Televisão

Anime: Puella Magi Madoka Magica

Puella Magi Madoka Magica é uma animação de 2011 escrita por Gen Orubuchi, dirigida por Akiyuki Shimbo e produzida pelo estúdio Shaft. Possui apenas 12 episódios, o que não a impede de ser apontada por alguns como uma das melhores animações japonesas produzidas na contemporaneidade. Venham comigo e vamos tentar entender o por que desse tipo de classificação por parte de quem resolve assistir a esta obra.

madoka1

O  plot central da trama é o seguinte: existem bruxas que se alimentam de emoções negativas e são responsáveis por ações como suicídio, que perambulam pela realidade matando pessoas e se alimentando de emoções ruins. Em troca de um milagre oferecido por um animal mágico, Kyubey, meninas se tornam Garotas Mágicas e automaticamente combatentes dessas horroríficas criaturas do mal. Em um certo dia Madoka Kaname e Sayaka Miki são visitadas por esse animal mágico e recebem a oferta do milagre em troca da transformação em paladinas da bondade. Sayaka aceita e Madoka exita de todas as formas possíveis. Homura Akemi, até então novata no colegial e desconhecida de Sayaka e Madoka, tenta de todas as formas evitar que esse pacto seja selado, enquanto Mami Tomoe que é uma veterana tanto no colegial como na função de Garota Mágica tenta apresentar as beneficies de tal cargo. A partir daí começa um jogo de reviravoltas e mais reviravoltas, onde o óbvio é apenas uma grande peça.

madoka3

Puella Magi Madoka Magica, tem garotas, tem animais mágicos, seres malvados e está muito longe de ser uma narrativa óbvia. Quando Gen Orunbuchi (roteirista) escreveu Madoka ele absolutamente resolveu brincar com essa coisa de estereótipos próprios ao subgênero em que o anime é enquadrado: Mahou Shoujo (meninas mágicas). Na verdade esta obra acabou se tornando ímpar por nos pregar uma grande peça, entregando elementos que de alguma forma nos fazem guiar nossas impressões pelo lugar comum e  no segundo tempo de bola em jogo, nos entrega uma obra que rompe alguns paradigmas assim como destrói alguns corações. Mundos paralelos, entropia e profecias teleológicas: tem também!

maoka2

O design das personagens desta obra ficaram sobre a responsabilidade de Ume Aoki, que nos entregou personagens fofas e um universo onírico de fantasia e medo. Seja pelas garotas mágicas que são todas “meigas” na medida do possível, como pela ideia das bruxas que foge exponencialmente da imagética mais clássica, aumentando ainda mais a sensação de estranhamento que está presente na obra  a partir dos seus desfechos centrais e o final fantástico.

Inicialmente Madoka foi produzida exclusivamente como série animada para televisão, o que não impediu posteriormente, dado seu sucesso, que fosse adaptada para outras plataformas midiáticas: Mangás. Aqui no Brasil essas adaptações foram lançadas pela editora New Pop e vocês acham facilmente em lojas especializadas.

Por se tratar de uma produção curta, com apenas 12 episódios, fica até meio complicado de se resenhar a obra sem entregar alguns pontos. Por isso, me foquei em tentar condensar  os principais elementos estéticos e narrativos presentes na animação. A única coisa que posso pedir à vocês é que, caso achem chato os primeiros episódios, insistam, pois vocês irão se surpreender. Até mesmo os “ominhos” fãs de animações japonesas! Não diria que a obra pode ser considerada um clássico, até porque humildemente esse tipo de pretensão não combina muito comigo. O que posso dizer nesse momento é que  foi uma baita surpresa para mim e gostaria que vocês assistissem e viessem aqui discutir com a gente. :)

ficha técnica


Título original: Puella Magi Madoka Magica
Direção: Akiyuki Shinbo
Roteiro: Gen Orobuchi
Duração: 12 episódios
País: Japão
Gênero: Mahou Shoujo, Drama
Classificação: ★★★★★

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply
    Jessica Lisboa
    January 30, 2016 at 8:07 am

    Sério que é só 12 eps? Gente que milagre é esse dos Japoneses? Geralmente é tudo acima de 50 eps, mas gostei (mais pelo fato de ser pequeno, porque ha alguns que é impossível de assistir) vou ver se consigo ver na integra.

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge