Cinema

A 5ª Onda (2016)

Calma, que eu até tive que por Alive pra tocar enquanto escrevo essa resenha.

Vou começar dizendo que a Sony me enganou direitinho: eu achei que A 5ª Onda seria mais um Mortal Instruments da vida, mas graças a Deus eu estava errada.

A 5ª Onda

Se você não conhece a história de A 5ª Onda, sinto muita pena, porque é um dos meus livros preferidos de 2014 e de sempre, porque É TÃO BOM!!!! TIPO ASSIM, EM QUEM EU CONFIO??? O QUE TA ACONTECENDO??? I DON’T KNOW WHAT’S GOING ON BUT ME GUSTA??!! Ta bom, vou contar um pouquinho. É uma ficção científica, invasão alienígena e talz, aquela parada toda. Tem a mocinha, Cassie (Chloe Moretz), o mocinho, Ben (Nick Robinson), o boy magia, Evan (Alex Roe) e o irmãozinho da protagonista, Sam (Zackary Arthur), a quem ela deve uma promessa. Basicamente, a receitinha de YA que todos estão de saco cheio de ver e foi assim que eu peguei o livro pra ler. MAS É TÃO BOM!!!

É um dos livros que eu fico até hoje com aquela sensação de “mas gente????????”, por isso, quando assisti os clipes exclusivos no painel da Sony, fiquei meio bolada porque tinha umas coisas bem diferentonas do livro. Como é um filme da Chloe Moretz e a adaptação de um livro que eu gosto muito, isso não me impediu de ir ao cinema, mas deu uma baita queda nas minhas espectativas.

Verdade, o filme é adaptado. Mas também conseguiu a proeza de ser muito fiel, muito fiel mesmo ao original. Sem zueira. As adaptações são pequenas coisas que talvez não precisassem ser mudadas, mas que só enriqueceram a narrativa ao invés de perder na qualidade de apresentação das personagens e histórias.

Tem bastante ação durante toda película e mesmo quando eles voltam no tempo para contar como os personagens chegaram onde estavam, não ficou massante. A narrativa foi bem construída, o filme não ficou longo de mais nem curto de mais, o que era uma das minhas preocupações. Teve um certo ponto que eu fiquei “mds, tem tanta coisa pra acontecer ainda, será que vão dar conta?”, mas deram e deram muito bem. Eu fui surpreendida do início ao fim e as atuações estão todas no ponto, inclusive o pequeno Zack, que interpreta o fofíssimo Sam.

How do you rid the Earth of humans? Rid the humans of their humanity.

O romance YA estava lá, mas a melhor parte é que ele não é muito importante, como aconteceu no livro. Ele acontece, sabemos que ele vai acontecer, sabemos que vai ser inevitável, mas a gente acaba não ligando muito pra isso. Não existe triângulo amoroso, embora eu tenha dito que tem “mocinho, mocinha e boy magia”. Essa construção foi feita de maneira a não deixar ninguém irritado e o jeito inteligente de Yancey escrever foi com a sábia decisão de não colocar a droga do triângulo, algo pelo qual sou eternamente grata.

Além do mais, o mais importante é como os Outros – os alienígenas que invadiram a terra – são tão convencíveis que eu ainda não sei qual nível de vilões eles são. Existe algo neles que impulsiona o leitor (e público, pensando em todos os que estão assistindo) a querer confiar neles mesmo quando sabemos que não deveríamos. E é todo mistério atrás deles e o que eles querem, impulsionado pela disposição de Cassie de encontrar seu irmão que fazem da história tão boa. E a trilha sonora. A trilha sonora é sensacional, a música da Sia simplesmente se encaixou perfeitamente.

Embora tenha um monte do mesmo, A 5ª Onda se prova uma grata surpresa, primeiro com o livro e agora como adaptação, porque foi tão bem escrita e interpretada. E eu desejo do fundo do coração que eles consigam fazer os próximos 2 filmes, porque 100% vale a pena.

We’re here, and then we’re gone, and it’s not about the time we’re here, but what we do with the time.

ficha técnica

Título original: The 5th Wave
Direção: J Blakeson
Elenco: Chloe Grace Moretz, Nick Robinson, Zackary Arthur, Tony Revolori, Liev Schreiber, Maria Bello, Talitha Bateman, Maika Monroe, Alex Roe
Roteiro: Susannah Grant, Akiva Goldsman, Jeff Pinkner
Trilha sonora: Henry Jackman
Duração: 112 min.
País: EUA
Gênero: ficção científica, ação
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★½

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Leila
    January 30, 2016 at 8:09 am

    Também adorei o livro! Estava curiosa para ver o filme. Agora, depois de ler sua resenha, fiquei aflita! Preciso assistir! Também estou torcendo para a continuação ser tão boa quanto o primeiro livro e o primeiro filme.

    Um abraço!
    Leila recently posted..TEMPO DE DESEJO – Sadie MatthewsMy Profile

    • Reply
      Byzinha
      January 30, 2016 at 4:00 pm

      Eu achei o filme tão bom! E minha amiga que não leu o livro gostou bastante também. Não sei se to com a minha chave da deboagem ligada, mas o romance não me irritou em nada, fiquei só esperando as cenas passarem de boas na minha, mas soube de gente que de-tes-tou essa parte. Enfim, eu to falando pra todo mundo ir assistir, pq achei o filme divertidíssimo.

    Leave a Reply

    CommentLuv badge