Cinema

Velvet Goldmine (1998)

Experimentalismo, maturidade e criatividade sem limites. Velvet Goldmine, filme de Todd Haynes, de 1998, não é um filme que todos irão gostar. Digo logo. Não é um filme comercial, de maneira nenhuma, e é preciso que você tenha pelo menos uma curiosidade sobre o rock’n’roll, sobre a história do grande Bowie.

É sobre a nostalgia dos anos 70, quando por oposição a um flower power de paz e amor emergiu em Inglaterra um movimento assumidamente andrógino, exibicionista e provocatório, de um corte e costura espalhafatoso e extravagante, cheio – dos pés à cabeça – de cor e brilho. Foram os tempos do Glam Rock, aqui homenageados e idolatrados, revisitados e recriados, nesta verdadeira e delirante orgia cinematográfica.

A história confunde partes reais da vida de David Bowie, com trechos ficcionalmente criados, inclusive no título do filme, que é uma musica de Bowie. Hora sendo mostrado como documentário, hora assumindo caráter de videoclipe, o filme é literalmente uma explosão psicodélica. O filme começa quando um jornalista vai investigar o assassinato forjado de Brian Slade, cantor de glam rock. A partir daí somos levados a um mundo de glitter, sexo livre e muito rock’n’roll, na fervente Londres dos anos 70, reconstituídos impecavelmente.

Velvet Goldmine tem atuações excelentes como Ewan McGregor e o “Iggy Pop” Curt Wild, Toni Collette e Jonathan Rhys-Meyers como o magnífico Brian Slade. Com fotografia magnífica, uma trilha sonora envolvente do inicio ao fim, e um trabalho de montagem impecável, torna-se um filme indispensável e obrigatória aos fãs de glam rock, mas principalmente, aos fãs de uma boa obra cinematográfica.

Ficha Técnica

Diretor: Todd Haynes
Elenco: Ewan McGregor, Jonathan Rhys Meyers, Toni Collette, Christian Bale
Trilha sonora: Carter Burwell, Craig Wreden
Roteiro: Todd Haynes, James Lyons
Duração: 124 min.
País: Estados Unidos/ Reino Unido
Gênero: Drama/Musical
Trailer: (x)
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

6 Comments

  • Reply
    Emanuella Casado
    14/09/2012 at 6:24 pm

    SÉCULOS QUE EU ASSISTIR ESSE FILME!
    nossaaaaa! desenterrou!
    muito bo mesmo. Vale mt a pena conferiri.

    bjs

    http://www.amodernpinup.com/

  • Reply
    Ana Beatriz
    14/09/2012 at 7:24 pm

    Eu adoro rock’n’roll, principalmente o britânico, e suas mais diversas fases. Vou querer fazer o download do filme, com certeza 😉 Sem falar que o Bowie é uma grande lenda. Gosto das músicas dele e também das várias personalidades que ele assumiu durante a carreira.

  • Reply
    Nana
    14/09/2012 at 11:59 pm

    Hey
    Vishe!
    Preciso assistir esse filme… imediatamente!
    Olha o ELENCO.. senhor!
    E melhor pra conhecer mais sobre David Bowie.

    Nana – Obsession Valley

  • Reply
    Andressa Leite
    15/09/2012 at 10:30 am

    Nosssa. Não conhecia esse filme! Tenho que assistir imediatamente! Amo demais David Bowie, mas não conheço outros do Glam Rock.

  • Reply
    Geo
    15/09/2012 at 2:25 pm

    EWAN FUCKING MCGREGOR!!!!
    Aaah, adoro esse filme demais! Quando fui assistir, fiquei com receio, mas acabei idolatrando esse filme como uma boa fã de rock’n roll e cinema. Caramba, é VELVET GOLDMINE!!!

  • Reply
    Byzinha
    16/09/2012 at 5:11 pm

    TONY COlLETTE E JONATHAN RHYS-MEYERS, COLOQUEI PRA BAIXAR NOW

  • Leave a Reply