Televisão

Anime: Little Witch Academia

Saindo um pouco das minhas já rotineiras resenhas de animes, gostaria de propor algo um pouco diferente. A maioria de nós é usuário de algum serviço de streaming e no caso brasileiro, Netflix, e sempre que possível e quando surgir a oportunidade, indicar coisas legais que podem ser encontradas por lá, visando obviamente sempre o “bem-estar” de vocês, ou seja, facilitar em 90% a busca efetuada por aquelas(es) que se interessem pelas dicas dadas por mim. Para iniciar esse novo formato, gostaria de falar sobre uma novidade recente no banco de arquivos da Netflix: Little Witch Academia.

photo-original

A trama se passa em um mundo onde a magia faz parte do dia a dia do mundo, tendo inclusive escolas especializadas em formação de bruxas. Nada muito novo em termos de narrativas fantásticas, isto é uma verdade, mas certa vez um filósofo védico da birmânia central disse “clichês quando bem utilizados, não deixam de ser clichês, mas podem se tornar entretenimento dos mais divertidos.” Somos convidados logo de início a conhecer melhor a personagem principal, Akko Kagari, menina atrapalhada, intempestiva e normal. Ela está nessa escola com o intuito de se tornar uma bruxa e aprender a praticar magia, tendo em vista que (pelo que fica subentendido na trama) ela tem uma origem não mágica, o que se evidencia na falta de tato com feitiços e alguns dilemas comuns ao universo da magia. E além de tudo isto, ela ainda é fã de uma bruxa cantora, Shiny Cariot, que é muito mal vista pelas outras bruxas, sendo acusada de ser muito mais uma ilusionista que propriamente mágica. Inclusive é esse apelo maravilhoso dos shows feitos pela Cariot que fazem com que Kagari queira se tornar uma bruxa. A trama realmente se desenrola a partir de um exercício de uma das aulas, onde se é pedido que se matem monstros e resgatem tesouros, tipo um jogo de rpg, e alguém acaba pisando na bola e liberando um mal selado.

XQZDalr

Visualmente o anime é muito bem estruturado, apesar do traço muitas vezes caricato. Talvez os fãs das produções contemporâneas de animes estranhem um pouco essa estética mais “clássica” e limpa, que é inclusive uma identidade visual própria do estúdio que produziu a obra (info sobre estúdio mais abaixo). As cores são quase que exclusivamente frias, o roxo é uma cor predominante em vários elementos do cenário, quando não nas próprias personagens (uniformes são um exemplo dessa predominância). Os movimentos da animação são muito fluídos, o que acaba sendo um ponto positivo principalmente nas cenas de ação que são bem inteligíveis e instigantes.

A trilha sonora casa bem com a narrativa visual e se torna em muitos momentos agradabilíssima (sempre é um ponto positivo quando a parte visual e sonora estão na mesma frequência). Eu que não sou muito fã de mahou-shoujo (se é que Little Witch possa ser considerado um), me impressionei bastante com a simplicidade e objetividade da obra e acima de tudo com sua honestidade. Foi bastante gratificante até, inclusive me senti obrigado a vir aqui dividir essa experiência com vocês.

tumblr_mkin26JNMd1qzqnxxo1_500

O estúdio responsável pela produção do anime é o Trigger, o mesmo de  Kill la Kill (também está no serviço e stream), foi criado e dirigido por Yoh Yoshinari e escrito por Masahiko Otsuka. Interessante é que o curta foi produzido como parte de um projeto chamado Young Animator Training Projetc 2013. O curta foi exibido em 14 cinemas no Japão, liberado no Youtube com legendas em inglês e em outros streams o que deu uma certo respaldo, sendo feito uma campanha em 2015 no kickstarter para financiar o segundo curta, que foi produzido contendo 55 minutos e dando continuidade o universo proposto pelos criadores da série, intitulado Little Witch Academia: The Enchanted Parade (2015), que para nossa felicidade também está presente nos arquivos da Netflix. Pra finalizar a máxima de sempre: assistam e venham aqui discutir sobre conosco.

ficha técnica


Título original: Little Witch Academia
Direção: Yoh Yoshinari 
Roteiro: Masahiko Otsuka
Duração: 27 mimutos
País: Japão
Gênero: Mahou Shoujo
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

7 Comments

  • Reply
    Polie
    02/02/2016 at 4:04 pm

    Achei o curta adorável! <3 Magia e bruxaria ~ yey \o/
    Polie recently posted..“O Natal de Poirot” – Agatha ChristieMy Profile

  • Reply
    Beatriz Cavalcante
    02/02/2016 at 4:56 pm

    Apesar de gostar muito dos animes com os traços mais modernos esse me chamou muito a atenção. Parece ser daqueles animes simples que conquista o coração de quem assista, haha. Com certeza vou procurar para assistir. :D

    Beijos!
    Beatriz Cavalcante recently posted..Anime Nanatsu no taizaiMy Profile

  • Reply
    Carol Mendes
    09/02/2016 at 8:50 am

    Olha, não costumo assistir muito animes desde Naruto, mas esse parece ser ótimo! Eu vi no catálogo da Netflix esse anime, mas não parei pra olhar sobre o que era, mas agora vou adicionar à minha lista.
    Carol Mendes recently posted..[RESENHA] A Sorte do Agora, de Matthew QuickMy Profile

  • Reply
    Patricia Moreira
    13/02/2016 at 10:05 pm

    Já tinha visto no netflix, mas nem dei muita atenção. Depois de ler seu post resolvi assistir e adorei. Tem aquela sensação de HP que me fez morrer de saudades hahaha

  • Reply
    Bruno
    08/04/2016 at 6:47 pm

    O anime Little Witch Academia da netflix é algo bom de se ter, significa que a netflix quer investir mais em animes.

  • Reply
    Jessica
    12/07/2017 at 9:34 pm

    Assisti e gostei muito. Vale a pena

  • Reply
    As grandes novidades anunciadas no Anime Friends 2018
    21/07/2018 at 2:56 pm

    […] lançamentos do momento. Antes de mais nada, Little Witch Academia #1 (cujo filme já foi resenhado aqui) vinha sendo anunciado há um tempo, especialmente porque o anime chegou à Netflix no começo do […]

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge