Literatura

Alif, o invisível, G. Willow Wilson

Por Nichollas Jaques

Alif, o invisível é um livro deslumbrante que trata de hackers, magias antigas e o mundo árabe. G. Willow Wilson por ser americana, porém convertida ao islã, consegue nos apresentar uma literatura ocidental com vários toques do oriente o que torna o livro muito interessante e que pode somar à sua estante como algo bem diferente do que você já possa ter lido.

alif o invisivel

Alif é a primeira letra do alfabeto árabe e também o pseudônimo do jovem hacker protagonista do livro. Ele trabalha escondendo seus clientes da terrível Mão, um hacker ou programa de computador do governo que serve para encontrar e prender qualquer um que lute para ter o mínimo de liberdade de expressão numa terra que não possui tal, conhecida simplesmente por A cidade.

Com a ajuda de Dina, sua amiga de infância, Vikram, um djin, um príncipe de pseudônimo Newquarter01 e outros personagens, Alif consegue fugir dos seus inimigos tanto no mundo real como no mundo dos djins, desvendando os mistérios do livro Alf Yeom e tentando salvar sua própria pele.

– Mesmo assim. O Alf Yeom não é cruel em si ou por si mesmo… Para os djins, é história. Como tantas coisas, corrompeu-se nas mãos do homem. Mas, se fôssemos destruir todas as coisas que o homem corrompeu, a terra ficaria desolada um dia.

Um dos pouquíssimos defeitos deste livro é apresentar termos da cultura árabe em sua língua natal, sem uma devida nota de tradução, o que pode deixar as pessoas que não estão familiarizadas com esta cultura um pouco perdidas na história, já que eles aparecem várias vezes.

Apesar de ser uma ficção, é interessante observar vários traços presentes na realidade, como as diferenças socioeconômicas vivenciadas pelos personagens, impedindo até Alif de se casar com Intisar, por ser um mestiço e de família mais humilde, além de expor revoltas semelhantes às que ocorreram na Primavera Árabe, entre outras.

Alif, o invisível é uma boa pedida se você está a fim de ler algo diferente; para quem gosta de magia, romances e mistérios é um prato cheio; para aqueles que têm uma certa curiosidade pela cultura árabe também é super recomendado.

informações

Cortesia da editora para resenha.
Título: Alif, o invisível
Autor: G. Willow Wilson
Tradutor: Ryta Vinagre
Número de Páginas: 352
Edição: 1ª – 2015
ISBN: 9788568263068
Editora: Fantástica/Rocco
Preço: R$34,50 (Compre em oferta aqui)
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge