Literatura

O Enigma do Oito, Katherine Neville

oito

Music has power to create a universe or to destroy a civilization.

É 1973 e Cat Velis trabalha numa empresa de sanguessugas que a mandam para um serviço que parece mais um programa de índio pela OPEP na Argélia. O trabalho, que ela tinha plena consciência não ser simples desde o início, se complica quando ela fica sabendo de umas tais peças do Xadrez de Montglane – aquele, da antiga lenda de Carlos Magno – que ela talvez tenha que encontrar e levar para Nova York para um amigo.

Em paralelo, ficamos sabendo da história de Mireille, uma ex-freira que teve como destino entrar num jogo de poder estritamente ligado ao Xadrez de Montglane e que tem que correr contra o tempo para conseguir juntar as peças e descobrir a magia e segredo por trás das belas e poderosas peças.

Eu não sabia o que me esperava quando pedi Enigma do Oito. Eu sabia que, quando eu trabalhava em livraria, vendia bem pra caramba, me deu 5 minutos e eu pedi.

Quando o livro chegou em casa e eu vi a grossura, me arrependi imediatamente (sério) porque sou preguiçosa, vocês sabem. Mas encarei a leitura, resolvi ler devagarzinho, como costumo fazer com livros longos e olha, cheguei à conclusão de que não me arrependi não.

Vou dizer logo que o livro tem M U I T A S referências históricas, porque, bem, é um romance histórico, e tem um bocado de matemática que eu sou uma negação, mas mesmo assim consegui aproveitar a leitura. E confesso que, mesmo que a leitura estivesse interessante, eu parava para ler outras coisas, porque o livro tem quase 700 páginas, sinceramente.

O importante é que consegui chegar ao final e nossa! Que loucura! Gostei muito mesmo! Agora quero a sequência (que já fiquei sabendo não ser tão bom quanto o primeiro, mas quem nunca?)

Não dá pra ficar resumindo a história, porque ela é muito complexa e eu poderia entregar algo do enredo, portanto tudo que posso dizer é: amantes de romance histórico, esse é um prato cheio. Se até eu, que não sou tão boa assim, rolei de alegria com as conexões com da história como conhecemos com a criada de Katherine, prevejo lágrimas em seus olhos.

informações

 

Título: O Enigma do Oito
Autor: Katherine Neville
Tradução: Elizabeth e Djalmir Mello
Número de Páginas: 680
Edição: 1ª – 2010
Editora/Selo: Rocco
Preço: R$49,50
Classificação: ★★★★½

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Patricia Modesto
    18/05/2013 at 8:30 am

    Você disse MATEMÁTICA?? Quero ler! /grin

    Entendo a preguiça que um livro grosso pode causar. Mas nada como ser um pouco perseverante. Nem que dure meio ano. iauhiusahuash

  • Reply
    Camila Costa
    19/05/2013 at 4:21 pm

    Já fiquei um mes com esse livro em casa e nunca li! Acho que ja ta na hora de eu tomar vergonha e pegar ele de novo hahaha
    Beijão

  • Reply
    Larissa Mirandah
    20/05/2013 at 2:43 pm

    Ah, eu adoro livros grossos, por mais que quando os livros são finos a fila de leitura ande mais rápido, eu ainda prefiro livros maiores, com 500 e tantas páginas, principalmente quando o livro é complexo como você disse. Eu vi esse livro inúmeras vezes, mas nunca me interessei, nem cheguei a ler a sinopse, porém, você disse que envolve história, e eu amo história, acredito que quando o autor ou atora consegue inserir fatos históricos em um livro é sinal de maestria, porque não é tão simples inserir fatos verídicos em um livro de forma que eles pareçam ligados, quando eu li O Símbolo Perdido do Dan Brown fiquei boquiaberto, depois de ler tantas críticas negativas a ele, eu tive que ceder e confessar que o cara escreve bem demais, ele consegue ligar realidade, fatos histórias e ainda coloca ficção, enfim, livros assim são muito bons, acho que agora tenho um motivo para dar uma chance ao livro.

  • Leave a Reply