Cinema

Argo (2012)

E o prêmio de melhor cosplay de passista de escola de samba vai para: BEN AFFLECK!

vsf, to gato

Provavelmente o longa mais falado da temporada, Argo é a adaptação do drama real vivido por 6 americanos que, após conseguir fugir da então tomada embaixada dos EUA em Teerã, precisam sair daquele país o mais rápido possível. Cabe ao agente da CIA Tony Mendez a missão de retirar os “hóspedes” do Irã, uma tarefa que parece impossível. Entre tensões diplomáticas, nervos à flor da pele e ótimas atuações, Ben Affleck nos entrega um ótimo filme e mostra o quão talentoso realmente é.

AGORA, vamos aos fatos *RODA A VINHETA*: eu, linda como sou, li o livro (cuja resenha você pode ler aqui) antes de assistir o filme e, por ser uma história real, é BEM difícil não ver erros em quase tudo. E olha que não sou dessas de ficar enchendo o saco com adaptações. Só que, nesse determinado caso, acho difícil não reparar em todas as mudanças ocorridas. A maioria delas foi necessária e compreensível, mas tem sim mudanças desnecessárias (o mesmo acontece com várias cenas, inclusive: tem algumas que, em minha mera opinião, foram bem inúteis, tentando forjar uma conexão a mais com o protagonista). Então, é, foi um pouco complicado não reparar nesse tipo de coisa. Mas, quer saber? Ainda assim é sensacional.

Argo faz o melhor uso de seu material: mesmo que você saiba muito bem como vai acabar, a tensão não te deixa em paz. Meio que literalmente. O ritmo é calmo e frenético ao mesmo tempo, e sempre quando parece estar tudo bem, não está. A burocracia continua lá, mas tem ação também. Algumas coisas podem parecer convenientes demais, mas a gente releva porque o resto é maravilhoso.

Silenciosamente idolatrando a existência de Bryan Cranston, AMÉM

O elenco todo é ótimo. Ben Affleck, que sempre achei um bom ator, sustenta bem o protagonista, conseguindo dizer muito ao fazer nada. Alan Arkin (que concorre ao Oscar por seu papel) e John Goodman estão incríveis como sempre, mas o destaque aqui é o eternamente maravilhoso Bryan Cranston: apesar de aparecer pouco e não estar concorrendo ao Oscar (#lastimosa), ele já ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante no meu coração porque VAI SER BOM ATOR ASSIM AQUI EM CASA. Os intérpretes dos americanos fugitivos são muito bons também, principalmente o de Joe Stafford. Outra coisa que merece menção é a semelhança dos personagens do filme com os personagens na vida real, o que é mostrado nos créditos do longa. São MUITO PARECIDOS, então foi um casting bem pensado.

Ainda que eu continue achando que Atração Perigosa é o melhor filme de Affleck, não tem como não amar a direção de Argo. Quase todas as escolhas foram perfeitas, câmeras bem posicionadas e movimento quando se mostra necessário, na dose certa mesmo. A fotografia também é maravilhosa, e a trilha sonora, um pouco ofuscada, é bacaninha. O negócio mesmo é pagar pau para Ben e torcer para que ele continue dirigindo ótimos filmes de forma ótima, porque até agora o moço não errou. YOU GO, BEN!

E só pra não perder o costume…

ficha técnica

 

Diretor: Ben Affleck
Elenco: Ben Affleck, Bryan Cranston, John Goodman, Alan Arkin, Victor Garber
Roteiro: Chris Terrio
Trilha Sonora: Alexandre Desplat
Duração: 120 min.
País: Estados Unidos da América
Gênero: Drama, Thriller
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    thanny
    21/02/2013 at 12:02 am

    Adoro uma tensão, vou assistir esse, já que os outros não me deixaram tão empolgada… ARGO FUCK YOURSELF! (nem vi o filme, mas sempre falo isso quando leio “argo”)

    • Reply
      Byzinha
      21/02/2013 at 3:31 pm

      Menina, to com o filme aqui só enrolando. PRECISO VER LOGO D;

  • Reply
    camila
    21/02/2013 at 1:27 am

    Olha só, nem sabia que Ben havia feito filme novo /sigh
    camila recently posted..ATENÇÃOMy Profile

  • Reply
    Vanessa
    21/02/2013 at 11:42 am

    Ainda não li o livro e nem vi o filme, e estou me sentindo uma herege! T__T

  • Reply
    Tarsila Martins
    22/02/2013 at 1:17 am

    Eu não sabia do que se tratava o filme até agora. Queria assistir porquê foi indicado ao Oscar. Gosto de filmes baseados em fatos reais. Talvez assista ele em breve, mas tem muitos outros que estou mais ansiosa para assistir :p
    Beijos!

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge