo que ela tinha adorado fazer o papel da Branca de Neve e que a personagem representava um monte de coisas e bla bla bla. Pra mim o máximo que a Branca de Neve representa é uma falha crítica no equilíbrio cinematográfico do universo.
          Layn recently posted..Mangá #4: Umineko no Naku Koro NiMy Profile

  • Reply
    Mareska
    22/06/2012 at 3:33 pm

    ERRO. Só digo isso.
    Mareska recently posted..A GAROTA QUE PERSEGUIU A LUA (Sarah Addison Allen)My Profile

  • Reply
    Luara Cardoso
    22/06/2012 at 5:52 pm

    Agora eu fiquei de queixo caído. Acho que é a primeira crítica que eu vejo que alguém não tenha falado totalmente bem do filme. Minha animação foi de 10 a 0 para ver o filme agora. Poxa, você disse tudo: o que adianta ter uma fotografia e cenas de ações boas se a história é mal contada? Péssimo isso.
    E depois de tudo isso ainda ter uma continuação? É, vamos torcer pra que façam direito dessa vez.

    Um beijo,
    Luara – Estante Vertical

  • Reply
    Juliana Morganti
    22/06/2012 at 6:19 pm

    Nossa, fato. Eu tinha visto inúmeras boas recomendações sobre esse filme, me apaixonei pelo trailer, maaaas eu não gosto da Kristen e tava com os dois pés atrás pra ver esse filme. Aí ganhei ingressos pro cinemark, tava com o namorado no shopping e nada pra fazer. Vamos ver né.
    Juro, só o Thor-Caçador bonitão e a Charlize que arrasa sempre que valeram a pena. E ainda bem que a sessão saiu de graça porque eu ia me arrepender muito de ter pagado.
    O discurso da Branca a hora que ela acorda foi tão sem pé nem cabeça, que eu tentei até ver de novo pra ver se entendia quando cheguei em casa. Ela tem uma expressão tão apagada o filme todo que nossa, não sei como recebeu tantas críticas boas. A cena final é a pior, são mais de 5 minutos com ela olhando pro público com uma cara de nada sem nenhuma palavra ser dita.

    • Reply
      Byzinha
      22/06/2012 at 6:29 pm

      FATO, Ju! O discurso dela foi a coisa mais “wtf” do filme inteiro. E ela praticamente não tem fala nenhuma! É só correr e olhar assustada para as coisas, omg D;
      Tristeza =(

  • Reply
    Maíra K.
    23/06/2012 at 2:51 am

    Aiiin gente e eu gostando TANTO desses contos de fada recontados e modernizados, vão fazer besteira no meu conto de fadas favorito? Fala sério, né?! POXAAA ;~

    Mas acho que vou assistir só pelo Thor-Caçador, porque viu? LINDO DEMAIS! *-*

  • Reply
    Gabi
    23/06/2012 at 2:09 pm

    Que bom que não fui a única! Mas ao contrário de você, eu já não esperava nada da Kristen mesmo. Ela tem aquela cara imutável dela, detesto.

    anyway, também achei a história fraquinha e rasa, muito pouco desenvolvida.
    Haha’ adorei a reação as fadas, foi exatamente assim! E…Continuação? wtf?

    Esperava bem mais ;/

    Beijitos
    Gabi recently posted..Mailbox #21My Profile

  • Reply
    Andreza
    23/06/2012 at 9:32 pm

    oi, eu nao sou fã da Kristen, nao, mas adorei ela em The Runaways, e estava super ainsiosa pra ver o filme. Gostei muito da sua crítica sobre o filme. Eu tambem Adoro esas versões mais dark dos contos de fadas, sei lá, parece mais real, né? Uns amigos meus (vários, aliás) falaram que o filme é bom, é só você ignorar a atuação da Kristen. rs Mas eu quero ver mesmo assim. Beijos
    Andreza recently posted..Just for fun and nothing elseMy Profile

  • Reply
    Ane Reis
    24/06/2012 at 3:30 pm

    Oie Bya =)

    Vc confirmou todos os meus medos em relação ao filme … bem posso dizer que não vou nem perder meu tempo e principalmente gastar meu dinheiro indo ao cimena para assistir ao filme.

    Não gosto da Kristen rs… e já imaginava que ela iria “destruir” coma Branca de Neve mesmo.

    bjus;**
    E uma ótima semana para você ;)

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary
    Ane Reis recently posted..Pobre não tem Sorte por Leila Rego.My Profile

    • Reply
      Byzinha
      25/06/2012 at 2:22 am

      Galera ta entendendo tudo errado, mano. Não foi a Kristen que estragou a história, a HISTÓRIA que foi mal construída.
      Se o personagem é bom, precisa de muito esforço para fazer ele ficar ruim, mano. Peguemos Mallory, de Welcome to the Rileys, por exemplo. Kristen tava ÓTIMA!
      O problema de Snow White NÃO FOI a Kiki, foi a HISTÓRIA. Pfv parem de falar que a culpa é da Kristen =(

  • Reply
    Babi Lorentz
    25/06/2012 at 2:59 am

    É, acho que vou ler o livro e, bem, vejamos… NÃO GOSTO DE CINEMA MESMO! kkkk /grin
    Babi Lorentz recently posted..Especial Olimpíadas Musical: Estados UnidosMy Profile

  • Reply
    Letícia Santos
    03/07/2012 at 2:22 pm

    “O filme é ruim.” “Ah, é culpa da Kristen!!!”
    Não tenho paciência pra essas coisas.

  • Reply
    Lucas
    11/07/2013 at 11:49 am

    Eu achei o filme muito bom, tem uns efeitos legais. Filme ruim é “João e Maria: Caçadores de Bruxas”, péssimo.
    E a Kristen não está tão ruim assim!

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge