Literatura

A Garota Certa (Garota <3 Garoto #5), Ali Cronin

Ok, eu menti. ESSE é o melhor livro da série.

garota

A água bateu no meu rosto como mil dedos tamborilando e me lembrando que – alô-ô?! – ali fora havia clima, oxigênio, e gravidade e todo um universo de coisas maiores e mais importantes que um pai fútil e uma mãe bipolar. Meus problemas não eram nada quando comparados a potenciais tsunamis ou terremotos, mesmo que às vezes parecessem ter o mesmo tamanho.

Ollie sempre foi o pegador da turma, um cara bacana e bem humorado que não iludia as garotas com quem saía. O que ninguém imaginaria é que, por trás de sua fachada feliz, Oliver tem muitos problemas, seja em casa como na vida em geral. Conciliar seus sentimentos por sua melhor amiga, o pai ausente e inútil, a bipolaridade da mãe e sua própria existência não é tarefa fácil, e é isso que Ali Cronin mostra nesse livro. Parece que os personagens mais deixados de lado rendem as melhores tramas, oremos.

Uma coisa é certa: eu estava bem ansiosa por essa leitura. A história de Ollie e Sarah vem sendo mostrada ao longo da série e já era hora desses dois se resolverem de uma vez. E em meio a personagens extremamente irritantes – *cof cof* Cass *cof cof* –, dramas super dramáticos, contradições e momentos de raiva, A Garota Certa consegue ser um misto certo que pode te estressar, mas você não vai se importar porque é divertido demais.

Mas conforme os minutos passavam até a hora de ir para o colégio, minha mãe continuou dormindo, meu pai acordou em algum hotel sabe-se lá onde, e fiquei escutando o eco do pobre Kurt Cobain, morto, enquanto lágrimas escorriam sobre meus fones e molhavam a fronha.

Ali Cronin faz diferente dessa vez e encarna um personagem masculino, e a visão de Ollie é bem mais sexual do que as anteriores (até mais do que a de Ashley, OU SEJA). Ao mesmo tempo, a autora tenta colocar assuntos como feminismo em alguns diálogos, o que seria bem bacana caso não gerasse contradições da parte do protagonista. Entretanto, a narrativa funciona bem e flui maravilhosamente mesmo com o peso emocional das situações que retrata.

Oliver me surpreendeu, de verdade. Seus problemas foram comentados nos outros volumes, mas nunca dessa forma. Talvez ele tenha sido o protagonista com os dramas mais relevantes, e acaba fazendo os conflitos dos livros de Sarah, Ashley, Cass e Donna parecerem bobos. Ollie toma decisões estúpidas como todo mundo, às vezes dá vontade de bater a cabeça dele numa parede, mas outras vezes as ações do moço são justificadas e você acaba sentindo o que ele sente. Esse livro também conta com tensões entre o grupo, que acabam mostrando o quão insuportável, inútil e irritante Cass é e o quão ótima Donna e Ashley podem ser.

Sempre vivi com os dias contados. Morria de medo de não conseguir respirar, e tinha medo da dor, mas não tinha medo da morte. Passada pelos milênios antes do meu nascimento sem qualquer problema e sem qualquer noção de tempo entre o Big Bang e minha chegada ao mundo, então não havia motivo para o mesmo não acontecer depois. E quando você morre, se livra de todas as merdas que acompanham a condição de ser humano. Parece bom.

Apesar de minha pessoa ter esperado mais fofura, A Garota Certa surpreendeu com dramas realmente interessantes, um protagonista cheio de nuances exploradas ao longo da narrativa e cenas mais picantes. Sendo honesta, já sei que vou sentir falta dessa série, dos personagens (exceto Cass), dos dramas que por vezes me fizeram rolar os olhos e pensar “problema de gente rica tsc tsc”, da amizade entre essas pessoas tão diferentes. O próximo livro, Eu e Você, volta às origens com a narração de Sarah, assim como no primeiro. Tomara que a despedida seja tão boa quanto esse penúltimo volume. <3

informações

garotacerta

 

Cortesia para resenha.
Título: A Garota Certa
Autor: Ali Cronin
Tradutor: Rita Sussekind
Número de Páginas: 296
Edição: 1ª – 2014
ISBN: 9788565765336
Editora: Seguinte
Preço: R$17,80
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Território das G.
    08/08/2014 at 12:31 pm

    Olá,
    Tudo bem?
    Fiquei super ansiosa para ler todos, por que sou apaixonada pelas capas e sinopses, cada vez que você fala me dá mais vontade :c não to conseguindo resistir, tenho que comprar kk
    Beijos*-*
    Território das Garotas

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge