Cinema

Boyhood – Da Infância à Juventude (2014)

Um filme gravado em 12 anos! É uma vida. E nós acompanhamos/participamos da vida deles. Parece estúpido referir-se a esse filme com tanta obviedade, mas é isso.

boyhood-1

O diretor Richard Linklater e os roteiristas foram muito perspicazes e inteligentes na construção do projeto. Durante o filme temos a sensação de estarmos ali, junto com os personagens do filme, vivendo em uma teia de acontecimentos que transcorrem como lembranças – momentos marcantes, momentos felizes e até mesmo simplórios, trançados simultaneamente.

Todo o filme é muito realista, as situações são completamente relacionáveis à vida cotidiana de qualquer ser humano: pais separados, irmãos que brigam, casamentos frustrados, etc.

Mason Jr (Ellar Coltrane) é o filho mais novo de um casal jovem. Sua mãe Olívia (Patrícia Arquette) é a responsável por ele e sua irmã Samantha (Lorelei Linklater). Enquanto seu pai (Ethan Hawke) está trabalhando no Alasca e já não os vê há mais de um ano. É nesse pé que o filme começa.

boyhood_still06

Durante a sua infância e adolescência, Mason tem que lidar com os relacionamentos frustrados de sua mãe e muitas mudanças ocasionadas por isso; A ausência do pai, que não foi presente, embora eles tivessem um bom relacionamento quando aparecia; A pouca afinidade com sua irmã durante o crescimento; E os reveses da vida, que todos temos, até chegar a faculdade.

O roteiro é belíssimo, é algo que leva tempo pra ser ruminado e, certamente, é um filme pra ser visto em diferentes momentos da vida. Enquanto assistia, vi em Mason e Sam muito da minha infância e em Olívia muito das mulheres que me cercam/cercaram. Em Tim, o pai, muito do meu (e muito de outros)…

Em um filme com quase três horas não existe como o protagonista ser único. Embora Mason fosse o elo central, as relações entre os personagens fazem do telespectador conhecedor dos outros, como em um livro. As interações não são previsíveis, até porque os personagens envelheceram, são coerentes, consistentes. A gente torce por eles, pra que eles sejam felizes, em suas vidas (tão reais).

boyhoodgifEsse filme não é sobre um momento da vida de alguém, nem sobre um sofrimento muito grande, não tem aquele clímax exagerado dos filmes de ação… é a vida. É o ordinário. E quando termina temos uma sensação de chegar ao presente, com um sorriso no rosto, saídos de uma lembrança, e o pensamento de “deu tudo certo”.

A trilha sonora acompanha a década e foi muito bem selecionada, passeando entre Britney Spears, Coldplay, Blink 182, Pharrell Williams e muitos outros. E além dela, temos os grandes acontecimentos da cultura pop americana e mundial, como: Harry Potter (que acompanha o crescimento deles), a guerra do Bush (não tem outro nome pra isso), as eleições Barack X McCain, etc.

Boyhood vai te fazer admirar a beleza da vida real, vai te remeter a momentos do passado e olhar com mais cuidado a sua volta no presente e futuro.

FICHA TÉCNICA

Título Original: Boyhood
Direção: Richard Linklater
Elenco: Ellar coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke e Lorelei Linklater
Roteiro: Richard Linklater
Duração: 166 min.
País: EUA
Gênero: Drama
Trailer: [x]
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge