Literatura

A Síndrome [E], Franck Thilliez

Sabe aquele livro que você fica imerso, que começa a sentir a trama quase na própria pele, onde os sentimentos aflorados pelos personagens são quase transmitidos para você? Bem que pena, porque você se sentirá ansioso, angustiado, atormentado, e sentirá a tensão aumentar a cada página lida. Pelo menos são estes sentimentos que o autor Franck Thillez quis transmitir no seu livro A Síndrome [E].

Síndrome E

A história é dada em duas frentes protagonizadas por Franck Sharko, ou The Shark como prefere ser chamado, um policial com muitos anos de serviço e uma montanha de experiência que tem sua carreira encerrada num acontecimento dramático de sua vida, o que impulsiona um sério quadro clínico de doença mental no personagem. Para impedir o ócio e o próprio definhamento causado pela sua loucura, o The Shark trabalha em um cubículo delineando perfis de assassinos perigosos de casos insolúveis, porém sua vida rotineira é rompida com tons do passado de sua vida de ir à rua e resolver crimes, quando fora encontrada cinco corpos enterrados com crânios cortados, mãos decepadas, dentes, olhos e cérebros arrancados.

Na Bélgica, próximo à fronteira com a França, encontramos Ludovic Sénéchal, ele não é o protagonista desta história, porém os acontecimentos de um fatídico dia em que fizera uma pequena adição a sua coleção de rolos de filmes, dos quais um era um completo mistério, e assisti-lo o levou a completa cegueira, acaba por convocar Lucie Henebelle, sua ex-namorada, para auxilia-lo a ligar para o hospital. Lucie, após chamar a emergência fica intrigada com tal filme e após assistir aquela bizarra e brutal película é ativado seu instinto de policial para descobrir aquele mistério, porquÊ aquele filme é tão obscuro e porquê ele causara cegueira à uma pessoa.

Ambos acontecimentos são centrados na França, porém em pontos distantes, ambos acontecimentos são bem distintos, porém estão interligados, e é com a resolução que Lucie e Franck se juntam numa caçada internacional para resolver este estranho caso.

É possível ver que ambos os personagens têm um passado negro ocasionado pelas suas vidas de defensores do crime, mesmo os dois tendo uma diferença de idade e de experiência. A cada página que é adicionado uma peça do quebra cabeça do crime dos cinco corpos é também adicionado ao passado da vida dos personagens, e assim é possível sentir que o mundo é um lugar negro. Além disso, o livro é bem inteligente, não usando apenas o “universo policial” como base, mas também explorando o mundo do cinema, da publicidade, da psiquiatria e fatos históricos dos locais explorados no livro. Outro ponto visto é que as teorias de conspiração é um tema recorrente de todo livro, e que até as maiores e melhores organizações podem estar envolvidas em atos atrozes e escusos. Provavelmente a escuridão da obra seja o fator chave desta ser tão imersiva e por isto a leitura é rápida, o que pode ser bom, para aqueles que já sofreram com as atrocidades descritas no livro, ou ruim para aqueles que comeram o mistério no café da manhã com gostinho de quero mais.

O livro é sensacional, porém é uma leitura recomendada praqueles que tem nervos de aço, ou que não tenham a capacidade vivenciar o livro, do contrário a leitura os deixaram mergulhados num mar de trevas sem fundo.

informações

Cortesia da editora para resenha.
Título: A Síndrome E
Autor: X Franck Thilliez
Tradutor: André Telles
Número de Páginas: 368
Edição: 2013
ISBN: 978-85-8057-323-7
Editora: Intrínseca
Preço: R$ 29,90 (Compre com desconto aqui)
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Carol Mendes
    16/02/2016 at 8:17 am

    Uau, parece ser um livro bem dark, do jeito que gosto e ando querendo ler! Gosto de livros policiais e ainda mais quando há teorias de conspiração!
    Carol Mendes recently posted..[TAG] Sisterhood of the World Bloggers AwardMy Profile

  • Reply
    Marlene Conceição
    16/02/2016 at 9:32 am

    Gostei muito.
    Amo o gênero, espero em breve poder desfrutar dessa leitura, super ansiosa para comprar.

  • Reply
    Kemmy
    18/02/2016 at 8:22 pm

    Amo/sou esse tipo de livro!
    Comprei na Amazon há algum tempo de forma totalmente despretensiosa, apenas porque gostei da capa e do título. Nem a sinopse não li. Acontece que eu tenho uns outros 200 livros na fila e esse acabou ficando no fim, coitado. Mas pelo que andei vendo ele é o único que é do gênero que mais adoro, então provavelmente vou passá-lo na frente porque sou dessas ?

    Hahaha
    Beijos!
    Kemmy recently posted..TAG: Complete a fraseMy Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge