Literatura

Asterios Polyp, David Mazzucchelli

Asterios-Polyp-Capa

Asterios Polyp, homem branco, hétero, misógino, professor  renomado de arquitetura, excessivamente racional, egoísta. Eis um resumo dos principais traços personalísticos do personagem principal da Graphic Novel de David Mazzucchelli.

Asterios, renomado professor de arquitetura, racionalista binário, utilitarista, machista e casado. Tudo vai bem em sua vida até o dia em que o acúmulo de suas ações redundam em perdas e redirecionamentos de perspectivas de vida. A partir de uma espécie de epifania o renovado professor resolve embarcar em uma viagem, uma trajetória quase xamânica de Asterios Polyp, para  tentar se (re)encontrar.

asterios7007-2

A trama narrativa se passa em dois tempos que entrecruzam e são interdependentes. O primeiro deles se passa em Asterios após os acontecimentos, o segundo são anteriores, quando o personagem ainda não tinha se percebido enquanto pessoa egoísta, prepotente e moralmente lancinante. Um ponto bastante positivo, pois essas duas linhas narrativas não seguem um roteiro de delineamento progressivo, ou seja, em alguns momentos elas se entrecruzam em capítulos dando uma maior dramaticidade a trama. E muitas das vezes a narrativa é regida em terceira pessoa e narrada por Ignazio, o irmão gêmeo natimorto de Asterios.

asteros3

Outro ponto positivo dessa Graphic Novel são as personagens femininas. Hana esposa de Asteros, professora de artes plásticas. Ursula Major é uma espécie de guia espiritual de Asteros, apresentando a ele possibilidades de felicidade que até então o professor não as via como possíveis. Fora os outros personagens como o dono da oficina e esposo, o Major, e Jackson seu filho e seu amigo imaginário Running Dog. São todos cativantes, empáticos e exercem uma função nessa busca por algum sentido de Asteros Polyp. E a pergunta é: Asteros realmente consegue encontrar esse sentido?

asteriospolyp

Os traços e a paleta de cores usada por Mazzucchelli fogem ao usual dos quadrinhos mais comuns. Os traços podem ser vistos como cartunescos, enquanto as cores são em sua maioria frias. O roxo é usado constantemente, juntamente com o amarelo (cor quente) para dar o contraste. As artes brincam muitas vezes com formas, que fogem a simetria e equilíbrio, demonstrando o caráter experimental presente em toda a obra.Asterios Polyp venceu três categorias do prêmio Eisner (o Oscar dos Quadrinhos): “melhor albúm gráfico (novo)”, “melhor escritor-artista”e “melhor letrista”. Asterios Polyp merece estar na sua prateleira.  A Quadrinhos na CIA. lançou nacionalmente essa Graphic Novel em 2011, com capa cartonada, acabamento em brochura. As 344 páginas são um ótimo investimento para aqueles (as) que tem vontade conhecer os quadrinhos para além das narrativas de heróis.

asteros2

Curiosidade: Dave Mazzucchelli é o mesmo desenhista de Batman: Ano Um e Demolidor: A queda de Murdock ambos escritos por Frank Miller e considerados arcos clássicos desses heróis.

informações

Cortesia da editora para resenha
Título:Asterios Polyp
Autor:David Mazzuchelli
Tradutor:Daniel Pellizari
Número de Páginas:344
Edição:1ª, 2011
ISBN:9788535918861
Editora:Quadrinhos na Cia.
Preço: R$ 67,00
Classificação: ★★★★★

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Leandro Vianna
    March 12, 2017 at 3:09 pm

    Muito show o seu site! Tenho visto alguns sites pela internet, mas o seu conteúdo é muito bom. Meus sinceros parabéns pelo conteúdo! Mantenha-se ativo!

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge