Desde que li o primeiro capítulo de Jogador nº 1, sabia que este livro era diferente dos demais. Nunca li nada parecido. Nunca. Se ter altas expectativas é um problema para alguns leitores, para mim foi algo que nem precisou ser discutido. A leitura foi além e atingiu um nível totalmente alto no meu conceito. HYPE, HYPE, HYPE!
O Jogador nº 1 é um livro completamente cheio de referências à cultura pop dos anos 80, então se você viveu nessa época, prepare-se para uma sessão de nostalgia. Apontado como “um novo Matrix” pela USA Today, posso afirmar que o livro é absolutamente GENIAL! Não sou gamer e não vivi nos anos 80, mas vai por mim…
Em 2044, o mundo não está em seu melhor momento. Há muita pobreza, poluição e um superpovoamento do planeta. A maioria das pessoas prefere escapar desta realidade conectada na plataforma OASIS – uma utopia virtual que permite a seus usuários ser o que eles quiserem -, criada pelo excêntrico James Halliday.
Sendo que Halliday morre, dono de uma fortuna estimada em 240 bilhões de dólares, e não possui nem um herdeiro. Mas ele já tinha pensado sobre isso e criou um vídeo testamento para anunciar a todos os usuários do OASIS que escondeu um Ovo da Páscoa (easter egg) dentro do jogo e a primeira pessoa a encontrá-lo ficará com todo o dinheiro. Para ajudar, ele diz o primeiro enigma a ser desvendado:
Três chaves escondidas abrem três portões guardados
E três boas qualidades deverão ser inerentes ao errante avaliado
Quem demonstrar ter os exigidos predicados
Chegará ao fim, onde o prêmio será alcançado
Halliday também disponibilizou um almanaque com mais de mil páginas sobre sua vida e sua paixão por games e a cultura pop dos anos 80. O mundo simplesmente para. Há uma nova esperança e todos se agarram a ela. Eles vão fazer de tudo para encontrar o ovo. E se Halliday queria todo mundo compartilhasse das mesmas obsessões que ele, ele deveria estar vivo para ver os anos 80 na moda novamente.
Nosso protagonista, Wade Watts, também conhecido como Parzival, foi a primeira pessoa a ter o nome no topo do placar ao encontrar a primeira chave do enigma. E ele irá narrar toda a sua história para nós. Porque muitos escreveram livros e fizeram filmes, desenhos e minisséries sobre ele, mas nada chegou perto da verdade.
Para quem ainda não entendeu, as pessoas passam o dia todo conectadas no OASIS, muitas delas cresceram na plataforma. Elas estudam e trabalham… e até tem um pouco de romance com os relacionamentos virtuais. Em até que ponto isso seria bom?
Morrow escreveu em sua biografia que (…) sentia que o OASIS tinha se tornado algo horrível. “Tornou-se uma prisão autoimposta à humanidade”, ele escreveu. “Um lugar agradável para que o mundo se escondesse de seus problemas enquanto a civilização humana lentamente ruía, principalmente por negligência.”. pg 156
No mundo real, essas pessoas são classificadas como antissociais. Elas possuem dificuldade de interagir com outras pessoas e ficam nervosas só de pensar na possibilidade de ter um contato físico, ao contrário da vida online, em que elas são super legais e rodeada de amigos. Para mim, isso já existe nos dias de hoje. Reflita um pouco.
Wade e os outros caça ovos, como ficaram conhecidos os participantes do concurso, além de ter como objetivo encontrar o ovo, compartilhavam do mesmo ódio aos Seis, avatares da IOI (Innovative Online Industries) que trabalhavam para conseguir toda a fortuna de Halliday e principalmente, acabar com o OASIS que todos conheciam. Eles colocariam anúncios por todos os lados. O anonimato e a livre expressão do usuário tornariam-se coisas do passado. Toda aquela utopia virtual se tornaria uma distopia.
Com uma narrativa que irá te envolver a ponto de fazer você se sentir dentro do OASIS, prepare-se para muita ação, aventura, enigmas e até um pouco de romance. Jogador nº 1 é sem dúvidas, um dos melhores livros de ficção dos últimos tempos.
Para surpresa de muitos leitores, esse é o primeiro livro de Ernest Cline, um completo geek apaixonado pela cultura pop. Tenho certeza que muitos irão adorar as referências do autor, eu, que nem cheguei a viver nos anos 80, fiquei eufórica com as possibilidades oferecidas pelo OASIS. Tive até que fazer uma lista dos filmes citados para assistir depois, dentre eles: Jogos de Guerra; Academia de Gênios; Minha Vida é um Desastre; A Vingança dos Nerds; Viagem ao Mundo dos sonhos; Monty Python: Em busca do cálice sagrado.
O autor não peca nas descrições detalhadas dos fatos e mundos criados no OASIS. Se você me pedir para contar um único ponto negativo de todo o livro, eu acho que diria que o final, pois não queria que acabasse.
Os personagens que estão no convívio do Parzival são bem explorados e seu melhor amigo, Aech, se tornou um dos meus preferidos. A destemida Art3mis também não fica atrás, ela é uma pessoa bastante focada e irá distrair um pouco nosso protagonista.
Jogador n° 1 teve os direitos autorais comprados pela Warner e sua produção está sendo divulgada como o próximo Avatar dos efeitos especiais. Quem sabe também façam o game, mas claro, que bem longe da realidade do livro.
Clique aqui e leia o primeiro capítulo.
Sorteio
Em parceria com a editora Leya, que é patrocinadora da Dominação Distópica, iremos sortear um exemplar de Jogador nº 1. Pronto? Participe!
Informações
Título: Jogador nº 1
Autor: Ernest Cline
Tradução: Carolina Caires Coelho
Número de Páginas: 454
Edição: 1ª – 2012
Editora: Leya
Preço: R$34,90
Classificação:
49 Comments
Sam
08/05/2012 at 5:18 pmOlha, não vou mentir e vou admitir que eu tinha me interessado por esse livro por causa da capa. Ô COISA LINDA, meio TRON, com essa iluminação e tal. Mas não tinha lido sinopse nem nada, não até sua resenha. E……………………………. dude, parece que as semelhanças com TRON não param na capa. ENFIM, posso estar enganada, porque não li o livro ainda, mas pretendo tirar a prova real eventualmente.
thanny
08/05/2012 at 5:19 pmÉ uma mistura de Tron, Matrix e Gamer… essa capa é perfeita, esse livro é perfeito!!!
Kellen Baesso
08/05/2012 at 5:29 pmUau, Thanny, amei sua resenha.
Eu tinha lido o nome do livro, mas não tinha conferido nenhuma resenha ainda. Fiquei alucinada, quero muito ler. Acho que vou gostar muito.
Espero ter sorte no sorteio.
Beijos /blink
Letícia Santos
08/05/2012 at 5:53 pmEstou muito curiosa com esse livro. Não li uma resenha negativa!
Também não vivi nos anos 80 e nem gosto muito de games, então acho que não vou entender as referências muito bem, mas enfim..
Fiquei muuuuuito interessada pelo OASIS.
Vou participar da promoção! /smile
Allana Odorizzi
08/05/2012 at 7:24 pmRealmente GENIAL²! Estou querendo este livro desde o lançamento! *-* Eu também não vivi os anos 80 e muito menos sou viciada em games, mas me vi interessadíssima nesse mundo criado pelo autor só através de resenhas! É um dos meus tops desejados no momento, quero ler logo pois parece realmente muito bom! Obrigada, adorei a resenha! /blink
Luisa Freiheit
08/05/2012 at 9:02 pmEu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas já estava com vontade de ler! A primeira coisa que eu notei é que, apesar de ser uma distopia, o livro parece ser bem diferente dos outros livros desse gênero que estão “surgindo” atualmente. Eu não sei se foi só na resenha que vc não deu um super enfoque no romance no livro, mas eu espero que realmente seja mais sobre a caçada.
E não posso deixar de comentar: Finalmente um livro que eu não vou precisar esperar meses e meses pra saber o final da história.
Ah, participando da promoção! (Penny Pe)
Juh Sutti
09/05/2012 at 2:43 amOba, adorei a resenha!
Queria muito saber do que realmente se tratava o livro, tinha lido a sinopse mas mesmo assim não era o bastante.
Que bom que você gostou, assim fico mais animada ainda!
Beijos /blink
Livros e blablablá
Gabi
09/05/2012 at 1:26 pmNossa, Thanny, eu não tinha ligado muito para esse livro (na verdade, nem sinopse li) mas estou vendo que eu vou amar ? Sou completamente viciada em jogos *w* e adorei a sua descrição do livro. Também não sei da década de 80, mas se fosse a de 90 seria nostalgia pura.
Participar da promo, já!
Beijitos
Andreza
09/05/2012 at 4:10 pmComo sempre, excelente resenha. Fala sobre o livro deixando um pouco de curiosidade. Eu não conhecia esse autor, não, mas parece que essa obra é bem complexa e inteligente. Adoro cultura retrô, então, com certeza, essas referências me deixaram ainda mais interessada em ler o livro. /love
Dryh
09/05/2012 at 4:22 pmNossa…Como essa capa me encantou!!!
Já tinha lidos algumas resenhas desse livro antes e havia adorado!!!
Achei a história muuito interessante, fiquei muitissimo curiosa!!!!
Artur Ramalho de Oliveira
09/05/2012 at 8:21 pmTambem considerei achando que era meio Tron pela cada,mas pelo o que li na resenha, é algo inovador, no Skoob, ele é um dos livros mais buscados por quem quer ler,gostei muito!
Karen Alvares
09/05/2012 at 9:03 pmAo contrário do pessoal aqui nos coments, não foi a capa que mais me encantou. Foi realmente o fato de ter referências aos anos 80! Achei isso sensacional, e o modo como se encaixa na história. E o fato de ser um livro único!
Nossa, tô doida para ler. Eu não posso mais ler resenhas assim como a sua. Fico doida coçando os dedos pra ir comprar o livro!
E adorei o fato de que vai virar filme. Se tiverem um bom cuidado, vai ficar demais! /grin
Igor
09/05/2012 at 9:53 pmFaz tempo que quero ler esse livro.
Sensacional.
Além do mais, a história é narrada no futuro, e eu particularmente, gosto muito.
Nattacha
10/05/2012 at 1:55 amNunca tinha ligado muito para esse livro, mais ultimamente as resenha que tenho lido só me encantam ainda mais, o protagonista parece ser um encanto, mais o que mais me agradou foi o plano de fundo do livro, os anos 80, não nasci nele, mais achei incrivel o enredo do livro e ainda mais por poder conhecer essa epoca. Fiquei bem curiosa para saber como o ‘protagonista’ virtual vai se sair no fim dessa “caça ao tesouro”. Super adorei e resenha!
Beijos :*
Luciana Mara
10/05/2012 at 11:15 pmEI Thanny!
Eu duas palavras: eu preciso!
Empolguei com a resenha.
Nos anos 80 eu era um bebê, então também não conheço muita coisa desta década, mas adorei a proposta.
Na lista!
BJins
cinthia oshiro
11/05/2012 at 4:24 ammuito boa sua resenha um livro pop, tenho muita vontade de ler esse livro, depois que fiquei sabendo que esse livro vai virar filme.
Davi Ferreira
11/05/2012 at 5:58 pmDeuses, esse livro deve ser MUITO FODA !!
Só essa sua resenha já me deixou completamente louco por ele. Vou logo ler esse primeiro capítulo.
Abraços.
Raphaela
12/05/2012 at 12:42 pmOie Thany!
Eu estou com o livro pra ler aqui em casa. Meu amigo me emprestou e disse ue é sensacional. Eu saltei sua resenha (mas depois que eu ler, volto aqui pra comentar direitinho), mas uma coisa que foi comentada comigo e e =u gostei muito foi as referencias aos anos 80! Fantástico! Sem contar que a historia em si parece ser muito legal.
Beijokas!:*
Raphaela
Equalize da Leitura
@EqualizeLeitura
Gaby Yuu
12/05/2012 at 12:45 pmAhh Livro super interessante !
A sua resenha fico otima
Deu mais vontade de ler :/
Já li o primeiro capitulo
e fiquei louca pra ler o resto !
beijos. /sigh
Maíra Souza
14/05/2012 at 5:37 pmParticipando! /smile
Rafaela Regis
14/05/2012 at 6:14 pmAinnn.. mininaa que capa é essa!! ^^ muitoooo lindaaaa!!!
Nooossa com referencia dos anos 80 o.O muuito interessante!! Sem falar que tem uma charadas no meio.. e caramba uma caçada ^^^# adoro
E realmente o tema é bem atual, hoje em dia é assim mesmo (tiro pelo meu irmao que passa o dia jogando na net ¬¬) mas vou confessar que eu fiquei curiosa para ler =D
=*
Leila
15/05/2012 at 12:06 amAdoro suspenses e enigmas! E adoro coisas sobre os anos 80. Então, acho que vou amar o livro!
ruama
15/05/2012 at 10:13 pmQuero muito ganhar esse livro,amei a resenha. /smile /blink
Resenha e Sorteio do livro Jogador Número 1 no Distrito 2 « Dominação Distópica
16/05/2012 at 10:29 pm[…] Veja a resenha e a página de sorteio aqui Compartilhe: Pin ItGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. […]
Ariana Alves
18/05/2012 at 5:25 pmO título e a capa já haviam me chamado a atenção.
Sou do final da década de 80 (então é claro q n lembro de nada afinal tinha 1 ou 2 anos de idade) mas adoro esse clima retrô do livro.
Não conheço nenhum dos filmes q vc citou q consta no livro kkkkk
É distopia mesmo esse livro?
Bjus
Nâna
thanny
18/05/2012 at 6:07 pmEu também não conhecia nenhum filme, por isso fiz a listinha pra assistir depois… e ainda não vi HAHAHAHAHA
A distopia do livro é justamente essa crítica a sociedade que desistiu do convívio social para viver na realidade virtual, essa é a utopia deles, mas não é nada bom, pois como disse na resenha, o mundo está ruindo por falta de interesse das pessoas. E dentro disso, ainda tem a distopia que a IOI quer implantar caso ache o ovo da páscoa, é muito interessante e genial.
Beijos
Danielle Nunes
18/05/2012 at 5:49 pmOlha, nem li a sinopse, confesso, mas eu costumo escolher os livros pela capa e essa me atraiu muito. Espero ganhar! /smile
steph
19/05/2012 at 2:55 pmEu estou desesperada por esse livro, de tanto que leio resenhas positivas sobre ele! 😀 já estou participando e torcendo muito!!!
Davi Araújo
19/05/2012 at 10:34 pmTambém não vivi nos anos 80, mas sei que foi uma década agitada! rs. A premissa é muito boa! Todo o lance da OASIS, lembrando muito Matrix. Deve ser cheio de referências bacana da cultura geek dessa época! Super quero ler!
Talita
20/05/2012 at 3:08 amJá tinha lido uma resenha um tempo atrás. Acho que vou amar o livro por ter muitos pontos da cultura pop dos anos 80, apesar de ter nascido em 92, ainda peguei e gosto muito de muita dessa cultura que marcou minha infância. Tomara que eu ganhe! /grin
Resenha | Jogador Número 1 | Supernovo.net
20/05/2012 at 1:57 pm[…] Quer concorrer à uma cópia do livro? Clique aqui! […]
Henrique
20/05/2012 at 2:28 pmNão é por nada não, mas depois que li alguns trechos do livro fiquei interessadíssimo em lê-lo e tê-lo pra mim. Sou muito azarado com sorteios, mas estou concorrendo, mas mesmo que eu não ganhe por aqui (espero que ganhe) eu vou dar um jeito de achar alguém para me presenteá-lo com ele, KOSAKOSAAKOKSOSOKASOKAOKA. /blink
Amanda Gomes Amaral
20/05/2012 at 8:09 pmOMG que resenha!Sempre quis saber sobre oque tratavva o livro,e foi beem esclarecedor ler isso.A-m-o distopias(apesar de achar q ultimamente estão ficando meio modinha) e já li esse ano li 4 e tem mais umas 7 na lista!Jogador numero 1 parece ser o tipo de livro que eu vou amar!quero muuito ler(e ganhar a promo né)!
Elis Miranda
20/05/2012 at 11:28 pmQuando vi essa capa pensei… ai que capa sem graça e nem me interessei pela sinopse #ShameOnMe
Agora quer muito ler e saber como as coisas se encaixam e lógico como acabam!
Bjo
Bruna Mateus da Silva
22/05/2012 at 12:16 pmOiiii Thanny, esse livro tem aquela cara de nerd mesmo né?!
Estou pensando em dar de presente ao meu namorado hahahaha.
Achei demais a história!
Beijoss
Luana Villwock Silva
24/05/2012 at 11:21 amEu nunca tinha imaginado que o livro era tão bom assim! Eu esperava algo completamente diferente, a sua resenha me conquistou, vou ler ele o mais rápido possível! Afinal sou uma geek e acho que esse livro não podia deixar de ser para mim.
Thiago Trisltz
24/05/2012 at 11:40 amA muito tempo que quero ler esse livro, tanto pelo fato dele ser considerado o novo matrix e pelo fato dele aparentar ter uma narrativa rápida e por ter muita ação, a resenha está muito boa e só depois de ler ela só fez aumentar essa minha vontade de ler.
Gabriel Monte
24/05/2012 at 5:05 pmEu ouvi sobre esse livro no podcast Matando Robôs Gigantes e fiquei muito empolgado. Com sua resenha fiquei mais interessado ainda em o ler.
Helder Faria
24/05/2012 at 7:11 pmTambém estou ancioso para ler “O Jogador numero 1” . Já tinha ouvido sobre o livro, e com essa resenhna fiquei muit mais interessado. /blink
Celso Ricardo Freitas Cavalcanti
26/05/2012 at 3:06 pmConcordo com a Karen Alvares, as referência com a cultura pop dos anos 80 é um atrativo. Quem utiliza em alguns livros as referências a cultura pop é o Stephen King – pro exemplo a série A Torre Negra. Espero ganhar.
Mateus Dantas
27/05/2012 at 3:12 pmé um livro que aparenta ter bastante ação, e eu adoro livros assim, quero ler este livro e tive ótimas referencias.
Mariana Ribeiro
27/05/2012 at 3:21 pmOlá, Thanny!
Eu fiquei super a fim de ler esse livro, principalmente pelo fato de fazer MUITAS referências aos anos 80. Eu também deveria ter curtido melhor essa época, eu nasci em meados da década, mas sempre fui stalker de tudo que remete a década perdida rs.
Adorei demais a sua resenha e certamente vou participar da promoção, espero ter sorte!
Mesmo que eu não ganhe, pretendo comprar o livro e já tem um lugar cativo na minha Wish List.
Bjos.
Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.
Dandra
27/05/2012 at 10:51 pmEu li recentemente o livro Pequeno Irmão, do Cory Doctorow e adorei, e esse livro Jogador Nº 1 me lembra um pouco dele. Por isso quero tanto lê-lo. Ah, ele me lembra tb o filme Tron o legado ^^
Bjo
Gabriela
29/05/2012 at 1:53 amOI!
Estou super interessado no livro, nunca li algo parecido.
Já o quero muito!!!
Bjs
Maíra K.
29/05/2012 at 12:44 pmSendo um pouco exagerada vejo até um pouco do NOSSO mundo nessa historia. Muitos deixam de ter uma vida social pra estarem conectados. É incrível ir ao um barzinho e a maioria de seus amigos estarem com um iPhone, um Smartphone postando tudo que acontece e, ao mesmo tempo, te contando tudo que tá acontecendo ao mundo. Gente que de, maneira alguma, consegue se desligar do mundo “virtual”…
Ricardo Pereira
30/05/2012 at 3:50 pmAnsioso para ler este livro, apesar de sonhar com uma edição com tradução revisada. Mesmo assim, vale a pena.
Rennan Victor
30/05/2012 at 9:58 pmEsse é o tipo de livro que eu gosto, livros com um enigma a se desvendar, futuristicos, que envolvam jogos e que são portadore sde uma otima leitura.
Se eu nao ganhar esse sorteio vou comprar o meu.
Fly
31/05/2012 at 4:02 amaaaaaaaaaaaaaaaaa… falta 15 min. pra acabar a promo! E bom, o livro tem “cara” de ser genial, né. E vamos ver se o Ernest Cline irá entrar pra minha lista de autores favoritos! 😀
Posts mais acessados em 2012! - Who's thanny?
14/04/2015 at 11:49 am[…] Link: (x) […]