Quando eu era pequena, meus filmes preferidos – ao contrário de todas as garotas da minha idade, apaixonadas por contos de fada – eram Meu Primeiro Amor, A Princesinha, Para Sempre Cinderela e O Jardim Secreto. Amo tanto esses filmes que, quando os vi disponíveis em DVD, comprei imediatamente.
Eu nunca tinha lido os livros, though. Daqueles que são baseados em livros, quero dizer. Qual foi minha alegria, vocês questionam, quando a Diana disse que um dos relançamentos da Penguin era, justamente, o livro no qual um dos meus filmes favoritos de todos os tempos é baseado?

Ela nunca teve amigos, mas se vê rapidamente envolvida com um pequeno pisco, o jardineiro Ben Weatherstaff, a criada Martha e seu irmão encantador de animais Dickon e o jardim trancado que tanto lhe chamara a atenção desde a primeira vez que ouvira a história.
If you look the right way, you can see that the whole world is a garden.
Eu amo o filme de paixão e ler o livro não tirou nem um pouco da magia. Pelo contrário, me permitiu conhecer melhor o mundo de Mary Lennox e todos os personagens maravilhosos que Frances criou. Nós todos sabemos que é muito difícil transmitir a tridimensionalidade (?) de um personagem que um dia fez parte de um livro para a telona, mas esse foi um caso raro de trabalho bem feito. O jardim descrito no livro é como o jardim do filme e, embora o relacionamento de Mary com o primo Colin tenha sido alterado um bocadinho na película, a conexão que ela tem com Dickon é exatamente a mesma.
É um livro delicado e interessante, de poucas páginas, mas que dá um prazerzinho de ler, mesmo que tenha sido escrito um bocado de anos atrás. É um livro para crianças, mas é um livro para todas as idades. Mais um desses clássicos que você tem que ler.
informações
Título: O Jardim Secreto
Autor: Frances Hodgson Burnett
Número de Páginas: 344
Edição: 1ª – 2012
Editora: Penguin – Companhia
Preço: R$ 29,50
Classificação:
4 Comments
Andy Lima
21/05/2013 at 3:26 pmÉ tão bacana ler e assistir coisas que marcaram nossas infâncias, vira e mexe eu faço isso, é um diversão e tanto, engraçado que esses dias um amigo meu que não tem hábito de ler disse que encontrou “O jardim secreto” em casa e iria ler, achei bem bacana! /smile
Babi Lorentz
21/05/2013 at 5:27 pmMeu filme preferido também era a Princesinha (dentre outros clássicos da Disney). Mas preciso dizer que nunca assisti O Jardim Secreto, então nem fiquei toda assim quando o livro foi lançado, mas você conseguiu dizer coisas na sua resenha as quais fizeram com que eu me interessasse por ele (na verdade por eles: livro e filme).
Beijos.
Ceile
23/05/2013 at 6:17 amQuero muito ler O Jardim Secreto e deixa eu só falar que eu acho que nunca assisti ao filme. Shame on me mesmo, não tive infância, ok.
São raros os casos onde o livro consegue ser legal mesmo tendo sido baseado no filme.
Beijos!
Byzinha
23/05/2013 at 2:07 pmNão é livro baseado no filme não, Ceile! É o contrário! E a adaptação para a telona é linda maravilhosa muito amor <3