Cinema

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Então. É. Depois de 4 anos de espera, The Dark Knight Rises chegou em nossas vidas. E, sim, eu sei que Avengers foi foda e sei também que The Hobbit ainda não estreou, mas vou falar assim mesmo: ALL HAIL O MELHOR FILME DO ANO.

E, me deixando com a responsabilidade de tentar ser séria, tá aí o surto da By:

E aí, gente? Teoricamente, era para eu trazer um toque de seriedade para essa bagaça aqui, mas MEU DEUS DO CÉU COMO FALA DESSE FILME SEM CHORAR, ARRANCAR OS CABELO, SE ENCOLHER NUM CANTO E SENTIR SEU CORAÇÃO DESPEDAÇANDO VOLUNTARIAMENTE??? COMO???

Para ser sincera, eu não sei por onde começar. A trilha sonora? A fotografia? O roteiro? O elenco? Você consegue imaginar um filme em que tudo é P E R F E I T O? Um filme que vai desenrolando e você vai internamente implorando para ele continuar maravilhoso e impecável?

Sete anos atrás, quando eu fui ao cinema com duas amigas da escola sem saber o que assistir e nós falamos “Vamos de Batman?” “Vamos!”, eu não sabia o quanto minha vida seria afetada. E eu vou contar para vocês, foi afetada daquele jeito bom que me levou ao cinema três e sete anos depois e que me deixou, mais uma vez, vendo os créditos rolarem até eu conseguir parar de chorar.

Estou louca para assistir de novo, mas morta de sofrimento antecipado por sofrer tudo de novo. Também to sofrendo por antecipação porque se Nolan não levar indicação aos Oscar mais uma vez, eu vou ser uma pessoa muito puta da vida. Esse filme merece todos os prêmios do mundo. Todos. Definindo O Cavaleiro das Trevas Ressurge em um gif (que não um chorando os olhos pra fora), lá vai:

(ok, sam vai tentar seriedade agora, ok)

SIM! Não são muitos que merecem esse rótulo, let’s face it, mas, ignorando as pequenas falhas, TDKR É perfeito. Sem exageros. Com fotografia impecável, cenários muitíssimo diferentes dos dois filmes anteriores, o longa parece demorar um pouco para engrenar, mas em pouco tempo a tensão, a tristeza e a alegria te dominam num misto de emoções tão bom que o coração bate mais forte, um sorriso se estampa no rosto e nem se repara as quase três horas de duração.

Oito anos se passaram desde que o Coringa aterrorizou Gotham City e Batman foi acusado da morte de Harvey Dent. Oito anos em que, após a criação da Lei Dent, a cidade vive livre da criminalidade. Batman está fora das ruas desde aquela terrível noite, e Bruce Wayne vive recluso em sua agora reconstruída mansão, e tem apenas o fiel Alfred como companhia. Mas dentro dos esgotos se esconde uma ameaça maior, que pretende destruir a cidade de vez. E Batman precisa voltar.

Então, sim. Christopher Nolan fez de novo. De alguma forma, ele e Jonah Nolan conseguiram criar um roteiro magnífico, explorando a dor de Alfred, a culpa de Gordon e a vida de Bruce Wayne. Bruce é grande parte do filme, até mais do que seu alter-ego, e a luta do personagem é… inexplicável. O roteiro é tão bom que, mesmo quando Bruce e Batman vão para o segundo plano, a tensão e a awesomeness nunca vão embora. Sem contar que a tecnologia é constante no negócio, e os veículos são #muito #amor.

SELINA, SUA LIMDA <3

Atuações… whoa, quem sou eu pra falar de um elenco desse? Christian Bale está incrível, como quase sempre, surpreendendo mais uma vez. Michael Caine e Gary Oldman entregam atuações mais emocionais e arrancam lágrimas com tanta facilidade que o coração dói. Tom Hardy SAMBANDO NA CARA DE TODO MUNDO com um vilão assustador cheio de força bruta, e ainda aproveita pra acabar com o coração das fãs quando sua carinha limpa aparece durante 3 segundos, pfvr. <3 Joseph Gordon-Levitt FODA DEMAIS, e até ouso dizer que é uma das melhores, senão a melhor atuação de sua carreira. Anne Hathaway, quem eu jurava que estragaria o filme todo, está maravilhosa, mesmo, e ficou gostosíssima na roupa de Catwoman, e Marion Cotillard, minha rainha, tava tão linda e boa, mas tinha um personagem tão blé que QUASE desanima, quase. Então, basicamente, tá todo mundo lindo e ótimo e foda e A+++++, e eu só fiquei lastimosa mesmo porque queria ver mais da linda da Juno Temple. :(

De alguma forma, esse filme é muito parecido e ao mesmo tempo completamente diferente dos anteriores. Confuso, eu sei. O ar de O Cavaleiro das Trevas tá lá, só que um pouco pior, e os flashbacks fazendo menção à Batman Begins também tem grande presença. Mas TDKR tem algo a mais, não só em cenários e fotografia, mas em geral. É um filme cru. Não posso achar outra palavra para explicar isso, nenhuma além de cru. É mais ousado, mais tenso, muitíssimo diferente. A melhor cena do longa, uma luta entre o mocinho e o vilão, é tão crua e tão selvagem que não tem a trilha sonora no último volume pra evidenciar a tensão do negócio, e ela não faz falta. Quero dizer, a trilha que o gênio eterno Hans Zimmer criou é maravilhosa, como sempre, e ela deixa o filme ainda melhor. Mas, naquela parte, é tudo na base da porrada mesmo, e o único barulho que se ouve é o da água caindo e o dos socos. E, cara, como aquilo é lindo. Chocante? Sim. Angustiante? Absolutamente. E, ainda assim, é uma das coisas mais lindas que vi na vida.

Esse é o fim. Mas é mesmo? Minha mente não poderia ter encontrado melhor final para essa trilogia, tão épica como é. Christ Nolan criou o Batman definitivo, e é esse Bruce Wayne mais realista que vamos levar em nossas mentes ao lembrar do personagem. É, claro, ainda existem os hipsters que vão dizer “os filmes do Tim Burton são muito melhores blablablablabla”, mas isso não importa. O negócio é que, mesmo para os não-fãs de quadrinhos ou de super heróis, os filmes de Nolan mostraram novas facetas a serem exploradas, tanto em heróis, tanto em personagens em geral. E ele merece ganhar todos os prêmios da existência por isso.

01 sdd: o “I’M BATMAN!!11” naquela voz grossa </3 #lastimosa

Nossa, falei até pouco, né? E nem surtei!!!! O negócio é o seguinte: quero ver The Dark Knight Rises em todos os dias da minha vida, quero gritar pra todo mundo ouvir o quão fã sou e o quão orgulhosa estou do Christopher e do Jonah Nolan. Quero matar o bando de idiota que se recusa a ver o filme porque são uns hipsters malditos que acham muito mainstream, e que insistem que os fãs da trilogia são influenciados pela cultura do hype. Porque, quer saber? Ser idiota mesmo é ignorar a perfeição e o poder que esses filmes tem.

Basicamente, vá para o cinema e assista O Cavaleiro das Trevas Ressurge, porque É isso tudo que todos falam. É. É lindo, maravilhoso, e é engraçado também. E não se esqueça de levar os lencinhos, porque a pessoa que vos fala mal conseguiu aplaudir no final porque as lágrimas se recusavam a parar de cair. É muito tapa na cara, e isso é uma maravilha da vida.

Obrigada, Christopher Nolan. Obrigada por tudo, mesmo. <3

p.s. Se você não ficar chocado com as últimas cenas do filme e não orgasmar junto com todo mundo no cinema… Você tem um problema seríssimo. Só to dizendo.

Ficha técnica

Direção: Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Tom Hardy, Michael Caine, Gary Oldman, Marion Cotillard, Anne Hathaway, Joseph Gordon-Levitt, Juno Temple, Morgan Freeman
Roteiro: Christopher Nolan e Jonathan Nolan
Trilha Sonora: Hans Zimmer
Duração: 164 min.
País: EUA
Gênero: Ação, Drama, Aventura
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

12 Comments

  • Reply
    Paty
    03/08/2012 at 1:32 pm

    É….disse tudo! Eu sai do cinema querendo entrar na fila para ver de novo.
    É simplesmente fantástico, excelente, fora do normal. Nolan definitivamente criou um super herói sóbrio e que luta com forças reais e não apenas com alienígenas.

    Eu achei o filme de tirar o fôlego. E eu achava que seria difícil superar o The Dark Knigh porque foi foda demais aquele Coringa. MAS o 3o filme não é sobre um vilão..é sobre o próprio Batman.

    Enfim…já falei demais. O filme é nota 1000000000000 (1 gabilhão!)
    Paty recently posted..Resenha – O Melhor Do MundoMy Profile

  • Reply
    Ane Reis
    03/08/2012 at 1:43 pm

    Oie Sam =D

    Ah!! Conheço muito gente que chorou assistindo esse filme rs…

    Eu nunca fui muito fã do Batman ou de qualquer personagem da DC, sempre tive uma queda pelos personagens da Marwel (vai se entender o por que rs …)

    Vi o Batman – O cavalheiro das trevas e gostei bastante do filme, e até que estou curiosa para assistir esse tb ^^

    bjus.***

    anereis

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary
    Ane Reis recently posted..Lançamentos – Agosto/ SetembroMy Profile

  • Reply
    thanny
    03/08/2012 at 2:20 pm

    PALMAS! A Byzinha e a Ceile ainda não responderam sobre assistir Batman semana que vem, mas enfim. Você já tinha me convencido a ver esse filme com o “porque sim.” Vou orgasmar nos 3 segundos que o Tom Hardy mostrar sua carinha <3 E será que vou chorar? rs

    • Reply
      Byzinha
      03/08/2012 at 10:01 pm

      Quando você falou de assistir Batman? EU TOPO. Vai me ver chorando kkk

      • Reply
        thanny
        03/08/2012 at 10:42 pm

        em algum tópico da gente no facebook, passou batido :( HUAHUAHUAH 2 contra 1, Ceile também vai!

  • Reply
    Byzinha
    03/08/2012 at 10:06 pm

    MY EMOTIONS com esse filme. Melhor filme do ano, sem ter o que discutir.
    Até meu irmão, que foi desses que ficou QUATRO horas na fila pra assistir Avengers mais de uma vez no mesmo dia falou que Batman é melhor e eu vou explicar porque é melhor que Avengers: Os Vingadores é 5 estrelas em fotografia e entretenimento, mas Batman? Batman é 5 estrelas em roteiro, fotofrafia, emoção e de uma profundidade psicológica que eu SEI que a Academia adora e ser for ignorado eu vou ficar muito possessa.

  • Reply
    Érica_M
    03/08/2012 at 11:55 pm

    Em primeiro lugar, também acreditava que a Anne Hathaway estragaria o filme. Sei lá! Gostei tanta da Michelle Pfeiffer como Mulher gato. alias, para mim ela ainda é única, mas a Hathaway fez um ótimo trabalho.
    Quanto ao filme… Deus que filme. Tem que entrar na opção de filmes épicos! Se me dissessem eu nunca acreditaria que esse filme seria melhor que O Cavaleiro das Trevas. Primeiramente porque amo o Coringa. E Heath Leger fez isso perfeitamente. Sem falar em toda a loucura que o filme causou. Foi incrível. Mas ai vem o Nolan e traz uma obra prima (que se não for indicada ao Oscar esqueça, aquilo já perdeu o nível. u.u). Caramba, que mente brilhante! Até chorei assistindo o filme!
    Não acredito que vai ter outro filme de super-heróis como esse. Batman sempre foi conhecido como o super que tem mais vilões e mais fodásticos. E o cara consegue colocar uma boa parte deles no filme. Acredito até que se o Ledger não estivesse morto, provavelmente teria até uma Arlequina nesse filme.
    Eu realmente amei. Os Vingadores pode ter me feito rir como uma louca, além de fazer qualquer um vibrar com as cenas de luta, mas Batman foi surreal. Espero sinceramente que um nova franquia (de Nolan) saia desse final.

    Bjoos /blink

    • Reply
      Sam
      04/08/2012 at 1:17 am

      Sobre uma nova franquia do Nolan, acho praticamente impossível. Apesar de que dê pra continuar o filme mesmo com aquele final, ele já deixou claro que aquele é o fim de seu trabalho com Batman e derivados. Acho triste, mas justo, porque o cara planejou essa trilogia nos mínimos detalhes e a executou brilhantemente. Mesmo com a insistência dos executivos filhos da puta da Warner, Nolan já fez sua decisão. Acho difícil ele voltar atrás.
      Agora eu só estou realmente torcendo pra que deixem o Christopher fazer seus filmes da forma que quer, e que ele tenha o apoio do estúdio que, vamos combinar, Warner é um saco, mas é o melhor que existe.

  • Reply
    Babi Lorentz
    04/08/2012 at 12:57 am

    Posso falar só uma coisa? É Batman… O que poderíamos esperar? Sempre vem algo bom.
    Beijão!
    Babi Lorentz recently posted..Adaptando livros: Um amor para recordarMy Profile

  • Reply
    Jeniffer Haddad
    04/08/2012 at 3:16 pm

    Cara, fiquei afim de assistir *–* Batman \o/

  • Reply
    Anderson Vidal
    04/08/2012 at 11:45 pm

    Nossa, adorei a review!
    Não posso falar muito sobre Batman, para falar a verdade nunca vi nenhum filme da franquia #mejulguem Não sei se perco com isso porém já ouvi muita gente falar mal dos filmes, assim como também ouço falar bem.
    Quando este filme lançou eu ia ir assistir, eu ia ver todos e então este, mas minha mãe disse: “Tá louco? Quer morrer no cinema?” Então eu desisti, haha! Adorei a resenha!

    Beijos, Anderson Vidal /grin
    Hooked for Books
    Anderson Vidal recently posted..Caixa de Correio #18My Profile

  • Reply
    Who's thanny? » Blog Archive » TopTop – 11 Vilões, porque 10 nunca é o bastante!
    31/10/2012 at 12:10 pm

    […] (TDKR) Se o Coringa é o caos psicológico, Bane é a força bruta. O bombado usa o medo como forma de […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge