Cinema

A Origem (2010)

Por Paulo Ricardo

Já imaginou você poder criar o seu próprio sonho? Você “construir” os prédios, as ruas, as pessoas, as formas que o seu sonho terá, tudo através das suas lembranças? Mas não podemos saber como o sonho vai acabar e o que vai acontecer nele. Esse é o pensamento do filme de Christopher Nolan, A Origem (Inception, 2010). O filme estreou em agosto, mas só agora eu pude assistir, e eu me apaixonei pelo filme. O filme mexe com os sonhos das pessoas, que você pode entrar nos sonhos dos outros, implantar uma idéia, um mundo novo, e roubar seus sonhos, seus segredos.

A Origem é meio confuso de se entender, e nos permite ter várias idéias sobre a história e os acontecimentos. Essa, então, é a minha. Cobb (Leonardo DiCaprio) é um extrator, especialista em roubos, mas não da mesma forma que assaltar um banco. Ele consegue entrar nos sonhos das pessoas, e roubar os seus segredos. Cobb foi acusado de matar sua esposa e fugiu, deixando para trás os seus dois filhos, dos quais sente muita falta. Ele quer reencontrar seus filhos e ter uma vida normal de novo, e agora ele tem a chance: o empresário Saito (Ken Watanabe) o contrata para inplantar uma nova idéia na mente de Fischer (Ciliam Murphy), e mudar o que ele está planejando fazer. Isso é praticamente impossível, implantar uma nova idéia na mente manipular o que uma pessoa está planejando fazer. Mas Cobb está certo que consegue fazer isso, e logo aceita a proposta: se ele conseguir fazer isso e descobrir o segredo e mudar a idéia de Fischer, Saito tira todas as acusações contra ele, e podendo ficar com os filhos. Cobb começa a juntar uma equipe, junto com o seu amigo que o ajuda nas missões, Arthur (Joseph-Gordon Lewiit). A equipe é a seguinte: Ariadne (Ellen Page), Eames (Tom Hardy) e Yusuf (Dileep Hao). Com a equipe pronta, eles começam o plano deles, mas acontecem imprevistos: a ex esposa de Cobb, Mal (Marion Cootilard) sempre aparece durante suas missões, nos sonhos, para atrapalhar as missões de Cobb; e também os inimigos que aparecem do subconsciente de Fischer. A explicação da função de cada um dos personagens está logo após o término da crítica do filme.

A Origem é um dos melhores filmes dos últimos tempos. O longa de Nolan consegue prender o espectador desde a sequência de ação inicial, durante as explicações de tudo o que vai acontecer no filme, e a explicação de como funciona tudo, até o seu desfecho emocionante, tenso, longo e cheio de ação. Os cenários do filme são impressionantes e inimagináveis, que variam desde cenários normais e passando entre cenários rotativos, destruídos e apocalípticos. As cenas de ação são de alto nível, principalmente nas cenas em que os cenários se modificam, e são mostradas de uma forma muito real, que impressiona ainda mais. Não podemos esquecer da fantástica e emocionante trilha sonora, cheia de mistério e emoção, criada por Hans Zimmer. A idéia do filme, de usar o tema dos sonhos, é espetacular, super inteligente, e o diretor soube lidar com isso muito bem, criando um enredo cheio de surpresas, reviravoltas e idéias brilhantes relacionadas ao inconsciente das pessoas.

O título original de A Origem é “Inception”, que quer dizer inserção, inserir, ou seja: a equipe de Cobb vai inserir uma nova idéia durante o sonho de Fischer, para que ele mude de idéia sobre o que ele pretende fazer no filme. A Origem não é um simples filme sobre assalto, e sim um filme muito bem elaborado, e a inserção de poder “assaltar os sonhos das pessoas”, é super empolgante e muito original. O filme tem ação desde o início até o final, e nenhuma deixa a desejar, enchendo os nossos olhos de emoção e divertimento. O enredo de A Origem é um pouco complicado de se entender, já que muitas idéias são apresentadas durante o filme, mas prestando bem atenção, é fácil de acompanhar e de entender tudo o que acontece. Na última cena do filme, o tão esperado final e motivo de tudo, Nolan nos dá um final que cabe a cada um imaginar o que aconteceu durante todo o filme, e como o filme realmente terminou.

FICHA TÉCNICA

Captura de Tela 2015-04-12 às 21.00.20Título original: Inception
Direção: Christopher Nolan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page.
Roteiro: Christopher Nolan.
Duração: 148 minutos.
País: EUA
Gênero: Ação, Mistério, Ficção Científica.
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★★

 

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge