Textos

A noite todos os gatos são pardos

Ouvia esse ditado da minha mãe quando eu era pequena. E o significado dele é o seguinte: “Cuidado! Meninas, cuidado!”. Do lado de lá os meninos ouviam “Segurem suas cabras porque o meu bode está solto!” (e para esse não tem que ter explicação).

gatos3

Essa semana uma monstruosidade sem limites trouxe de volta o #nãomereçoserestuprada. Só que dessa vez o nó na garganta, o arrepio na pele, o choro (que não passa), o NOJO… é muito maior. Uma menina foi ESTUPRADA por mais de TRINTA HOMENS (vou esmiuçar as partes em caixa alta…).

Eu, sinceramente, não consegui me inteirar completamente da situação. Não vi os vídeos, não quero saber que(se) ela estava envolvida com o tráfico, ou que(se) ela, supostamente, prometeu que faria e aconteceria. Porque eu nem consigo imaginar o tamanho da dor dessa menina. E estou pensando primeiramente na dor física (tive que fazer uma pausa, porque escrevo com nojo, mas estou me forçando a isso, porque precisamos falar, não falar não está dando certo) …

Nada do que possa aparecer agora, contra ela, vai mudar o fato de que era ela a ensanguentada! Ponto final.

ESTUPRADA!

Mulheres são estupradas todos os dias. Mulheres são assediadas, hostilizadas, banalizadas e culpadas. São pequenas coisas, são grandes coisas, até que se tornem enormes e ultrajantes.

Segue abaixo uma pequena lista, para você entender o grau das coisas que faz, às vezes, sem perceber.

gatos1gatos2

Não vou ficar aqui explicando o que vem a ser o feminismo ou o machismo. Vamos apenas entender que isso não acontece invertido. E se acontece a escala de proporção é muito inferior. Sinto muito por isso, mas se tem alguém que não pode generalizar são os homens.

Ontem à noite eu estava com uns amigos no bar e eles me fizeram essa queixa, de que já foram assediados. Eu realmente sinto muito, sinto porque sei do desconforto, sei desde cedo, quando aos dez anos já ganhava buzinadas na rua. Não quero diminuir, só quero dar uma escala.

E sabe o seu medo de ir para cadeia e virar “mulherzinha” (porque é só assim que um homem pode ter a noção do que é o medo feminino)? As mulheres sentem todos os dias. Medo de qualquer homem desconhecido (alguns conhecidos).

“Todo homem é um estuprador em potencial.” A primeira coisa que os homens e algumas mulheres fizeram foi se ofender. Vamos colocar em perspectiva:

Uma mulher está voltando sozinha do trabalho (da escola, da faculdade, da balada), a chave de casa cai no chão. Tem um homem se aproximando. Ela se desespera, as mãos tremem, o cara “vai estupra-la”, maldita chave! O coração acelera, a chave não entra no buraco, a garganta arde. Ele está sorrindo? Meu Deus! A respiração está presa, a chave entra, abre o portão, entra, quase consegue sentir que o cara entrou atrás dela. As pernas tremem, os segundos são infinitos e o cara já passou. Ele não era um estuprador no final das contas. Ela deu sorte. Agradece a Deus, entra em casa agitada, rindo aliviada. Deu sorte!

Entendeu agora? Se fosse uma mulher passando na rua, a atrapalhada da chave teria olhado e esperado no portão, para proteger essa mulher que passava e, diferente dela, ainda estaria pela rua.

Ser mulher é isso: é ter medo, O TEMPO TODO! E quem inflige esse medo nas mulheres não são outras mulheres, são os homens. Porque quem estupra mulheres são homens (não monstros, porque monstros não existem. Homens sim.)!

Você quer visualizar o terror e o ultraje, para tentar entender melhor? O documentário The Hunting Ground pode ajudar. Mas se o seu estômago não for tão forte, assista o vídeo da Lady Gaga, que dói o peito. Veja com a mente aberta, pense que podia ser a sua mãe, sua filha, alguma pessoa que você ama. A letra também diz muito. E para essa sensação, nem eu posso falar com propriedade, eu só posso temer.

“You don’t know what it feels, til it happens to you!”

 

TRINTA HOMENS!

A minha ida ao bar foi bastante produtiva para colocar as ideias em um plano de ação/escrita.

O meu amigo, disse o seguinte:

gatos 4

E é a parte que dá mais medo! Pensem, um HOMEM (vezes 30) foi capaz disso, e um outro HOMEM riu. E algumas pessoas (homens e mulheres) culpam a menina. O quão perturbador é isso?

É dolorido ser mulher e ler isso. É dolorido pensar que uma mulher passou por isso. É para chorar, muito! A desumanidade desse fato é absurda. É triste e horripilante. Essa menina foi estripada. Muitas outras… tantas outras… Coloquem-se no lugar da vítima. Entendam quem é a vítima. Por favor!

NINGUÉM merece ser estuprada. NINGUÉM! Não tem desculpa, não tem motivo para que isso aconteça. Não existe justificativa. Não tem roupa, falta de roupa, comportamento, que justifique.

Volte para a lista de “pequenos estupros”, reflitam e parem de se acomodar. Reajam. Isso NUNCA MAIS deve acontecer, com ninguém.

 

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Kemmy
    June 16, 2016 at 7:49 pm

    Ser mulher é difícil.
    Vi muitas pessoas julgando a garota, tentando justificar o ato por conta dos “antecedentes” dela (que, aliás, nem foram confirmados).
    33 homens. 1 menina dopada e indefesa. Aí tem gente que diz que mulheres querem “privilégios”. Uau. Andar na rua sem medo de ser assediada/estuprada é privilégio? Quero!
    Eu não saio sozinha na rua. Jamais. Pode ser dia, posso estar em meio a outras tantas pessoas. Não saio.
    Meu namorado vem até minha casa a pé de madrugada. Ele não tem medo. Ele não precisa ter medo.
    Isso é justo? Enquanto homens andam livremente por aí, na hora que bem entenderem, eu tenho que me manter isolada dentro de casa enquanto não tem alguém para sair comigo?
    Se fosse eu andando de madrugada para ir na casa do meu namorado e fosse estuprada, ~claro~ que a culpa seria minha.
    Jesus, que sociedade doentia essa em que a gente vive :/
    (dsclp pelos pensamentos desconexos, essas coisas me deixam meio sei lá :~)
    Kemmy recently posted..Um toque de morte – Luiza Salazar {Resenha Literária}My Profile

  • Reply
    fernanda
    October 23, 2016 at 4:04 pm

    Nossa excelente texto. concordo em algumas parte outras não ,mas enfim adorei

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge