Coluna

TopTop: Filmes animados da DC

Filmes de super heróis se tornaram grande parte da cultura pop, ninguém pode negar. Dá uma alegria imensa ver aqueles indivíduos poderosos tendo tratamento especial e nos agraciando com suas ilustres presenças no cinema e, é claro, em nossos corações. Mas com tanto herói invadindo as telonas, é até fácil esquecer que, antes de Ben Affleck e Henry Cavill, o universo animado da DC existia.

jldc

Contando histórias avulsas e/ou contínuas, as animações da DC Comics tem muita coisa boa, adaptando as aventuras originais lindamente e seguindo rumos que não dariam muito certo nos longas. Então cá está esse humilde TopTop para indicar alguns desses filmes que merecem sua atenção.

Só como um aviso, cá constam produções de 2012 pra cima, e ainda assim pode estar faltando alguns, visto que ainda estou no meio da maratona e tem bastante coisa pra assistir. E antes de começar, já vou deixar uma menção honrosa para Trono de Atlântida porque a) é uma história bacana para conhecer o Aquaman sem querer zoar a simples existência do coitado e b) porque é legalzinho, só não o suficiente pra entrar na lista. Mas pode assistir, Aquaman não é inútil gente!!!!!!

ENTRETANTO, vamos enfrentar os que merecem estar neste post, então pega a pipoca, prepara o fangirl/boyismo e VEM COMIGO!

Batman: O Cavaleiro das Trevas, Partes 1&2 (Batman: The Dark Knight Returns, Parts 1&2, 2012)

tdkrEu sei, eu sei, já comecei trapaceando colocando o que, TECNICAMENTE, são dois filmes. Mas é o mesmo arco, é considerado um dos melhores do Homem Morcego e uma das melhores adaptações dos quadrinhos. Com vozes de Peter Weller (ROBOCOP É BÁTIMA, GENTE) e Michael Emerson e dirigido por Jay Oliva (que, spoiler, vai dar as caras bastante por aqui), cada parte tem 76 minutos de pura glória. A trama começa 10 anos depois que Batman aposentou sua capa, e Gotham sofre com a extrema criminalidade; uma série de eventos obriga Bruce Wayne voltar às ruas para chutar bundas e trazer ordem. Todavia, nem o Cavaleiro das Trevas pode ignorar os efeitos da idade, e a narrativa se foca em um lado sombrio do psicológico do herói. É pesado, até, e incrível de assistir tudo o que se desenrola pelo simples fato de Bruce não conseguir mais ver sua cidade morrer daquela forma. Porque daí a parte 2 acontece e, sem spoilers, temos uma maior visão sobre as consequências do retorno do Batman e pessoas que não gostam nem um pouco de suas ações. O Cavaleiro das Trevas pt. 2 é basicamente o que Batman vs Superman deveria ter sido. E dá raiva de C E R T O S aliens que usam cueca por cima da roupa. E dá raiva da vida e vontade de matar muito personagem ali. Com pequenas aparições de pessoas importantes para o morcegão e incrível foco no que se passa por trás da máscara, Dark Knight Returns pode ser considerado uma das melhores animações/adaptações/filme/Superman levando porrada/coisas por aí. ASSISTAM. A lista não está em ordem de preferência, mas esse é o melhor de todos então shhhhhhhh.

Liga da Justiça: Ponto de Ignição (Justice League: The Flashpoint Paradox, 2013)

tfpAinda no lado das histórias que vão te fazer sentir mal e vazio por dentro temos The Flashpoint Paradox, que, dessa vez, é mais focado no (CHOQUE) Flash. Também dirigido por Jay Oliva, e com vozes de Kevin Conroy, Justin Chambers, Michael B. Jordan, Ron Perlman e Nathan Fillion (!!!!!), o filme de 81 minutos de desgraça tem uma história simples: Flash precisa derrotar seus arqui-inimigos e os planos de destruir Central City; a Liga da Justiça chega pra dar uma mãozinha, Nathan Fillion de Lanterna Verde é uma benção e yay, o dia está salvo. Até que Barry Allen acorda no dia seguinte e descobre que o mundo está todo errado: ele não tem poderes, sua mãe está viva, a Liga não existe e dois poderosos heróis estão em guerra. Pois é, não é uma realidade muito boa. As diferenças nas histórias que já conhecemos e nos personagens que aprendemos a amar chegam a dar medo, visto que quase todo mundo é um pedaço de lixo e só tem desgraça nesse negócio. Só. Desgraça. Te faz querer que o sofrimento acabe logo, e também te faz querer explorar as possibilidades apresentadas naquela narrativa. É um dos filmes mais interessantes e instigantes que já vi, e tem altas violências por parte de gente que você nunca imaginou cometendo tais atos. Assisti só por assistir, mas os conflitos e reviravoltas me agradaram tanto que cá estou indicando esse negócio. Selo Sam de Qualidade.

Liga da Justiça: Guerra (Justice League: War, 2014)

jlw
Servindo como a história de origem para o atual universo da Liga, War basicamente mostra os heróis saindo de seus cantinhos e se juntando para salvar o mundo de um dos vilões mais famosos da DC. E é um filme competente ao colocar Superman, Batman, Lanterna Verde, Mulher Maravilha, Flash, Ciborgue e Shazam no mesmo ambiente, lutando contra o mesmo mal de uma forma que dá espaço suficiente para cada um deles e seus ~problemas~ (claro que poderia ter um pouco mais de informações sobre alguns, mas até que conseguiram de virar bem com a pletora de personagens que compõem a história). A ação é ótima, ver os heróis juntando forças chega a aquecer o coração e vê-los interagindo é um dos pontos altos do filme. Não tem como não amar a sororidade de Diana, a babaquice de Hal, a Batmanzice de Bruce e o carisma de Barry. As personalidades daqueles indivíduos ficam claras e os atores fizeram muito bem com suas vozes. LJ: Guerra tem seus aspectos ruins, mas ainda assim faz aquela criança dentro de você feliz, e seu rosto adulto sorri porque é tudo muito legal, cheio de twists e altas emoções.

Batman vs. Robin (Batman vs. Robin, 2015)

bvrrFiquei tentada em colocar O Filho do Batman no lugar deste, já que Bruce Wayne sendo papai é uma das minhas coisas preferidas no mundo. Entretanto, recomendarei a história que coloca pai e filho contra o outro numa trama extremamente interessante e cheia de reviravoltas. Com a constante desconfiança de Batman com as ações de Robin, o filme de Jay Oliva (avisei que ele ia aparecer bastante) coloca a Corte das Corujas no meio da ação, causando conflito atrás de conflito, te dando vontade de descer o cacete em Damian e muita peninha do Bátima, porque a paternidade só ferra com o coitado. Dá também vontade de dar uns beijos em Dick Grayson e seu Asa Noturna, presença sempre linda e cheirosa, marcante e chutadora de bundas. Ainda recomendaria Filho do Batman por ser o começo da história dessa família disfuncional, mas Batman vs. Robin tem tudo o que um filme digno do morcego precisa: uma trama boa, tretas intermináveis, ação de tirar o fôlego e muitos dilemas.

 

A Liga da Justiça e os Jovens Titãs (Justice League vs. Teen Titans, 2016)

jlvsttAssisti isso por pura nostalgia e saudade dos Jovens Titãs, e o negócio me agradou TANTO que resolvi começar essa maratona. O que começa como uma simples batalha contra conhecidos vilões da Liga acaba com uma misteriosa sombra dominando o Superman e AÍ as coisas ficam feias. Robin, que se recusa a crescer e ajudar seu pai, é obrigado a se juntar aos Jovens Titãs. Lá ele conhece Estelar, Ravena, Mutano e Besouro Azul, mas continua sendo um babaca com tudo e todos. Muita coisa precisa acontecer para fazer com que o grupo trabalhe junto, e nada melhor do que um vilão que tem laços com um dos heróis para causar tretas catastróficas envolvendo a Liga e o futuro da humanidade, não é mesmo? Amo histórias de origem e, apesar de já conhecermos os Titans juntos nessa encarnação, observar sua dinâmica com Robin é muito bacana, assim como o crescimento dos personagens e as viradas que a trama dá. E, bem, estava com saudades dos Titãs, e vê-los só me trouxe memórias boas, além de me deixar feliz pela inclusão deles no novo universo animado da DC. Pode não ser o melhor filme dessa lista, mas gostei muito do destaque dado a C E R T O S heróis e a forma que eles mudam ao longo da trama. É entretenimento, sim senhor, portanto assista o catalisador dessa lista!

E aí, você gosta de heróis animados? Já assistiu ou pretende assistir algum desses? Tem algum pra recomendar? Diz aí nos comentários! Animações são amor, minha gente, vamos dar uma chance para essas maravilhas!

Diana gosta de sorvete. Gente como a gente.

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    Jônatas Amaral
    28/07/2016 at 11:40 am

    Olá!!
    Não conheço quase o universo da DC comics, comecei a comprar algumas Hqs da liga da justiça dos anos 90 e tenho gostado bastante. Gostei das dicas e vou dar uma procurada para eu assistir. A que eu mais quero assistir é a do Batman: Cavaleiro das Trevas e o da Liga da Justiça e os jovens titãs.
    Vou assistir e venho comentar por aqui novamente o que eu achei.
    gostei muito das dicas.

    Jônatas Amaral

    • Reply
      Jônatas Amaral
      29/07/2016 at 10:12 pm

      Gostaria de saber se vocês farão um post sobre o filme de animação da DC: “A Piada Mortal” que vai ser lançado por esses tempos?

      • Reply
        Sam
        31/07/2016 at 4:43 pm

        Oi, Jônatas, tudo bem? Eu pretendo assistir Piada Mortal assim que estiver disponível, caso esteja inspirada vou fazer um post sobre, sim senhor! (inspiração sempre é o problema, haha) Muito obrigada pelo comentário! <3

  • Reply
    Carol Souza
    15/07/2017 at 11:42 am

    Muito bom o Artigo, Amei seu blog mais uma seguidora!!!

  • Reply
    Edilson Souza
    15/07/2017 at 11:45 am

    Já assisti muio esses filmes animado, muito bom artigo, e parabéns pelo blog

Leave a Reply