Literatura

O Talentoso Ripley, Patricia Highsmith

O talentoso ripley livro

Muitos podem gostar do filme O Talentoso Ripley pela trama envolvente e tensa, pelo cast bem recheado de estrelas como Matt Damon, Jude Law e Gwyneth Paltrow, mas saibam que este filme é uma segunda adaptação para as telonas da obra escrita por uma das autoras mais icônicas do século passado quando se trata de dramas policiais e thrillers, Patricia Highsmith.

Tom Ripley, apesar de ser um personagem inteligente, não sabe lidar com as pessoas e acabou por viver de pequenos golpes, achando que viveria o restante da sua existência nesta inércia. No entanto, ele se encontra Sr. Greenleaf, um milionário que descobre que Ripley era um grande amigo de seu filho Richard Greenleaf, porém mal sabia que eles eram apenas conhecidos, e devido a esta proximidade incumbiu a ele uma tarefa de trazer seu filho de volta para casa, pois Richard se encontra na Itália e não pretende retornar.

WhatsApp Image 2017-02-07 at 21.12.31

Tom por ser um golpista viu nesta situação uma maneira de galgar na vida e sair de Nova York, cidade que odeia, assim como seus residentes e “amigos”. Por estes fatores e mais outros que nós vemos ao transcorrer do livro, percebemos que o personagem tem um desvio de personalidade e acaba por negar a mesma constantemente, além disso, ele não parece ter um alto controle de suas emoções principalmente quando é subvertido. Um dos enfoques maiores do livro não é a narrativa, ou a descrição das belas paisagens, ou até mesmo na tensão que ele gera ao passar das páginas, e sim no psicológico quebrado de Tom, que é um mix de prepotência, antipatia, solidão e negação da sua própria existência.

A narrativa é bem arrastada na primeira metade do livro, porém começa a acelerar quando Ripley começa a montar a sua teia de mentiras, o que acaba perturbando o personagem constantemente e cada situação de fuga ou liberdade dão a ele mais segurança a continuar a enganar a suas presas. Por fim, o livro consegue ser excitante, porém é bem possível você desgostar de Tom assim como os outros personagens da obra, no entanto vale a leitura por ser um bom clássico.

informações

Cortesia da editora para resenha.
Título: O Talentoso Ripley
Autor: Patricia Highsmith
Tradução: Álvaro Hattnher
Número de Páginas: 296
Edição: 2012
ISBN: 9788535920512
Editora: Companhia de Bolso
Preço: R$42,90
Classificação: ★★★½☆

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply