Na primeira aula de Produção e Leitura a professora disse “faça um resumo do que você quiser” e eu: “must not……………. talk………. about TTS……….”. Daí eu fui lá e resumi Ten Thousand Saints.

Eles têm em vista uma festa na qual não foram convidados, na casa de um cara que não vai nem um pouquinho com a cara dos dois, e é direto para lá que se encaminham. Assim que chegam, o tumulto de pessoas separa os três e Jude e Teddy precisam encontrar Eliza para ir embora o quanto antes.
Separados, Jude encontra Hippie, o traficante de maconha da escola e tenta convencê-lo a vender um pouco da droga fiado, enquanto Teddy, no segundo andar, encontra Eliza com um copo de cerveja na mão e cocaína escondida no estojo de maquiagem.
A pequena turbulência causada por Jude no andar de baixo dita a sequência seguinte de acontecimentos. Enquanto ele leva uma surra nas portas da frente, Teddy e Eliza estão trancados em um banheiro ~~~se conhecendo melhor~~.
He, Teddy and Eliza entered the room just as someone was snapping a picture: they would be forever captured in a photo they didn’t belong in, blinking against the flash.
Não seria nada de mais se, horas depois, quando Eliza já estivesse de volta à Nova York, Teddy não morresse de overdose. Jude, que quase morreu também, entra num profundo luto e na esperança de fazê-lo melhorar, seus pais concordam que o melhor seria ele se mudar com o pai para NYC por um tempo.
É quando chega em Nova York e encontra Johnny – irmão mais velho de Teddy – e Eliza – grávida – que a vida de Jude muda para valer. Apresentado ao mundo punk straight edge, sóbrio e embalado no rock ‘n roll, a história dos personagens se desenvolve numa jornada de autoconhecimento e superação da dor.
Ta bom que o final desse parágrafo ficou bem careta, mas né, tudo verdade. E olha, esses são os dois ou três primeiros capítulos de um livro surpreendentemente bom!
Eu já contei porque comecei a ler, certo? Por causa da Hailee e do Asa no filme. E não me arrependi nem um bocadinho.
She’s too drunk to remember all the words, but it doesn’t matter – he already knows them. It’s his song, the one he was named for, and she’s sung it since he was a baby. He knows all about carrying the world on your shoulders, all about letting her into your heart, all about making the sad song better.
Com referências à cultura pop do final dos anos 80, muito rock e com o plano de fundo underground e a propagação da AIDS, TTS pode ser um daqueles livros que você não tem muita certeza do que se trata até chegar no final. Entretanto, isso não significa que o livro seja maçante ou desinteressante.
Talvez seja meu hábito de ler livros porque sim, mas tenho me deparado com gratas surpresas. Mal posso esperar para ver o resultado do filme (que até já deve ter terminado de ser gravado e tem previsão de estréia para 2015), porque Hailee Steinfeld até parece com Eliza, mas Asa só tem em comum com Jude os olhos azuis e ambos têm personagens tão diferentes do que nós os vimos fazer que olha, pode dar muito certo ou muito errado.
Espero que dê muito certo, viu?
informações
Título: Ten Thousand Saints
Autor: Eleanor Henderson
Número de Páginas: 388
Edição: 1ª – 2011
ISBN: 9780062021021
Editora: Ecco
Preço: $19,81 (hardcover)
Classificação:
3 Comments
Victória Santana
09/04/2014 at 6:48 amNão conhecia esse livro ainda e esse resumo me deixou apaixonada, sou fascinada por um bom drama e pelo lado “underground” da cultura jovem dos anos 80, tem muita música e boa e atitudes perigosas que, apesar de prejudiciais, nos leva a sentir um pouco de rebeldia. O livro entrou pra minha lista de leitura e vou esperar ansiosa pelo filme (amo a Hailee).
Who's thanny? » Arquivo Melhores de 2014
29/12/2014 at 7:43 pm[…] das adaptações mais aguardadas para 2015, a história de Jude e sua jornada entre drogas, perdas e rock ‘n roll é tão importante, interessante e atraente que você […]
Evento semestral da Companhia das Letras
01/04/2016 at 4:00 pm[…] um thriller situado nos anos 70, dentro do início do movimento punk (quem nos acompanha sabe que esse cenário nos interessa). Ele vai ter 1024 páginas (!!!), é cheio de informações extras, como algo que você veria nos […]