Cinema

A Origem dos Guardiões (2012)

Na época em que supostamente deveriam estrear vários filmes com tema natalino nos cinemas, A Origem dos Guardiões (Rise of the Guardians), da DreamWorks, foi o único que conseguiu trazer uma história mágica e encantadora que fizesse jus à época, conquistando tanto adultos quanto crianças.

Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa e Sandman protegem as crianças de todo o mundo, mantendo a inocência e a crença nas lendas infantis. Mas de repente, eles se veem ameaçados por um espírito maligno, o Breu, que pretende transformar os sonhos dos pequenos em horríveis pesadelos. Para derrotá-lo, eles precisam que o Homem da Lua selecione mais um guardião para ajudá-los, e o escolhido é Jack Frost, um garoto que gosta de neve e diversão… o que não agrada nem um pouco. Será que eles vão se unir para acabar com a raça do Breu?

Como o vilão vai derrotar os Guardiões? Fazendo com as crianças deixem de acreditar neles. Desde a primeira cena em que o “Bicho Papão” aparece, destruindo o sonho cheio de pôneis da Cupcake, nós sentimos sua forte presença e determinação em fazer acontecer. As crianças tem que voltar a ter medo. Tem que temê-lo. E não é que ele tem um pouco de razão? Por que ele deve ser esquecido? Um pouco de medo não faz mal a ninguém.

Enquanto isso, os Guardiões tentam entrar num acordo. Jack Frost não consegue se lembrar do seu passado, o que ele era antes de ser quem é? Ele tinha uma família? Porque o Homem da Lua o escolheu para essa tarefa? A Fada do Dente promete ajudá-lo a recuperar suas memórias em seus dentes de leite. E com isso o grupo começa a agir, trabalhando arduamente para manter as crianças acreditando neles.

Como posso saber quem sou sem saber quem eu fui?

Sabe aquela ideia de Papai Noel, Fada do Dente e Coelho da Páscoa que você tem? Abra a mente para um novo conceito desses personagens que marcam nossa infância, e prepare-se para rir com eles. Eles ganharam uma personificação muito mais realista, por assim dizer. O Sandman, não tão conhecido no Brasil, como o Jack Frost, é de longe o mais encantador de toda a animação. Ele é o responsável pelos sonhos bons, sabe o Morfeu? Então… Mesmo sem falar uma única palavra, ele emociona a ponto de te fazer chorar como um bebê.

E o Jack Frost? Bom, ele foi o real motivo de eu querer ver o filme, confesso. Ele tem aquele espírito divertido que lembra bastante o Peter Pan, meu personagem favorito da Disney, então dá licença, porque foi paixão instantânea. O negócio é que ele não é só desconhecido no Brasil, parece que as crianças dos Estados Unidos (e do mundo) esqueceram-se da existência dele e por esse motivo, o coitado é praticamente uma lembrança vaga dos adultos, invisível para todos. Mas quem traz neve e diversão? O Jack Frost, não esqueçam!

Apesar de o roteiro apresentar certos clichês, a mensagem transmitida é muito bontinha. E o filme garantiu uma boa dose de diversão, cumprindo o que prometeu.

O medo vai sempre existir, mas enquanto uma criança acreditar nos Guardiões, eles estarão lá para combatê-lo.

Só fiquei meio decepcionada com a dublagem, apesar de muita gente ser contra filmes dublados, acho que é importante sempre haver uma opção para aqueles que não sabem ler ou já tem a vista cansada. E o Brasil consegue manter a qualidade de suas dublagens acima de muitos outros países, cometendo poucos deslizes, como contratar um famoso sem experiência nenhuma para dublar um protagonista. E bem, se pararem com isso, nós continuaremos com o selo de qualidade A+. Assistam!

Ficha Técnica

Diretor: Peter Ramsey
Elenco: Vozes originais de Chris Pine, Alec Baldwin, Hugh Jackman, Isla Fisher, Jude Law, Dakota Goyo, Khamani Griffin, Dominique Grund
Trilha sonora: Alexandre Desplat
Roteiro: William Joyce, David Lindsay-Abaire
Duração: 97 min.
País: Estados Unidos da América.
Gênero: Animação
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★☆

 

 

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Regiane "Carrie" Alencar
    29/12/2012 at 12:37 pm

    Eu adorei esse filme, principalmente o Sandman. AMO!
    Regiane “Carrie” Alencar recently posted..PresentesMy Profile

  • Reply
    Babi Lorentz
    29/12/2012 at 1:52 pm

    Eu tava querendo ir assistir, mas o filme só ficou em cartaz uma semana aqui no Cinema e acabamos não indo. Acho que seria o filme perfeito pra levar minha cunhada de 11 anos pela primeira vez no Cinema (acredita que o Cinema da minha cidade foi reabrir só agora, depois de anos parado?).
    Beijos.

  • Reply
    Chel Lima
    29/12/2012 at 9:57 pm

    Também estou doida para assistir, parece uma gracinha! Sou fã dos desenhos. Em animações assim eu gosto da dublagem. Em tese eu não sou contra a dublagem, só prefiro legendados!

    :*
    Chel Lima recently posted..Resenha – Feita de Fumaça e Osso, Laini TaylorMy Profile

  • Reply
    Leeh
    29/12/2012 at 11:08 pm

    Oie, Thanny!
    Ah, eu tinha visto o trailer desse filme, e já tinha ficado com vontade de assistir *-* Sou muito fã de animações, e assim como você, eu gostei do espírito do Jack Frost – sim, lembra o PP! – e fiquei já louca pra ver UHAUHUAH
    E, poxa, sério que a dublagem te decepicionou? Eu tenho esse problema que, animações, eu prefiro assistir dubladas. É meio estranho as vezes ver personagens de desenho falando em inglês UHAUHUA (lado criança falando mais alto)

    beijos e obrigada pela dica /blink
    Leeh recently posted..O morro dos ventos uivantesMy Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge