Literatura

Ataque dos Titãs (Vol. 1), Hajime Isayama

SEID IHR DAS ESSEN? NEIN, WIR SIND DER JÄGER!!! 

20151012_162049

Em 2000 anos no futuro, a humanidade se encontra quase extinta; os titãs, monstros gigantes que adoram comer pessoas e trazem morte e destruição por onde passam, são a causa disso. O protagonista é o jovem Eren Jaeger, que vive de forma pacata dentro das grandiosas muralhas anti-titã e sonha em ver o mundo lá fora. Como é complicado extrair drama de uma rotina calma, o senso de proteção que as muralhas ofereciam é destruído pelos (PREPARA PRO CHOQUE) titãs, trazendo as lembranças do medo que as terríveis criaturas são capazes de causar. É daí que a história começa a tomar forma e as coisas ficam interessantes.

Attack on Titan é bem famosinho hoje em dia, e a obra de Hajime Isayama conquistou uma legião de fãs por aí. Nem lembro o que me fez assistir o anime, já que não me dou muito bem com eles, porém amei e resolvi dar uma chance para o material original. E para o primeiro mangá que li na vida, foi uma experiência bem bacana.

De um jeito estranho a história de ADT te prende: o mundo é cheio de detalhes e parece não ter esperanças, então seguir a perspectiva desses personagens presos por sua própria necessidade de sobrevivência faz com que a leitura flua bem, já que você quer saber o que vai acontecer em seguida. O tom da narrativa é sombrio, e não é difícil compreender as dificuldades ali retratadas. Porque só tem desgraça acontecendo. Só desgraça.

Colossal_Titan_2nd_Appearance_e1

Os titãs são assustadores e creepy, e o traço consegue transmitir isso bem. Os cenários e roupas nem um pouco futuristas em uma história que se passa no futuro adicionam bastante ao mangá, além de tornar as coisas mais complicadas para os protagonistas. Tem bastante violência também, e o uso de imagens chocantes para jogar na cara do leitor é efetivo, contribuindo para a aura dark daquele mundo. E a mitologia criada para os monstros é muuuuito bacana, criando curiosidade sobre a verdadeira natureza deles.

Os personagens são extremamente humanos. Aqui não existe aquele herói medroso que do nada vira o maior chutador de bundas do mundo. Eren, Mikasa, Armin e grande parte dos personagens de fundo tem seu crescimento retratado, e tem muita gente que age como um ser humano normal, assustados e sem saber como agir diante das situações que encontram pelo caminho; pode ser irritante, é verdade, já que a vontade é obrigar aquele loser a ajudar seus amigos ao invés de ficar parado sofrendo com seu monólogo mental, mas em um contexto realista aquilo faz tanto sentido que não tem como reclamar muito.

Como nem tudo são flores, algumas coisas não me agradaram. Certas cenas são um pouco confusas, e complicam a compreensão em algumas partes (e olha que eu tinha assistido o anime antes e sabia o que estava acontecendo). Além disso, o traço muda em um momento, sem razão, e depois volta pro original de novo, e não faz sentido. Alguns personagens são super irritantes também, mas é a vida.

20151012_162851

Portanto, mesmo com as coisas ruins, Ataque dos Titãs merece sua atenção. É interessante, dark, e você voa pelas páginas facilmente e quer matar alguém com o cliffhanger do final, mas segue em frente, tem outros volumes (que eu já fiz questão de comprar, aham). É legal pra caramba, viu, e ainda tapa o buraco gigante que o hiatus do anime deixou, então dê uma chance para essa festa de desgraça.

informações

aot
Título: Ataque dos Titãs (Vol. 1)
Autor: Hajime Isayama
Tradutor: Erika Abreu
Número de Páginas: 192
Edição: 1ª – 2013
Editora: Panini
Preço: R$11,90
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge