Literatura

A Idade dos Milagres, Karen Thompson Walker

Por Byzinha

Às vezes, a morte é apenas uma prova da vida. Às vezes, a decadência aponta para certa vivacidade. Éramos jovens e estávamos famintos. Ficávamos cada vez mais fortes, explodindo de saudáveis.

O que você acha que vai acontecer com o mundo?

Karen Walker apareceu com uma ideia muito acreditável, vou contar para vocês. Em mais ou menos dez anos, num fim de semana de outubro, a humanidade descobrirá que a Terra está desacelerando. A rotação que não percebemos, mas que geralmente acontece numa velocidade incrível, a princípio diminuiu de ritmo tão minimamente que ninguém notou, mas naquele sábado as coisas seriam diferentes. O mundo como conhecemos teria quase uma hora a mais – tempo que aumentaria gradativamente a cada nascer do sol.

Quem nos conta a história do primeiro ano da mudança da vida da humanidade é Julia, que tinha 11 anos na época. A alteração dos dias causou um desastre mundial, sendo terrível tanto para os países em desenvolvimento quanto para os países ricos. A gravidade mudou, tempestades solares aconteciam, a radiação ficou tão elevada que as pessoas foram proibidas de sair de casa em dia claro e as noites se tornaram longas e frias. Plantas não crescem mais, geleiras derreteram, animais foram extintos. A Terra estava ficando cada vez mais parecida com Marte.

Dali em diante, todos tínhamos um pouco mais de tempo para decidir o que não fazer. E quem sabe quanto demoramos para mudar de ideia? Quem já mediu a velocidade exata do arrependimento? O novo regime da gravidade não foi suficiente para suplantar outras forças mais poderosas, menos conhecidas – nenhuma lei da física leva em conta o desejo.

Quando eu recebi o primeiro livro da Companhia das Letras veio também um livretinho fazendo propaganda de A Idade dos Milagres e achei a ideia interessante. Então eu esqueci dele completamente. Até que uns dias atrás eu estava no goodreads e uma das meninas que tenho adicionada (que tem o gosto literário ridiculamente parecido com o meu, sempre confio nas reviews dela) marcou esse como lido e 4,5 estrelas. Resolvi pedir.

O livro é tão fininho que chega a dar gosto na hora de ler. Karen escreve de uma forma quase poética, mas muito simples, contando as memórias de Julia sobre aquele ano que mudou tanta coisa, não só no mundo, mas em sua vida – o casamento dos pais, o primeiro amor, o enfraquecimento das amizades. O livro como um todo e, principalmente, sua protagonista é muito relacionável. Retrata o quão “para frente” as crianças de hoje em dia estão e como isso afeta relacionamentos.

por mais estranhos que parecessem aqueles novos dias num primeiro momento, os velhos muito rapidamente pareceriam ainda mais.

Não sei como falar mais sem entregar a história, de tão curtinho que é. Só posso dizer que A Idade dos Milagres é delicado e sensível, diferente de muitos livros que lemos hoje em dia (sempre tão violentos ou agressivos das mais diversas formas). Com poucas páginas, ele faz com que nos apaixonemos. Não tem nada mais que eu possa dizer além de: Leia.

acho que toda era do passado ganha ares de mito.

informações

 

Título: A Idade dos Milagres
Autor: Karen Thompson Walker
Tradução: Christian Schwartz
Número de Páginas: 216
Edição: 1ª – 2012
Editora: Paralela
Preço: R$24,90
Classificação: ★★★★½

 

 

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Mareska
    20/11/2012 at 2:03 am

    Já tinha curiosidade pra ler antes, agora então!
    Mareska recently posted..Na Pilha #004My Profile

  • Reply
    felipe
    20/11/2012 at 5:45 pm

    Entrou na minha lista /smile
    felipe recently posted..RevolutionMy Profile

  • Reply
    Ceile
    21/11/2012 at 12:47 pm

    Ai, quanto amor este livro /love
    Eu ainda tô no início, mas a Julia é uma boa narradora, tô adorando o jeitinho dela falar, como vc disse: simples, mas poético.

    Só fiquei morrendo de dó dela na parte que o menino levanta a blusa =/ #chatiada

    Uma amiga minha falou mesmo que o que diferencia A Idade dos Milagres é que é algo que pode acontecer, ou ao menos é mais “imaginável”.

    Beijos!
    Ceile recently posted..A Distopia além dos livros: FilmesMy Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge