Textos

20 anos de Harry Potter: a magia é para sempre

“Ele vai ser famoso, uma lenda. Todas as crianças do mundo saberão seu nome, escreverão livros sobre ele.”

Hoje, dia 26 de junho, completam 20 anos desde a publicação de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, na língua inglesa. História que chegou a ser recusada por 12 editoras antes de J.K. Rowling encontrar uma que apostasse no seu talento e desse talento ninguém mais duvida após ter os sete livros da série publicados em 79 idiomas e ter vendido aproximadamente 450 milhões de exemplares.

Até hoje muitas pessoas não fazem ideia da importância que Harry Potter foi para nossa geração. A história do pequeno bruxinho que perdeu os pais e não tinha amigos teve a vida transformada pela magia de Hogwarts, assim como a dos leitores. Lições importantes foram ensinadas, mas para mim, fazer com que as crianças se interessassem por literatura foi a mais valiosa delas.

Ler num país em que a média de leitura anual é de quatro livros por ano é complicado. Digo complicado por não fazer parte da nossa cultura. Na vida, outras coisas tem mais prioridade do que um livro que custa mais de R$30. Em 2001, nos auges dos meus 10 anos de idade, quando pedi para meus pais comprarem “A Pedra Filosofal”, eles ficaram naquela “Mas você vai ler mesmo?“. E eu não só li, como reli várias vezes até conseguir a sequência, “A Câmara Secreta”, emprestado com a vizinha.

Ilustração minha por Eddie Ferreira

A magia nas palavras de J.K. Rowling me transportaram para lugares inimagináveis, me deram amigos inesquecíveis e me ensinaram lições para a vida toda. Minha base estava na minha família, mas aqueles livros contribuíram muito para eu ser quem eu sou hoje.

Aos 14 anos criei um blog para compartilhar as notícias de lançamento dos livros e filmes da saga, aos 15 consegui autorização para ir em minha primeira pré-estreia, aos 20 fiz meu primeiro cosplay para me despedir das adaptações cinematográficas, aos 26 tatuei “always” no antebraço e fiz uma festa de aniversário temática.

Muitas pessoas cresceram com os personagens de Harry Potter, outras conheceram a série através dos filmes, e no fim, todos estavam juntos dividindo a mesma paixão. Ser fã de Harry Potter é muito mais do que ter lido os livros ou visto os filmes, é acreditar na magia dentro de cada um de nós, é saber que somos importantes e que nunca estamos sós.

After all this time?
– Always…

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Douglas
    June 27, 2017 at 5:49 am

    Eu adorei muito mesmo suas reflexões sobre o que é Harry Potter para você, a importância da magia das palavras na sua história, e o poder que elas têm de comunicar e nos transportar a mundos diversos.
    Fiz uma viagem enquanto lia seu texto!
    Obrigado por compartilhar o que sente e fazer despertar no coração de seus leitores um pouco dessa magia que pode estar adormecida.
    Um beijo
    Douglas =)

  • Reply
    Yuri S
    July 9, 2017 at 1:49 am

    Realmente, Harry Potter teve um peso gigantesco na nossa geração. E como você disse, é muita mais do que apenas ter lido os livros e ter visto os filmes. Isso tudo que a saga nos proporciona vai além! ?

  • Reply
    Juliana
    August 20, 2017 at 12:18 pm

    Oooow, que post emocionante! É tão lindo ver como algo acompanhou a vida de uma pessoa da infância até agora, ainda mais vindo de livros. Mas pra mim o melhor foi como sua relação está tão marcante agora no presente, com a tatuagem e a festa. Tudo realmente inspirador!

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge