(na nossa opinião, é claro!)
Que rock é o melhor estilo musical do mundo todas nós sabemos – a infinidade de influências que o gênero recebeu até se tornar o que é hoje criou um sem-número de variações e uma complexidade gigante. E a sensação de ouvir bons riffs de guitarra é uma das melhores do mundo.
A gente escolheu alguns dos nossos riffs preferidos.
BYZINHA
Esses dias aí eu estava num “John Mayer mood” ouvindo as músicas dele sem pular nenhuma e calhou do meu pai, que é guitarrista, chegar bem quando Edge of Desire começou a tocar. A primeira coisa que ele disse foi “que linha linda” todo encantado. Bem, Edge of Desire é minha música preferida do Mayer, mas não é a única que entra para minha lista de melhores riffs. Uma banda que talvez não seja rock ‘n roll suficiente para poder entrar para o hall, mas que tem muita coisa boa é Coldplay e seu Major Minus é uma das minhas músicas preferidas da banda exatamente por causa da linha de cordas. Para completar meu top 5, não poderiam faltar alguns clássicos: Kashmir (Led Zeppelin), Knights of Cydonia (Muse, sempre melhor ao vivo) e Killing in the name (Rage Against the Machine) mostram que um bom riff é capaz de mudar a vida das pessoas.
HYPIA
Vou citar, logo de cara, Smells Like Teen Spirit. Não é nada sofisticado, e já vi em material sobre música que executar essa daqui nem é tão difícil assim mesmo pra músicos iniciantes. E as próximas duas que escolhi talvez me chamem a atenção exatamente por passarem longe de serem sofisticadas: Back In Black (AC/DC – sim, aquela da abertura do filme do Iron Man) e Californication (Red Hot Chili Peppers). O combinado era escolher riffs de cinco canções cada uma, então vou citar Layla (Eric Clapton) e Stairway To Heaven (Led Zeppelin).
CAMBS
É um fato que não sou boa nessas coisas de fazer top X de qualquer coisa. Aqui mesmo já estou pensando nas outras milhares de músicas que não coloquei, é difícil. Ou seja, aqui, me aproveitei do fato de que algumas das músicas que eu pensei já foram citadas e entreguei na mão do meu eu guitarrista no ar escolher e voilà. Para encabeçar a lista vou dizer que um riff lindão é o de Wanted Dead or Alive do Bon Jovi (cof cof Stacee Jaxx), é aquela música que dá dois segundos já dá pra reconhecer e soltar um “MINHA MÚSICA”. Take Me Out do Franz Ferdinand é aquela musiquinha meio chiclete que fica por uma semana na cabeça. Enter Sandman foi a responsável pela tamborilação dos meus dedos por quase um mês e é facilmente reconhecível por ai. How Soon Is Now? do The Smiths é a parte mais clássica desse top 5 porque, aff, olha isso que amor. Por último, mas não menos importante, Supermassive Black Hole do Muse….porque eu quero.
NICHOLLAS
Bem… como o único ou um dos únicos representantes do grupo que gosta do metal morte e coisas mais extremas, também baterista de uma banda de metal, e super fã do rock e metal, minha lista de riffs icônicos nestes gêneros é um tanto quanto infinita. Porém tentarei contribuir de uma forma mais sucinta e que seja um meio termo entre o meu gosto e o dos leitores do blog. De toda forma sou uma pessoa de fases e que escuto certas coisas em certas épocas e vou fazer um playlist da mistureba de todo que eu acabei de dizer: Oblivion – Mastodon, BTBAM – Specular Reflection, Lazer/Wulf – Choose Again, Anciients – Giants e Witch Mountain – Shelter.
Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Quer participar? Então faça parte do grupo no Facebook.
12 Comments
Micael Petrúcio
08/02/2016 at 10:46 pmOutro guitarrista que nos deixou lindos riffs foi o hendrix.
Carlos
20/03/2016 at 10:35 pmTony Iommi, outro guitarrista que deixou sua marca no Rock e influenciou muitos guitarristas.
Sousa
05/06/2016 at 11:54 pmGosto muito de solos de guitarra, geralmente acompanho as bandas gospel como, oficina g3, metal nobre e outras. Acho show de bola!
Paulo
06/07/2016 at 8:53 pmExcelentes guitarristas, que bom que ainda temos bons guitarristas e suas excelentes músicas.
Carlos Barbosa
08/07/2016 at 9:24 pmUm dos melhores Riffs criados foi o do Hendrix em Spanish Castle Magic pra mim, aquela música é simplesmente foda, aquilo fica na cabeça. 🙂
vitor silva
29/08/2016 at 10:20 pmÓtimos guitarristas até estudo os riffs do Bon Jovi.
Marcia
10/12/2016 at 9:51 pmAngus Young é um mestre dos riffs sou fan
João ferreira da sivla
16/12/2016 at 10:21 pmMuito boa as escolhas parei para escutar a play list do spotify e acabei agarrado , parabéns pelo site sucesso ai
Antonio
13/02/2017 at 9:47 amAdmiro o trabalhos desses guitarristas. Curto muito ouvir e até tento imitar suas habilidades…rsrs, Mas lógico que não fico nem aos pés de qualquer um.
Tiago - Cifras
13/03/2017 at 6:10 pmExcelentes escolhas. Esses são realmente os maiores riffs jpa criados. Se for para colocar todos, certamente a lista seria imensa heh. Abraço!
bruno
31/05/2017 at 10:09 pmnossa de mais, com certeza uns dos melhores post que já vi parabéns, me lembrou velhos tempos rss
Luciano Oliveira
13/12/2018 at 7:42 pmGuitarristas de primeira. Tentar imitar as habilidades deles é que é complicado, agente tenta né rsrsrs, vocês estão de parabéns viu excelente site sucesso DEUS abencoe vcs hoje e sempre