O Livro do mês de fevereiro no Clube da Leitura foi Os 13 Porquês, do escritor americano Jay Asher. É uma história melodramática que vai fazer você pensar no quanto seus atos influenciam na vida das outras pessoas.
Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Bake – uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
I hope you’re ready, because I’m about to tell you the story of my life. More specifically, why my life ended. And if you’re listening to these tapes, you’re one of the reasons why.
Os 13 Porquês é um livro de romance e suspense, tem poucas páginas, então você pode ler numa tarde. A história é triste? Sim. Pesada? Sim. Chocante? Sim. Mas é algo que vale a pena ler.
O autor narrou a historia por Clay Jensen, que percorre todos os lugares que Hannah comenta em sua gravação. Não temos flashbacks para saber o que realmente aconteceu com a suicida, apenas o que ela diz que aconteceu e o que Clay se lembra de ter acontecido, pois é óbvio que ele não estava presente em todas as situações. A descrição de todos os momentos estava perfeita, Hannah é uma ótima narradora, adorei quando ela ficava irônica! Mas os personagens não foram caracterizados o suficiente pra imaginarmos como eles seriam de fato, vai da cabeça de cada um.
You don’t know what goes on in anyone’s life but your own. And when you mess with one part of a person’s life, you’re not messing with just that part. Unfortunately, you can’t be that precise and selective. When you mess with one part of a person’s life, you’re messing with their entire life. Everything. . . affects everything.
Hannah sofria bullying, não tinha amigos, era alvo de boatos, assediada… Encontramos uma protagonista totalmente frágil e inocente. Mas o que mais me irritou foi porque ela não se impôs em algumas situações que teria evitado que várias outras acontecessem, ela deixava se levar. Alguns motivos que ela usa para explicar o suicídio são bastante supérfluos, mas como ela diz, tudo se tornou uma bola de neve. Nunca sabemos como uma outra pessoa irá lidar com determinada situação. No debate do Clube da Leitura, chegamos à conclusão de que Hannah já sofria antes de tudo, antes do primeiro porquê.
O livro mexeu bastante comigo. Eu sempre vivo as protagonistas. Eu encarno a personagem na hora da leitura. E o excesso de melancolia e coisas ruins fazem você pensar… não em se matar, mas no que leva outras pessoas a tomarem essa atitude.
Acho que Clay pensa o mesmo quando termina de ouvir todas as fitas. Porque ele tenta mudar, perceber os outros ao seu redor. O final foi um tanto desesperado, mas gostei bastante do livro. Porém, não recomendo à pessoas que sofrem de depressão, pois vários gatilhos podem ser acionados, ou menores de 14 anos. O site, 13 Reasons Why tem a gravação das fitas para quem quiser ouvir, achei bastante interessante. Boa leitura!
Novidade!
Os 13 Porquês será adaptado para os cinemas pela Universal Pictures e a personagem principal será interpretada por Selena Gomez. Há rumores de que Logan Lerman fará o papel de Clay, mas nada foi confirmado.
Jay Asher, o autor do livro, aprovou a escolha de Selena, tanto que foi até Los Angelesse encontrar com a garota, confira a foto:
Informações
Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Tradução: José Augusto Lemos
Editora/Selo: Ática
Nº de Páginas: 256
Edição: 1ª – 2009
Preço: R$33,90
Classificação:
Postagens Relacionadas:
13 Comments
Carolina
15/02/2011 at 6:15 pmEsse é um filme que eu deifinitivmente não quero ler HAHA não suporto a Selena Gomez. Argh!
Mas enfim, esse livro tá na minha lista do skoob há muito tempo, mas por algum razão nunca comprei. Já li algumas poucas resenhas sobre ele, mas essa sua fez minha vontade de comprá-lo crescer e muito! haha
Beijos xx
Mariana Ribeiro
15/02/2011 at 6:48 pmAdorei sua resenha Thanny, e espero poder ler este livro algum dia. Certamente já está na minha lista de desejados. Ao contrário da Carol, eu gosto da Selena rsrs. O filme parece que vai ser bem bacana.
Bjos.
Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.
Karine Marinho
15/02/2011 at 6:48 pmAin, sou LOUCA por esse livro, queria muito ler, mas ele é meio salgadinho (tudo é caro pra mim hehe), então eu acabo deixando pra depois 😛
Beijos,K.
Girl Spoiled
Kellen Baesso
15/02/2011 at 7:11 pmFaz tempo que esse livro está na minha wishlist. Teve um dia desses que estava bem barato e não consegui comprar, que raiva.
Espero poder ler logo.
Não lembro de ver a Selena atuando. Então até darei uma chance ao filme, claro, depois de ler o livro.
Beijos
Camila
15/02/2011 at 10:06 pmBom, até que gostei do livro, embora em algumas partes ele tenha se tornado um pouco maçante; So não gostei da personagem principal.
Thanny indiquei você para um meme no meu blog, passa la http://worldsofbooks.blogspot.com/2011/02/meme-vale-pena-ler-de-novo-extra.html
Beijos
Camila Soares
World Of Books
Natália Puga
15/02/2011 at 10:22 pmFUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
PORQUE ESTRELAS DA DISNEY SEMPRE QUEREM ACABAR COM ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS?
Nataly
16/02/2011 at 10:23 amAdoro a Selena <3
Antes do filme, com certeza tenho que ler o livro. 🙂
Nataly Nunes
http://www.critiquinha.com.br
?m?nd? ?
16/02/2011 at 5:51 pmEi, fiz um meme literário no meu blog e gostaria que você também respondesse as perguntinhas! http://migre.me/3TfB7
Beijinhos! :*
Caroline Juliane Bonifácio
16/02/2011 at 6:53 pmAdorei a resenha! Estou louca para ler este livro deve ser sem duvidas muito bom! Se o Logan estiver o filme então está tudo lindo 😛 hushsu'
Beijos
Carol {SobreUmLivro}
Miss Carbono
16/02/2011 at 7:14 pmAchei a história do livro meio barra pesada. Não sei, o tema suicidio é um tema muito complicado pra mim.
Teh
thaic.
17/02/2011 at 12:13 amEu já quase chorei na resenha, então nem imagino o que livro vai fazer comigo, rs. Achei a capa a coisa mais linda, e fiquei muito interessada na história. Se bem que, como você disse aí, pra depressivos pode ser meio tenso. E eu sou – não digo depressiva, – mas bastante sensivel. A Marian Keys já me arrasta pro buraco, imagina um livro a sério sobre o assunto. Mas fiquei muito tentada a ler, então vou colocar meus neuronios em risco.
E eu detesto a Selena, mas sou apaixonada pelo Logan Lerman, então se ele fizer o filme e eu gostar do livro eu vejo, rs.
Beijo, beijo,
T.
~TrêsLápis~
Carol
17/02/2011 at 3:19 amTenho o livro e quero ler. Fiquei com vontade de ouvir tb o.o
Mas hey, Selena não hein?
Byzinha
26/11/2011 at 6:53 pmARG. Ainda to tentando me acostumar com a ideia. Para mim, a Hannah era LOIRA. E o Clay não tem NADA A VER com o Logan. Ta bom que todo mundo fala que ele é o cara mais bacana que eles conhecem, etc, mas na minha cabeça ele tem a aparência mais forte, não delicada como o Logan.
O Logan é um ótimo Charlie (Perks). E é principalmente isso que me faz chegar a conclusão de que ele NÃO É um bom Clay. Taylinho seria melhor, mas nem ele entra na minha lista.
TO REVOLTADA.