Evento

Aquecimento: Comic Con Experience – CCXP

Faltam poucos dias até a Comic Con Experience, a famosa CCXP. O evento vai acontecer nos dias 01 a 04 de dezembro na capital paulista no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, antigo Centro de Exposições Imigrantes, e os organizadores concederam uma credencial de imprensa pro Who’s Thanny, para estar no evento na quinta e na sexta a convite deles. Quem vai fazer a cobertura é a maravilhosa da By – e eu também provavelmente contarei alguma coisa, já que também estarei lá, e tô aqui pra compartilhar as nossas dicas com base nos anos anteriores e no que tem de anúncio até agora.

CCXP Comic con experience

O próprio site do evento mostra a seguinte descrição:

Uma “comic con” é, portanto, um nome que descreve e identifica um tipo específico de evento, que tem fortes raízes nos quadrinhos e que, nas últimas décadas, passou a abranger outras áreas da cultura pop como tv, cinema, games, RPG e colecionáveis, entre várias outras. Ou seja, a Comic Con Experience será a primeira edição brasileira desse tipo de evento voltado a fãs de cultura pop em geral que acontece em todo o mundo há décadas e que nós, fãs brasileiros, sempre acompanhamos avidamente, ainda que infelizmente à distância.

Eu estive na edição de 2014 e contei aqui como foi, e também teve cobertura em 2015.

Vale lembrar que a CCXP é organizada pelo pessoal do site Omelete, Chiaroscuro Studios e PiziiToys – então, além de seguir as redes sociais da convenção (YouTube, Facebook, Twitter, Instagram), vale seguir as deles também pra se informar.

O primeiro passo pra visitar esse evento é conseguir o convite, que pode ser comprado diretamente do site da Loja Mundo Geek, com pagamento por boleto ou cartão Visa ou Mastercard. Um cordão para uso da credencial pode ser comprado junto, assim como um monte de produtos bacanas – tem bastante coisa bem interessante pra ficar de olho. Eles ofereceram a possibilidade de transferir a credencial, e tá descrito no site da loja como deveria ser feito, porém o prazo pra solcitar transferência já terminou.

É importante destacar que os ingressos do sábado e o passe para os quatro dias estão esgotados; fiz contato com várias pessoas que anunciaram que não utilizariam as credenciais de sábado e fariam a transferência, e deu trabalho conseguir uma que ainda não tivesse conseguido uma pessoa interessada. Ainda há entradas para quinta, sexta e domingo.

Tem muita gente reclamando de demora para postagem das credenciais nos perfis deles em redes sociais. A resposta que está disponibilizada é que realmente alguns lotes sofreram atraso – era possível optar por entrega pelo correio ou retirada no local, e vi muita gente nos perfis deles contando nos comentários que compraram logo no início das vendas e não enviaram ainda. Os outros produtos da loja, como camisetas, canecas, bonés e outros produtos da convenção, segundo o site, seriam entregues somente com retirada no local, e pelo que vi nas redes sociais deles muita gente achou que também seriam entregues pelo correio. Eu e a Raabe compramos ingresso do domingo e ainda estamos no aguardo do envio.

Mais algumas dicas nossas:

Depois do ingresso reservado, a preocupação é transporte, e pras pessoas que não são da capital, muito provavelmente hospedagem. É importante verificar as possibilidades de transporte coletivo – ônibus/metrô/etc. Pode ser que a passagem de onde você mora até a capital paulista precise ser reservada com antecedência, então é bom ficar de olho. Nas outras edições, a CCXP disponibilizou transporte entre o local e o metrô Jabaquara dentro de determinados horários, e tá anunciado que este ano também vai ter. Pra quem for de carro, eles oferecem vaga de estacionamento, porém o preço não tá divulgado – ainda. Sobre hospedagem, eles divulgam hotéis “parceiros”/”conveniados” que oferecem descontos ou outras ações promocionais; quem tem condições de informar melhor são os próprios hotéis que eles anunciam. Pra fazer o seu planejamento, apps para celular ajudam MUITO – não vamos citar nenhum nome, mas é bem fácil de achar vários bem famosos pra utilizar transporte e hospedagem dentro da capital. A própria convenção tem um aplicativo, mas não está atualizado para a edição deste ano – de novo, ainda. Nem precisa dizer que uma convenção dessas é uma ocasião muito legal pra fazer cosplay caso você queira, certo? E precisa mesmo lembrar alguém de levar o celular – e de preferência uma bateria reserva junto? Uma outra recomendação é, se possível, verificar se o seu serviço de acesso a internet pela rede móvel tá funcionando – você provavelmente vai querer combinar de encontrar lá pessoas com quem você tem amizade, então talvez você vá precisar de sinal de internet. Em 2015, eles divulgaram essa lista de “itens de sobrevivência“:

Câmera ou smartphone para registrar tudo; Baterias ou pilhas extras; Roupas e calçados leves; Mochila para guardar e levar HQs; Alimentos (em embalagens de plástico lacradas ou originais)

A única ressalva que eu faria é sobre roupas: o que eu recomendaria é conferir a previsão do tempo, e escolher alguma coisa que seja adequada pra temperatura do dia e que te deixe confortável. Calçado confortável, de preferência tênis, é MUITO importante pra um evento desse, porque o local é enorme e não acho que alguém vá querer estar com os pés doendo ou cheio de bolhas depois de andar pelos estandes, auditórios, lojas e outras atividades o dia todo. Ainda não divulgaram lista de objetos que não podem entrar na convenção este ano. Ano passado as proibições eram as seguintes:

Levar armas falsas com pontas e lados afiados, com materiais pesados e nível de realismo extremo, que possam ser confundidas com armas reais. Quebrar regras: haverá revista e peças consideradas inapropriadas serão guardadas pela CCXP. Isso não é negociável.

Está anunciado o seguinte horário de funcionamento:

01/12 – Quinta-feira: das 12 às 22 horas
02/12 – Sexta-feira: das 10 às 22 horas
03/12 – Sábado: das 10 às 22 horas
04/12 – Domingo: das 10 às 20 horas

É importante chegar bem cedo pra atividades concorridas – especialmente pré-estréias. O mais cedo que você puder – para as atividades disputadas mais populares, provavelmente vai ser preciso uma boa antecedência pra conseguir participar. Lembrando que entre um painel e outro nos auditórios os intervalos são os menores possíveis, pra haver tempo de trazerem o máximo de conteúdo que eles conseguirem dentro dos auditórios. E ainda assim, é muito provável que haverão muitas filas pra, bem, tudo lá na convenção.

As sessões com os artistas que vão esta lá pra foto ou pra autógrafo exigem pagamento extra, além da compra da credencial – vale prestar atenção aos anúncios deles. Lembrando que os artistas normalmente também participam de algum painel, então não necessariamente você vai precisar pagar mais pra ver as pessoas famosas que vão estar lá.

Depois de acertados todos os detalhes, agora é só ficar de olho nos anúncios e aguardar a tão esperada data!

Assim que divulgarem a programação, provavelmente faremos um post sobre as atrações que estaremos com mais ansiedade pra ver! #VaiSerÉpico

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Aquecimento CCXP #2: Convidados e atrações
    30/11/2016 at 3:02 pm

    […] Aquecimento CCXP #2: Convidados e atrações […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge