Por Byzinha

Eles são tão antigos, tão ontem, que se tornam vanguardistas.
Esqueça o que você sabe sobre distopias por aí, Tão Ontem vai fazer você enxergar tudo com outros olhos. Antes de Peeps, Feios e Midnighters, Westerfeld nos fez pensar “Mas perainda. Nós estamos vivendo a distopia?”
Tão Ontem conta a história de Hunter, um garoto de 17 anos cujo trabalho é caçar tendências da moda. Ele é pago para dar sua opinião sobre comerciais e produtos e geralmente o salário é nos tais produtos. É nessa caçada que ele conhece Jen, uma garota da idade dele que amarrava os cadarços do tênis de um jeito bem bacana e original. Hunter nos conta sobre como existe toda uma pirâmide de importância e influência no mundo da moda e como ela dita o que vamos vestir e como falamos todos os dias, e no topo dessa pirâmide estão os Inovadores: aqueles primeiros a fazer tudo (o primeiro a vestir calças largas, o primeiro a pintar o cabelo de verde, o primeiro a colocar um piercing na sobrancelha, a primeira a fazer deseinho nas unhas).
Jen é uma Inovadora que abala~~ o mundo de Hunter com suas ideias originais e arriscadas e é por causa dela que Hunter acaba descobrindo uma enorme conspiração no mundo da moda contra sua pirâmide pretenciosa. É a partir de então e os dois se unem para descobrir o mistério por trás do que eles chamam de anti-cliente (porque é um grupo de pessoas tentando atacar o cliente deles).
Tão Ontem é uma surpresa agradável e é, eu sei que eu já devia estar habituada às surpresas agradáveis do Westerfeld, mas ele não cansa de me maravilhar. Eu juro que não estava esperando uma distopia que se passasse nos dias de hoje cujo o ditador autoritário impiedoso é a moda.
Devo dizer, tho, que demora um bocado para a gente saber o que realmente está acontecendo, mas tudo bem porque nesse meio tempo vemos Hunter e Jen correndo para cima e para baixo por Nova York tentando solucionar pistas de uma caça ao tesouro que começou com um simples celular perdido e par de tênis.
É divertido e eu engoli o livro em um par de dias. Não chega a ser tão bom quanto Peeps, mas é uma distração agradável, com ação, mistério, comédia e até uma porção interessante de romance. Hunter é um narrador tão bom e interessante quanto Cal, e o livro também tem uma dose generosa de história. História mesmo, coisas importantes que aconteceram no mundo. Inclusive, acho super master isso do Westerfeld de usar conhecimento histórico e biológico nos livros.
não se pode culpar o cliente por seguir a regra número um do consumismo: nunca dê aos consumidores o que eles realmente querem. Reduza o sonho a pedaços e espalhe-os como cinzas. Distribua promessas vazias. Embale as aspirações dos consumidores e lhes venda, assegurando-se de que elas acabem se desfazendo no ar.
Se você está procurando algo interessante e divertido de ler, pode pegar Tão Ontem sem medo. Garanto!
xx
informações
Título: Tão Ontem
Autor: Scott Westerfeld
Número de Páginas: 314
Edição: 1ª – 2007
Editora: Galera Record
Preço: R$42,90
Classificação:
10 Comments
Maccky
06/08/2012 at 1:19 pmAcho este livro muito interessante, tem uma capa diferente e tenho muita curiosidade em ler. Adoro a serie Feios do Westerfeld, mas ainda não li nenhum outro livro do autor: Tao Ontem, Peeps, Midnighters, Leviatã daqui uns dias… Espero poder ler todos os seus livros ainda. (yn)\
Adorei a resenha e adorei conhecer um pouco mais deste livro não tao conhecido do autor.
Beijos ;*
@maackcruz
Mareska
06/08/2012 at 4:33 pmWesterfeld né, só podia ser bom <3
Hangover at 16
06/08/2012 at 5:44 pmNunca tinha ouvido falar nesse livro, mas gostei bastante da sua resenha! Tem uma temática bem interessante, e algo leve, pelo visto. Adorei!
xx carol
Sam
06/08/2012 at 7:41 pmGente, que interessante! DISTOPIA MINDFUCK, acho daora. E, mano, PARA DE ESCREVER RESENHA TÃO LINDAMENTE, faz favor. Obrigada, bjs. q
Byzinha
06/08/2012 at 8:04 pmNem escrevo, fica quieta, gafanhoto! OQ
Gabi
06/08/2012 at 7:42 pmAiin, Scott *-*
Eu me apaixonei louca e perdidamente pela serie Feios, e agora preciso desemperadamente conseguir as outras. Achei a idéia muito interessante, a moda é mesmo um governante autoritário. Vou conferir na certa!
Beijitos
Luly
06/08/2012 at 8:13 pmEu adoro os livros do Scott Westerfeld, ele é tão… versátil! Sempre trazendo alguma coisa nova pra gêneros que a gente ja ta acostumado a sempre ver mais do mesmo.
Eu não sei se você ja leu, mas aproveita que ja esta mergulhando nos trabalhos dele e pega Leviathan para ler! É um steampunk da 1ª guerra mundial, com tecnologia e manipulação de DNA (o nome do livro se da baseado no ‘dirigivel’ em que a mocinha anda, que, na verdade, é uma baleia). Na minha opinião ele é o melhor dos livros dele!
Poly
07/08/2012 at 12:40 amÕ que eu mais gostei desse livro foi a capa. Lembra as revistinhas que eu comprava na banca qdo era criança *___________*
Gostei bastante da sua resenha, estou sempre procurando livros divertidos para ler em alternancia com os mais intensos, vou dar uma pesquisada melhor nele e adicionar na lista ^^
Bjuxxxx
Byzinha
07/08/2012 at 2:04 pmEsse é o próximo da minha lista! O resumo é bom de mais, faz tempo que eu to pra ler ele, mas só agora consegui pegar emprestado <3
gisele
10/08/2012 at 8:16 pm/grin /grin /grin /grin /grin /grin /grin