…quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem. (página 59)
Coraline é uma garotinha muito inteligente que acabou de mudar para um apartamento em uma casa antiga com 22 janelas e 14 portas. Ainda faltam alguns dias para o início do ano letivo e ela não tem muita coisa para fazer, nem com quem brincar. Ela adora explorar e passar o tempo com seus vizinhos que insistem em chamá-la de Caroline. E como uma ótima exploradora, ela tinha que saber o que havia do outro lado da porta que estava sempre trancada na sala de visitas.
Do outro lado, ela encontrou uma réplica de seu apartamento e outros pais. Sua outra mãe fazia uma comida deliciosa e seu outro quarto era repleto de coisas extraordinárias. Os animais falavam. Seus vizinhos eram bem mais interessantes e seus outros pais davam mais atenção para ela. Afinal, quem diz “não me importo realmente com o que você vai fazer – disse a mãe de Coraline -, desde que não bagunce nada.” (Pág. 14 ) não parece realmente se importar com a filha. Mas para ficar naquele mundo perfeito para sempre, ela teria que fazer uma coisa: transformar seus olhos em botões.
Neil Gaiman escreve uma história assustadora sobre como enfrentar seus medos. A linguagem é bastante simples e apesar de haver elementos fantásticos, não é tão fantasiosa a ponto de perder o foco da narração. Sim, é um livro destinado ao público infantil, mas com certeza irá arrepiar os mais velhos. Principalmente com as ilustrações de Dave McKean, que ganharam vida em meus pesadelos.
O outro mundo, que era bastante perfeito e divertido, acaba se revelando uma cópia mal feita e sem amor do mundo em que Coraline vivia. E você deve estar pensando na pobre Coraline, do outro lado da porta, vivendo perigosamente ao lado de criaturas que fingem tão bem serem seus pais e conhecidos. Mas ela não está sozinha nesta aventura. O gato preto que vai e vêm entre os dois mundos irá ajudá-la, e ele é um personagem muitíssimo interessante e arrogante, como todo felino deve ser.
– Nós… poderíamos ser amigos, sabe? – disse Coraline.
– Nós poderíamos se espécimes raros de uma raça exótica de elefantes africanos dançarinos – respondeu o gato. – Mas não somos – acrescentou felinamente depois de disparar um rápido olhar para Coraline -, eu não sou. (pág. 40)
Com muita sabedoria e coragem, Coraline irá fazer de tudo para sair desse mundo distópico e de quebra, ajudar as três crianças que estão esquecidas no armário. E eu a admiro bastante por isso. Qualquer outra criança começaria a chorar ou ignorar a situação que estava sendo imposta pela outra mãe, mas nossa protagonista é bastante destemida.
– Eu não quero tudo o que eu quiser. Ninguém quer. Não realmente. Que graça teria ter tudo o que deseja? Em um piscar de olhos e sem o menor sentido. E daí? (pág. 116)
Na orelha do livro tem escrito que Coraline é a rival contemporânea de Alice no País das Maravilhas e até pode ser, Gaiman transmite muita tensão e a leitura de poucas horas é uma verdadeira viagem, mas não faz tantas metáforas. Eu, que nem tinha visto a animação baseada na obra, me surpreendi bastante com o enredo e garanto que vocês irão adorar.
Sorteio
A editora Rocco é patrocinadora da Dominação Distópica e irá sortear, juntamente com o WT, um exemplar de Coraline para você aprender que deve sempre acreditar no poder do bem contral o mal. Dê sua entrada no Rafflecopter e boa sorte!
Informações
Título: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Tradução: Regina de Barros Carvalho
Número de Páginas: 160
Edição: 1ª – 2003
Editora: Rocco
Preço: R$31,00
Classificação:
Postagens Relacionadas:
34 Comments
Mai
17/05/2012 at 8:45 pmAdorei! =D
Neil Gaiman me fascina. Vc tem q ler a série de Sandman *–* /smile
thanny
17/05/2012 at 8:48 pmeu quero, mas tem mesmo 75 volumes??? o.o
Mai
18/05/2012 at 6:15 pmSim… Só que a Rocco lançou o “resumão” em duas edições só. Sandman é bem curtinho, aí deu pra juntar os 75 em apenas duas edições. É massa! Vc vai amar a Morte. =D /smile
Jessyka Stark
17/05/2012 at 8:59 pmNeil Gaiman é fantástico! Amo muito, principalmente Coraline , Sandman e Stardust!!
Rennan Victor
17/05/2012 at 9:13 pmEu já assisti o filme e gostei muuuito!
Mas ler o livro eu ainda não li, e caso eu não ganhar este sorteio vou compra-lo’
Felipe Viana
17/05/2012 at 9:21 pmJá fazia um tempo que queria ler esse livro
Gabi
18/05/2012 at 12:11 pmNossa Thanny, que legal! Eu não imaginava que esse livro era assim. participando com certeza, agora fiquei mega curiosa!
Beijitos
Lidiane Carvalho
18/05/2012 at 12:22 pmAdoro Neil Gaiman, li a alguns anos Coraline, foi o primeiro livro do Neil Gaiman que li e adorei. Gosto do jeito como escreve e nos conta histórias e desperta cossa curiosidade para saber o que vai, é como ir montando um quebra cabeça.
Ceile
18/05/2012 at 1:42 pmNossa, não sabia que esta história era assim =O
Quando comecei a ler a resenha, logo imaginei Alice no País das Maravilhas mesmo, e assim como ele, deve ser uma tremenda viagem, mas com um pouquinho mais de terror.
Um beijo!
Blenda
18/05/2012 at 2:02 pmEu já vi o filme e adorei !!! Quero muito ler o livro e caso não ganhe o sorteio, vou comprá-lo!! /cute
Ariana Alves
18/05/2012 at 2:02 pmComecei a ler ontem um livro de Gaiman – Lugar Nenhum, mas ainda n posso dizer mto sobre o livro.
Coraline parece-me uma espécie de terror infantil e gosto dessa premissa.
Adoraria poder ler o livro. /blink
Bjus
Nâna
Byzinha
18/05/2012 at 2:27 pmCoraline está entre os meus “must read one day” kkk .-. Tenho que ler Neil Gaiman em geral, tbh, mas minha lista está tão extensa D;
Kamila Wozniak
18/05/2012 at 4:31 pmAi to sumida, que vergonha :S hehe
Menina … eu vi o filme já faz um bom tempo … e acho fantástico … como sempre os detalhes dos livros são sempre melhores neh …
Fiquei bem curiosa pra ler 🙂
Beijosss
/grin
Layn
18/05/2012 at 4:47 pmEu já li Stardust e Coraline do Neil Gaiman (um dia vou criar coragem pra resenhar Stardust, um dia…) e acabei de comprar os dois volumes de Coisas Frágeis no Submarino. To esperando feito doida eles chegarem. <3
Tanto Coraline quanto Stardust me passaram a mesma impressão: a história começa leve, infantil, sem pretensão nenhuma e depois vai se tornando cada vez mais tensa. Passei a amar² essa característica nos livros dele, e to tentando ler outros livros pra ver se todas as histórias começam dessa forma.
E na minha opinião se o próprio Neil Gaiman se animasse pra produzir as adaptações das obras pro cinema, o Tim Burton seria colocado na lama (criando polêmica, êê!).
Davi Araújo
19/05/2012 at 10:22 pmSempre quis ver o filme, mas sempre deixo passar! O livro parece ser ótimo, infanto-juvenil mas bem sombrio! O enrredo é bem interessante também, com essa troca de pais. Fora que sempre quis ler um livro do Neil Gaiman!
Carol Almeida
20/05/2012 at 2:32 amMeio sinistro esse livro… começa maior inocente, e quando você vê, já está roendo as unhas e encolhido de medo! Isso é uma coisa boa, porque as histórias não ficam só naquela coisa infantil, pegam um caminho diferente, que mistura a tensão com a inocência. O filme é assim, e eu o adoro, principalmente por ser feito por stop motion, e por causa das sensações transmitidas por ele.
Muito ansiosa para ler novamente o livro! /grin
Andreza
20/05/2012 at 10:25 pmAdoro Alice, provavelmente Coraline é muito bom e prende o leitor. Muito a fim de ler.
Katia Ferreira(katiakrugger)
20/05/2012 at 11:00 pmA resenha ta bem legal.Ainda não li nada de Neil Gaiman,bom eu acho rsrsrs.Não consigo ver o filme já pego ele passando pela metade mas o pouquinho que vi achei lindo!!!Nem sabia que tinha livro,quero ler com certeza.
BJS
Bianca Unf
21/05/2012 at 4:56 pmNeil Gaiman é fantástico ^^
Não achei Coraline um livro assustador, eu achei os desenhos que tem no livro algo assustador, mas a estória não achei nada. Acho que para crianças de 8 até uns 11 anos assustaria. Eu amo esse livro e também a animação que ficou ótima /gosh
Brenda Dias
21/05/2012 at 5:42 pmLivros com fantasia como este sao otimos para o publico infantil e tambem para os adultos que gostam de tal tema – Como eu! HAHA! /grin Eu adoraria le-lo, mesmo se eu fosse uma criança… Livros com suspense e/ou terror dao um friozinho na barriga gostoso! E ah, animações sao sempre muito bem vindas! Espero ganha-lo e le-lo! /blink
Karen Alvares
21/05/2012 at 5:55 pmEu quero muito ler esse livro. Desde a primeira vez que vi comentarem sobre ele, fiquei doida. É para todas as idades… fantasia, eu acho, é para todas as idades, pois quem deixa de ter imaginação está perdido. E é basicamente imaginar. A resenha tá linda, instigante e cheia de emoção, como parece ser o livro. /cute
Bruna Mateus da Silva
22/05/2012 at 12:03 pmNossa adorei a resenha, com certeza uma história de arrepiar!
Ótima resenha também Nat!
Beijoooocas
Maíra Souza
22/05/2012 at 1:17 pmCoraline é fantástica!
Tive a oportunidade de ler o livro e também ver o desenho.
Uma ótima leitura!
Nos mostra que o mal tem suas faces, “boas” até. Mas podemos descobrir a tempo e nos livrar dele. =)
Eu adoro Coraline e gostaria muito de ter um exemplar dele. *_*
Ótima resenha!
BjO
Cássia Oliveira
22/05/2012 at 10:13 pmAmei a resenha e fiquei bem curiosa pra ler essa aventura! O gato preto na história é um bônus pra mim, que AMO gatos, especialmente pretos!
Lucia Marina
23/05/2012 at 10:20 pmLeio sobre a série Sandman há anos, mas nunca li a obra /confuse . Sou louca para ler os livros dele, e adorei a resenha de Coraline (outro dia estava passando uma animação na TV, mas não quis ver sem antes conferir o livro), por que vivo adiando a compra destes livros, hein?
joice
25/05/2012 at 12:56 amEu amooooo Coraline, sou louca para ler esse livro, depois do
Mateus Dantas
25/05/2012 at 2:24 pmeu nunca li nada do Neil, mas sempre tive ótimas referencias, e adoro estorias voltadas pro público infantil. Quero ler.
Celso Ricardo Freitas Cavalcanti
26/05/2012 at 3:00 pmGosto muito dos livros do Neil Gailman ( Coisas Frágeis, Deuses Americanos, Lugar Nenhum e Mr. Punch). Achei a resenha muito boa e gostaria de ler o livro do sorteio. Participando!!!!
Clara
27/05/2012 at 8:24 pmAo meu ver, Neil Gaiman é o Deus da literatura! Não tem um único livro deste homem que eu não ame (quem já leu Sandman sabe o que estou falando) e Coraline é um dos meus xodós (pena que uma “amiga” tenha perdido o meu exemplar ¬¬). Por isso gostaria muito de ganhá-lo. *o*
Jessica Moura
28/05/2012 at 10:14 pmNão sabia que existia esse livre /cute
Vi o filme trailer do Tim Burton e adorei e mal posso esperar para poder ter a chance de pegar esse livro para ler. Tenho muito vontade de conhecer todo esse universo.
Gabriela
29/05/2012 at 4:33 pmOla!
Fiquei apaixonada por essa resenha. /cute
Nunca li algo parecido, espero ganhar o sorteio!
Bjokas
Rita Gomes Neves
08/06/2012 at 6:37 pmAdorei ter ganhado! felizmente ainda não vi o filme, pois prefiro ler o livro primeiro! Valeu!
Resenha do livro Coraline no Distrito 2 « Dominação Distópica
09/06/2012 at 12:56 am[…] Veja a resenha completa aqui. Compartilhe: Pin ItGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]
Who's thanny? » Arquivo » #MergulheEmNeilGaiman: Concorra ao novo livro do Gaiman, O Oceano no Fim do Caminho!
26/06/2013 at 5:25 pm[…] é conhecido pela famosa série de quadrinhos Sandman e pelo livro – já resenhado aqui – Coraline. Seu novo livro “é uma história sobre magia, o poder das histórias e […]