Literatura

O Menino que Via Demônios, Carolyn Jess-Cooke

o menino que via demonios

Há quatro anos, a filha de Anya tirou a própria vida. Agora ela está tratando de um garoto que parece sofrer da mesma doença. Alex diz que ele pode ver demônios, e que um deles, seu melhor amigo, se chama Ruen. Mas Ruen quer que Alex mate alguém. Será que Anya vai conseguir ajudar o garoto antes que seja tarde demais?

Esse livro me surpreendeu bastante. Narrado por Alex e Anya, o leitor faz suas suposições sobre o que é real e o que não é. Da inocência do garoto ao contar, em forma de diário, o seu dia-a-dia com Ruen e da análise psiquiátrica que Anya faz, comparando muitos sintomas com a sua filha esquizofrênica.

Alex começou a ver demônios na manhã em que soube que seu pai tinha ido embora. Esses demônios tem formas assustadoras, mas Ruen disse que eles são amigos. O próprio Ruen assume formas diferentes de acordo com seu humor, ora é um velho, ora um monstro sem rosto com um chifre vermelho, ora um garotinho muito parecido com Alex. Esses demônios gostam de sussurrar, de sugerir coisas ruins para as pessoas fazerem.

“Sei o que você está pensando: sou maluco e o Ruen existe por inteiro em minha cabeça (…). Que Ruen é um amigo imaginário que eu inventei por ser solitário. Bem, você estaria redondamente enganado se pensasse assim. Embora às vezes eu realmente me sinta solitário.”

Pág 23

A história é tão interessante, que você não consegue largar o livro. Apesar de abordar um assunto um tanto delicado/complexo, a linguagem é simples, fácil de ler. Com direito a várias citações legais entre alguns capítulos. Me diverti horrores com as piadas sem graça do Alex, numa tentativa de incorporar o personagem de Horácio, na peça teatral Hamlet. Mas também fiquei triste pelo garoto viver em condições precárias, com a mãe que sofre de depressão. Mesmo tendo 10 anos, ele é bastante inteligente para a idade, e adora aprender palavras novas, mas isso só para Ruen não chamá-lo de burro.

O que instiga a leitura é descobrir o que Ruen quer de Alex e de Anya. Ele faz um jogo psicológico que não afeta só os personagens, como o próprio leitor. Você quer acreditar no Alex, mas reflete e concorda com Anya, para algumas páginas depois mudar novamente de opinião. Confesso que sempre que estou em algum dia ruim, pensando em coisas negativas, lembro dos demônios vistos por Alex e mais uma vez questiono a existência deles.

“A maior peça que o Diabo já nos pregou foi nos convencer de que ele não existe.”

Charles Baudelaire

Acreditar ou não, vai de cada um. O livro em nenhum momento força algum tipo de religião para o leitor. E mesmo que o fizesse, continuaria sendo uma história que muda sua perspectiva de vida após a leitura.

SORTEIO

Quer ganhar um exemplar de “O Menino que Via Demônios”? Preencha o formulário e boa sorte!

a Rafflecopter giveaway

INFORMAÇÕES

 

Título: O Menino que Via Demônios
Autor: Carolyn Jess-Cooke
Tradução: Geni Hirata
Número de Páginas: 384
Edição: 1ª – 2012
Editora/Selo: Rocco
Preço: R$ 49,50
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

37 Comments

  • Reply
    Selma Marina
    24/06/2013 at 11:10 pm

    Adorei a resenha do livro! Agora to muito ansiosa pra ler o livro e achei a capa muito linda <3 Achei bem interessante as "quotes".

  • Reply
    Larissa Mirandah
    25/06/2013 at 12:25 am

    Eu fico realmente perturbada quando leio livros assim, eu gosto, porém, ao mesmo tempo essas histórias densas, profundas e que tratam temas assim acabam mexendo tanto com nossas emoções que você se conecta à história, e logo você começa a sentir tudo, tudo que acontece. Em contrapartida, eu adoro quando há no livro uma divergência de opiniões, você acredita em algo e logo em seguida muda de ideia, isso é maravilhoso, são em fatos assim que você percebe o quanto o autor ou autora sabem escrever uma historia, eles te dão dois lados diferentes e resta a você escolher em qual acreditar, como se o autor fosse duas pessoas distintas, eu acho isso incrível. Adorei a resenha, maravilhosamente bem escrita, no entanto, não acho que eu correria para ler o livro!
    Beijos

    • Reply
      thanny
      25/06/2013 at 2:39 pm

      Só digo que esse livro te conquista logo na primeira página, vale a pena.

      Beijos!

  • Reply
    Jéssica Martínez
    25/06/2013 at 12:45 pm

    Lendo a resenha lembrei de Garota Exemplar com suas reviravoltas. Onde cada hora a autora te direciona a uma opinião totalmente diferente. Também lembrei de A Guardiã da minha Irmã… aí não sei porquê. (rs)
    Mas, isso já me deixou curiosa pra ler! É lançamento da Rocco? Será que eu acho para troca no Skoob? Mas, se for lançamento, só comprando mesmo! Deixa eu colocar na minha lista de desejados pra não esquecer depois!

    Gostei! /love

    • Reply
      thanny
      25/06/2013 at 2:38 pm

      É lançamento sim, tenta a sorte antes de comprar 😀

  • Reply
    marie Beward
    25/06/2013 at 10:11 pm

    Quando vi o titulo, fiquei meio na dúvida. Mas depois que li tua resenha , Ual o livro parece bom hein?
    E o tema como tu dizes é bem complexo. Drama com misto de suspense? Acho que é isso que a gente encontra nele.
    Legal, se eu ganhar te digo o que achei dele. Beijocas 🙂

  • Reply
    Amanda Péres
    26/06/2013 at 6:23 pm

    Gosto muito de thriller psicológico, e esse livro parece mesclar bem com o drama.
    Fiquei curiosa para ler mas temerosa em relação ao “terror” do livro. rsrsrs
    De qualquer maneira, a sinopse despertou meu interesse… quero ler!

  • Reply
    Tainara H.
    27/06/2013 at 4:12 am

    Ainda não sei o que pensar sobre esse livro. A princípio, pelo título e pela capa, eu não me interessei muito, mas li algumas resenhas (como essa) bastante positivas que me deixaram muito curiosa pra conhecer essa história. Eu sou bastante cética, não acredito em praticamente nada além das coisas concretas que vivenciamos, por isso geralmente evito livros que tratem certas coisas como verdade absoluta, mas como você disse, acho que não é o caso desse. Mas só lendo mesmo pra eu conseguir formar uma opinião contundente, até então só posso dizer que me interessei bastante pela história descrita na resenha. /smile

  • Reply
    Rodrigo Lessa
    27/06/2013 at 5:20 pm

    Uau. É desses livros também que eu preciso! Gostei muito porque tem toda essa história, já havia lido sobre o livro e o que mais tinha me chamado a atenção foi isso sobre o Ruen fazer o teatro a peça Hamlet rs. Mas isso foi uma das coisas. A capa do livro já me faz ter muita curiosidade e logo eu que adoro essas coisas diferentes, essas ficções. Realmente eu quero ler. Estou louquissimo para ler esse livro D:

  • Reply
    Mareska
    28/06/2013 at 3:46 pm

    Quero MUITO esse livro, mas não chega aqui na livraria nunca! PÁRA DE EMBAÇAR, ROCCO! MANDA LOGO!

  • Reply
    Ceile
    29/06/2013 at 9:39 pm

    Thanny, eu realmente não sabia o que pensar sobre esse livro, mas agora já imagino que também acho que ficaria pensando no que foi colocado sobre estes demônios (tipo, pode ser uma explicação para muitas coisinhas que acontecem e atitudes que tomamos).

    Beijos.

  • Reply
    Inês
    30/06/2013 at 12:30 am

    É exatamente o tipo de livro que eu queria ler, parece ser algo realmente inovador e a Rocco sempre arrasa nos livros /grin

  • Reply
    Jheyscilane
    30/06/2013 at 2:02 am

    Demônios o.O Eu não me considero medrosa rsrs mas realmente é um tema complexo, fiquei curiosa para saber se os demônios realmente existem ou é a mente dele lidando com a situação precária que é a sua vida, vai pra lista ^^

    Beijos

  • Reply
    Mary Stark
    01/07/2013 at 11:20 pm

    Resenha incrível! Só me deixou mais ansiosa para ler esse livro. E se é a Thanny que disse que é bom, eu confio.

  • Reply
    Kakau
    01/07/2013 at 11:57 pm

    Want! ^^

    /blink

  • Reply
    Mariana
    01/07/2013 at 11:57 pm

    Adorei a resenha!! A mesma deixa uma grande ansiedade no leitor! Agora mesmo, (depois dessa e outras resenhas) estou querendo mesmo ler essa obra. Esse livro tem um jeito realmente diferente de ser contado e vai ser o primeiro que eu leio que tem a ver com “religião” ou coisa do tipo. /smile

  • Reply
    Kakau
    02/07/2013 at 12:01 am

    Interessante este livro. Fiquei com vontade de conhecer melhor este demônio. Na verdade acho que todos temos demônios e assim como Ruen. Será que este livro vai realmente mudar minha perspectiva de vida? /blink

  • Reply
    Bruna Camargo
    02/07/2013 at 3:29 am

    Se eu não tivesse visto essa resenha jamais conseguiria saber do que a história se trata. Parece bem interessante.

  • Reply
    Liz
    03/07/2013 at 11:49 am

    Amei a resenha! E para variar deu muita vontade de ler essa livro rs

  • Reply
    ruama catarina
    03/07/2013 at 3:16 pm

    Meu deus,fiquei super curiosa pra ler esse livro,só o fato de a Anya tratar uma criança com a mesa “doença” que sua filha tia já intrigante e o fato de o Alex ter meio que duas personalidades já me intriga,meu deus quero muito ler esse livro.*——-*

  • Reply
    Ana Schat
    05/07/2013 at 8:47 pm

    Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro,não sei como.
    Esse é o sorteio que eu mais espero ganhar,esse livro realmente despertou minha curiosidade. Quando eu vi a frase “A maior peça que o Diabo já nos pregou foi nos convencer de que ele não existe.” eu soube que eu precisava ler isso,faz completamente meu estilo.
    Muito obrigada por esse sorteio,espero MUITO ganhar! Ótimo post,aliás.

  • Reply
    Caroline Ogt
    07/07/2013 at 5:02 pm

    Esse livro me instigou, principalmente por esse mistério, suspense e intriga que é relatado. Gosto de livros assim. Ando precisando sentir algum “medinho” ultimamente HAHAH Esse livro anda me lembrando algum filme, mas não consigo me recordar do nome /cry
    Preciso há tempos de um livro que me faça varar a noite, e creio que encontrei um. Espero muito ganhar, mesmo, porém se não, vou procurar comprá-lo.

    • Reply
      thanny
      08/07/2013 at 11:19 am

      Se lembrar do nome do filme, me avisa! *-*

  • Reply
    Vanessa Paiva
    10/07/2013 at 5:47 pm

    Uau! Eu não conhecia esse livro e é a primeira vez que leio uma resenha dele. Menina, que livro diferente. Fiquei curiosa mesmo em ler…mas a Rocco é tão cara que acho que só vou conseguir comprar na Bienal, quando o desconto para professor vale a pena…rs.

    O que mais me chamou a atenção, foram os demônios…até porque para mim é apenas uma simbologia do “mau” que temos dentro de nós mesmos. Todos temos demônios né? Como “cuidamos” deles é que pode fazer a diferença.

  • Reply
    Alessandra Tapias
    12/07/2013 at 10:08 am

    Minha família tem alguns psicólogos. O assunto esquizofrenia sempre foi muito acalorado por aqui.
    Essa resenha fez todos quererem o livro, tipo, agora!!
    O que ele via? Demônio ou ele é um esquizofrênico precisando urgente de ajuda??

    OMG!!!

    Amei!!

    Bjkas

    • Reply
      thanny
      12/07/2013 at 11:50 am

      Se eu contar a verdade será spoiler, mas é MUITO interessante. Adoro livros que exploram a psicologia dos pergonagens.

      Beijos!

  • Reply
    Ananda
    13/07/2013 at 6:11 pm

    Sinto que vou adorar, a resenha me encheu de curiosidade. Adoro coisas que mexem com a cabeça da gente, o livro parece fazer isso.

  • Reply
    Larissa Gomes
    19/07/2013 at 6:57 am

    Ei, sou nova aqui, n sei como preencher o formulário :c Teria como você me ajudar? /cry

  • Reply
    Najla
    24/07/2013 at 12:30 am

    Ja tinha ouvido falar desse livro e estou super ansiosa para lê-lo e essa resenha só me deixou ainda mais ansiosa.
    Adoro livros que mexem com o nosso psicológico. E tenho certeza de que vou adorar este.

    Beijos /blink

  • Reply
    Luciana Brito
    24/07/2013 at 1:35 am

    Toda vez que leio alguma resenha desse livro, sempre lembro do Oskar, de Extremamente Alto & Incrivelmente Perto. Talvez seja pelo fato dos dois garotos serem inteligentes para a idade e tal… de qualquer forma, esse livro parece tão interessante. E essa coisa de ver demônios é tão subjetiva, né?

  • Reply
    Ananda
    27/07/2013 at 9:43 pm

    ja saiu resultado? 😀

  • Reply
    Giselle
    05/08/2013 at 4:48 pm

    o Resultado vai ser anunciado nesse post?

  • Leave a Reply