Literatura

Solanin (Vol. 1 e 2), Inio Asano

edit

A um tempo atrás eu estava passando por aquela fase da vida em que não sabia muito bem o que fazer sobre o meu futuro. Ainda não tinha me formado, mas odiava meu curso da faculdade e só estava ali por pressão dos meus pais. Eu me sentia realmente perdida e sem saber pra onde correr. Quando Solanin caiu em minhas mãos, por um acaso bem grande, eu percebi que essa insatisfação é uma fase muito complicada, e que acontece, a maioria das pessoas, dos 6 aos 60 anos, mas torna-se ainda pior quando passamos por essa transição de jovens para adultos.
É esse espaço temporal de Meiko e Taneda. O jovem casal japonês se conheceu na faculdade, ambos vindos de cidades pequenas do Japão para conseguirem oportunidades melhores em Tóquio.

A gente precisa lembrar, no entanto, que planos geralmente são muito melhores no campo das ideias e que, uma vez que lidamos com a realidade, vemos que a nem tudo é um mar de rosa ou tão simples como pensamos.
Eles então se formam e decidem morar juntos como um casal – mas sem a parte em que a mãe dela tem conhecimento disso. Passam então a darem de cara com problemas banais, como o dinheiro para o aluguel ou almoço da semana seguinte.

Ele, trabalhando em horários estúpidos como designer, conciliando seu pouquíssimo tempo de sobra tentando convencer seus amigos a não abandonarem o sonho de conseguirem fazer a banda quase esquecida e de-vez-em-quando-ressuscitada, decolar.
Ela, absorta em um estado de eterna melancolia e tédio, aturando um chefe abusivo em condições absurdas de trabalho.
Mas se ela ao menos tivesse um sonho tão grande quanto de Taneda, faria um esforço maior para tentar fazer acontecer!

Só que ela não tem. Então decide abandonar sua vida morna e tentar fazer seu sonho acontecer (mesmo que ela não saiba ainda que sonho é esse…)
Meiko então, demite-se e vai em busca daquilo que todos estamos procurando mas não sabemos direito o que é.

Solanin é uma história cativante, do começo ao fim. Inio Asano trata com delicadeza e sobriedade esta fase complicada de nossas vidas, fazendo tudo parecer real e mais dolorido.
A história de Meiko e Taneda não acaba aí. Ela envolve muita música, dor, amizade e superação. Por isso, aconselho você a ir correndo procurar um exemplar e descobrir que Meiko e Taneda estão assim, dentro da gente.

Há um live action baseado nessa história. A adaptação é bem fiel, mas não emociona tanto quanto o mangá. Ele possui o mesmo nome e foi lançado em 2010, com Aoi Miyazaki como Meiko e Kengo Kora como Taneda.

Mangá cinco estrelas e muitos choros compulsivos.

informações


Título: Solanin (Vol. 1 e 2)
Autor: Inio Asano
Número de Páginas: Vol.1: 216 Vol. 2: 224
Edição: 1ª – 2011
ISBN: 978.85.254.2466-2 e 978.85.254.2467-9
Editora: L&PM
Preço: R$17,90 (cada)
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply