Literatura

A Garota do Outro Lado da Rua, Lycia Barros

Você já teve uma paixão platônica?

Enzo é o que podemos chamar de nerd, ele nem mesmo liga quando os colegas o chamam assim. É um garoto centrado e focado nos estudos, que vive uma vida comum e sem grandes emoções. Mas há alguém que balança seu mundo: Rafaela, sua vizinha da frente e por quem é apaixonado desde sempre. Ela é totalmente o oposto do rapaz, linda e popular e tem consciência disso. Mas pertencentes a mundos diferentes, ela provavelmente nunca notou Enzo, até que em uma excursão do colégio eles ficam perdidos na mata. Apenas os dois. E será que essa convivência obrigatória para sobreviver irá aproximar ou afastá-los ainda mais?

Com uma narrativa simples que proporciona uma leitura rápida, A Garota do Outro Lado da Rua é um lançamento focado no público infantojuvenil, da autora Lycia Barros pela Novo Século, e proporciona uma reflexão sobre aparências.

Querendo ou não, nós sempre julgamos as pessoas sem conhecê-las. Pelo seu modo de vestir, aparência, círculo de amigos, etc. E quantas vezes quebramos a cara quando conversamos e a conhecemos melhor? No livro, Enzo sempre foi apaixonado por Rafaela, mas nunca chegou a trocar uma palavra com ela. Ele a idealizava de um jeito e após ficarem sozinhos na mata, ele viu um lado que não conhecia, além das aparências.

Rafaela é uma garota egoísta, mimada, fútil e irritante. Ela até tem seus momentos de doçura com Enzo, mas mesmo assim, não convence e não faz com que você torça pelo casal. Pois Enzo é um garoto fofo e romântico que merece alguém melhor.

O desenvolvimento da história resultou em uma grande reviravolta e o final me surpreendeu de certo modo. Só acho que um fato aconteceu muito rapidamente. Os personagens secundários poderiam ter sido mais explorados. Lycia faz ótimas descrições e você consegue viajar na leitura.

Por ser um livro com finalidade didática e para adolescentes, não me conquistou tanto quanto eu esperava. Mas indico para professores que querem trabalhar o assunto com seus alunos.

Título: A Garota do Outro Lado da Rua
Autor: Lycia Barros
Número de Páginas: 120
Edição: 1ª – 2012
Editora: Novo Século
Preço: R$ 24,90
Classificação: ★★★☆☆

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Isabela
    June 11, 2012 at 6:00 pm

    Nunca li nada da Lycia Barros, mas já me indicaram alguns livros. Pelo visto, esse não é “dos melhores”.
    “A bandeja” é bom?
    =*

    http://www.passaporteliterario.com
    Isabela recently posted..Promoção do dia dos namorados: O amor está na estante!My Profile

  • Reply
    Mareska
    June 11, 2012 at 6:04 pm

    Tenho medo de livros com finalidade didática oO
    Mareska recently posted..BEASTLY (Alex Flinn)My Profile

  • Reply
    Ana Beatriz
    June 13, 2012 at 5:49 pm

    Amor platônico… acho que tô passando por isso, viu! haha E nunca havia acontecido comigo antes, sério. É um sentimento meio estranho, uma paixão e ao mesmo tempo você sabe que nem conhece a pessoa direito, coisa e tal. :( E que as chances são poucas. Porém, é estranho! Ai, nem sei definir, mas gostaria de ler o livro por me identificar com o tema. Acho que quase todo mundo já deve ter tido alguma né?
    Um beijo!
    Ana Beatriz recently posted..Inspire-se: Sapatos para o invernoMy Profile

  • Reply
    Anna Oliveira
    June 14, 2012 at 2:01 am

    Eu quero ler esse livro faz um tempo já… Mesmo não querendo criamos um certo pré-conceitos e realmente “quebramos a cara” depois.
    Gostei da resenha! Parabéns.
    Beijos
    Anna Oliveira recently posted..Início De Uma Longa PausaMy Profile

  • Reply
    Julianoosso amigo Nicolas Rodrigues
    October 19, 2012 at 10:01 am

    Eu li A Bandeja, que pecado te seduz, da mesma autora, ela escreve de uma forma muito simples, o que proporciona uma rápida e prazerosa leitura. Penso que ela deveria suavizar o modo como expõe a carga ideológica, como faz o nosso amigo Nicholas Sparks. Enfim, é uma excelente autora com boas ideias, e a tendência é que ela encontre naturalmente a evolução de suas narrativas.

    Este aí acima já está na minha lista.
    PS: É sempre bom dar uma passadinha por aqui e encontrar conteúdo relevante. Paz! Bjs!

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge