Literatura

A Ameaça Invisível, Barbara Morais (Anômalos #2)

Milhões de anos atrás, eu resenhei o primeiro livro da trilogia Anômalos, da Barbara Morais, um banho de literatura juvenil nacional bem escrito, inteligente e intenso de um jeito que você não consegue parar de ler até chegar no final. No ano seguinte, ela lançou A Ameaça Invisível, eu li e vou dizer uma coisa: embora eu não lembrasse N A D A do livro anterior, AAI foi tão devorador quanto e, talvez, até mais interessante.

a ameaça invisível anômalos barbara morais

Quando conhecemos Sybil e sua turma em AIDD, fomos introduzidos à esse universo novo criado pela Bell que é meio X-Men, meio Divergente, mas com seu próprio twist. Ele chegou até nós sem pretenção alguma e é assim que sua sequência deu as caras também. Começando onde AIDD terminou, Sybil SABE que o relógio está tiquetaqueando e a hora de ter aquele favorzinho cobrado está se aproximando. A ameaça invisível de uma politicagem quase que mafiosa está em todas as esquinas, o borbulhar lento de uma revolução promete acontecer e os anômalos, que já não estavam encurralados o suficiente, estão prestes a explodir.

Claramente, AAI é um livro de transição. Ele está preparando o terreno para o que está por vir e a tensão que se constrói vai deixando o leitor mais nervoso conforme se percebe que as páginas estão acabando e que o clímax não está chegando. Não se engane ao achar que o livro é tedioso, no entanto. Tem pontos importantes sobre política e poder, amizade, solidariedade e, pra completar, aquele romance que a gente viu ser construído com delicadeza durante o primeiro livro. E humor, porque se não tiver humor, não é a Bell.

E, pra ser sincera, AAI ditou o tom perfeito para a ansiedade pelo terceiro e último livro da saga. O que levanta a questão de: COMO ASSIM VAI ACABAR?? Quando penso em todas as boas coisas que vão ser lançados no mundo literário esse ano, mal posso esperar para chegar na bienal do Rio e ter meu exemplar de Anômalos #3 (ainda sem nome, fiquem de olho) em mãos logo e ler logo, mas ao mesmo tempo eu não quero que acabe, ceis tão sentindo meu drama?

É difícil de resenhar o segundo livro de uma trilogia sem entregar a história, mas o que você que ainda não leu nenhum dos dois precisa saber é: verdade, AAI é um livro de transição, mas ele não deixa as coisas no marasmo que tanto tememos quando pegamos uma trilogia para ler. Ele é interessante, prepara o caminho e ainda mantêm o leitor preso às suas páginas do início ao fim. E não há nada como uma leitura de qualidade como essa. Seu lugar na prateleira de juvenis não o desmerece (como não deveria desmerecer, mas tem gente que parece que não sei) e você não vai se arrepender de comprar esse daqui. Além do mais, ta esperando o que para apreciar nossos autores nacionais? ;)

informações

Título: A Ameaça Invisível (Anômalos #2)
Autor: Barbara Morais
Número de Páginas: 320
Edição: 1ª edição/2014
ISBN: 9788582351697
Editora: Gutenberg
Preço: R$36,90
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply

CommentLuv badge