Até hoje, não conheci ninguém que não tenha gostado de Jogos Vorazes. Todos são só elogios para o cruel mundo distópico criado por Suzanne Collins e isso me fez pensar que talvez, apenas talvez, vocês estivessem superestimando demais o livro. Sentei para ler, leitura que eu estava adiando ao máximo para não sofrer de ansiedade com a proximidade da adaptação cinematográfica. Mas tem horas que a necessidade é maior.
Simplesmente devorei o livro! A narração é que faz com que um livro seja bom ou não, mesmo ele sendo o mais clichê do mundo, o que não é caso de Jogos Vorazes. Foi isso que me conquistou, inicialmente, Katniss é a narradora da estória e consegue nos fazer visualizar o todo. A riqueza das descrições, seja do cenário ou das cenas de luta, fez o filme rodar em minha mente. E o melhor, a estória não para! Sempre acontece algo e você não consegue largar o livro para dormir.
Collins, que escrevia roteiro para programas infantis da Nickelodeon, e inspirada pelo mito grego de Teseu, desenvolveu uma estória distópica que critica a sociedade superficial e alienada por reality shows. Ela superou qualquer expectativa que eu tinha. Mesmo procurando brechas e falhas no enredo, não achei nada. Já posso virar fã?
A idéia de ver adolescentes se matando para sobreviver é um pouco chocante, ainda mais por isso ser tratado como puro entretenimento para a Capital. Já imaginou se isso acontecesse com você?
A Colheita
Panem é a nova nação que ocupa a extinta América do Norte, ela era dividida em treze distritos, sob o comando da Capital. Sendo que o 13º distrito se rebelou. Ele foi dizimado. Mas para lembrar aos outros distritos o que acontece quando você fica contra o governo, uma competição anual foi criada. Nos Jogos Vorazes, um reality show transmitido ao vivo para toda a Panem, uma garota e um garoto, de doze a dezoito anos, de cada distrito são selecionados em um sorteio e obrigados a lutar até a morte.
Esse processo de seleção é chamado de colheita. Quando a criança completa doze anos, seu nome é inscrito uma vez. Aos treze, duas vezes. E assim por diante, até atingir a idade de dezoito anos, o último ano elegível, quando seu nome aparece sete vezes no sorteio. Sim, as inscrições são cumulativas. Mas não paramos por aqui. Se a criança for de uma família pobre e estiver passando fome, ela pode optar por adicionar seu nome mais vezes no sorteio em troca de tésseras, que serve como dinheiro para comprar grãos e óleo durante o ano.
Katniss Everdeen, de dezesseis anos, tem o nome inscrito vinte vezes no sorteio e sua irmã mais nova, Prim, acaba de completar doze anos, portanto é a primeira vez que seu nome foi inscrito. Apesar das necessidades, Katniss não permitiu que a irmã colocasse seu nome mais vezes para conseguir tésseras. A probabilidade de Prim ser sorteada era muito baixa, certo? Mas é o que acontece, seu nome foi eleito, e para salvar sua irmã, Katniss se oferece como tributo do Distrito 12. O outro sorteado foi Peeta Mellark, o filho do padeiro.
Os Jogos
Não há regras nos Jogos Vorazes. É matar ou morrer. Os vinte e quatro tributos são colocados numa arena, com câmeras por toda parte e eles devem lutar até a morte. Mas antes disso, eles passam por uma semana de treinamento e as qualidades que podem garantir sua sobrevivência, servem para que os patrocinadores invistam neles. Há também várias entrevistas e apresentações para que o público os conheça e escolha seu preferido. É uma versão hardcore do Big Brother.



Durante os Jogos, que podem durar dias ou semanas, os tributos irão necessitar de algo, seja de uma arma, remédio ou comida. E eles podem consegui-las com o dinheiro dos patrocinadores. Se tiver patrocinadores. Porém isso me deixaria com receio, os itens são entregues através de pequenos paraquedas. Imagina se outro tributo ver?
Tudo pode acontecer. É preciso ser forte, sagaz ou até mesmo apaixonado para ter uma chance válida. Quem vencer não será apenas um sobrevivente, terá fama e fortuna para o resto da vida.
Triângulo Amoroso
“Não posso me dar ao luxo de ficar chateada, de sair dessa sala com os olhos inchados e o nariz vermelho. Chorar não é uma opção.” Página 41
Katniss é uma protagonista durona e muito boa em esconder seus sentimentos. Mas após a revelação de Peeta, ela está confusa. Para você entender a situação, Gale é o melhor amigo de Katniss. Eles se uniram numa mútua necessidade de sobrevivência. Caçam juntos para levar comida para casa. Já o Peeta se declarou apaixonado por Katniss desde a primeira vez que a viu, mas ela tem suas dúvidas quanto a isso. Ela não pode se dar ao luxo de sentir algo por ele, estando nos Jogos Vorazes, onde a sobrevivência do outro significa a própria morte.
Confesso que não sou fã de triângulos amorosos, realmente abomino. Mas como a protagonista não é irritante, isso é até aceitável.
No primeiro volume da trilogia, teremos reviravoltas quanto a isso e acho que é nesse dilema que o leitor opta por ser Team Peeta ou Team Gale.
Filme
Como todos devem saber, a Lionsgate comprou os direitos de adaptação da trilogia Jogos Vorazes para os cinemas. Teremos no elenco Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson para interpretar Katniss e Peeta, respectivamente. E pelas imagens e tease trailer já divulgados, parece que o roteiro se manteve bastante fiel ao livro. Dirigido por Gary Ross, o filme estreia no dia 23 de março de 2012. E sua sequência, Em Chamas, tem estréia prevista para o dia 22 de novembro de 2013.
Para saber mais sobre Jogos Vorazes, clique aqui.
Título: Jogos Vorazes (The Hunger Games)
Autor: Suzanne Collins
Tradução: Alexandre D’Elia
Nº de Páginas: 397
Edição: 1ª – 2010
Editora: Rocco
Preço: R$39,90
Classificação:
25 Comments
Juliana Pires
13/02/2012 at 11:00 amEu tenho que ler o livro antes do filme. Fiquei impressionada com os elogios ao livro, acho que não li nenhum comentario negativo sobre a historia. Vou ler o quanto antes. Bjs
Bruno M.
13/02/2012 at 11:16 amOMG! Eu já posso me jogar num valo porque ainda não li, ou não? shausuah Sério, o ÚNICO problema de eu ainda não ter esse livro é o preço. Uma facada! Gostei muito da resenha, agora entendi como funfa tudo, nunca tinha entendido direito esse negócio de distrito e tal.. haha Beijos!
@minha_estante – Minha Estante
thanny
13/02/2012 at 11:47 amEu também nunca tinha entendido, por isso resolvi fazer tudo bem explicadinho até para aqueles que não vão ter como ler o livro antes de ver o filme 😀 Tem que ficar de olho nas promoções, ele já ficou por 14,90 no Submarino <3 Espero que A esperança também abaixe, tenho que comprar esse livro logo ;;
Beijos!
Juh Claro
13/02/2012 at 11:51 amPor falta de um, eu ganhei dois Jogos Vorazes, mas ainda não comecei a ler – minha lista tá grande 🙁 Vou ler provavelmente depois do Carnaval porque quero assistir ao filme só depois de ler e também porque vai ter promo no blog haha
Sua resenha ficou maravilhosa e me deu ainda mais vontade de ler <3 TODO mundo fala bem, então deve ser bom mesmo, né? haha
:*
Juh Claro
27/02/2012 at 2:51 pmJá li, já li, já li e amei demais! Agora concordo com tudo da sua resenha <3 haha
Em breve posto a resenha no blog 😀
Katy
13/02/2012 at 12:02 pmResenha mais que perfeita Thanny!
E realmente é difícil não se apaixonar pelo livro!
^^
Byzinha
13/02/2012 at 12:04 pmTriangulo amoroso meu pinto.
thanny
13/02/2012 at 12:28 pmHUAHUAHUAHUAHAUHAUHA sofri com isso em Catching Fire, não foi tão sutil como no primeiro livro.
Kellen Baesso
13/02/2012 at 12:48 pmGanhei o livro de uma amiga secreta super lindona! Não conseguia largá-lo também, é excelente. Mas confesso que tenho medo que as continuações tenham estragado algo que foi também. Jogos Vorazes podia ser volume único, o jeito que terminou suportaria isso. Mas não vou negar, estou ansiosa para saber de tudo que ocorre nos dois próximos livros. Comprei Em Chamas em uma promoção no Submarino e aguardo o dia que A Esperança também esteja por esse precinho camarada para eu completar a coleção e ler a trama toda.
Beijos! /smile
Bianca
13/02/2012 at 3:26 pmMuito boa sua resenha! Eu já li JV e sou fã, amei demais! mal posso esperar pelo filme!
Beijos, Bi
Jonatas Neves
13/02/2012 at 3:32 pmLi Jogos Vorazes já faz um tempo, mas me apaixonei nas primeiras páginas. A história criada pela Suzanne é simplesmente incrível. Ainda preciso ler A Esperança, mas com esse preço fica difícil hahaha.
Agora é esperar pelo filme 😀
Pam Fardin
13/02/2012 at 6:49 pmPeeta fofura do meu coração *o* Sou mais uma fã dos Jogos Vorazes com certeza… Praticamente devorei o livro no computador mesmo, não tive paciência nem para comprar o livro e tudo mais… kkkk’ Adorei a resenha, super explicadinha! Vamos esperar ansiosamente pelo filme *—–*
Beijos
aritmeticadasletras.blogspot.com
Ceile
13/02/2012 at 7:11 pmSei bem o que é ler esperando brechas e não achar nada /sigh
Ganhei de amigo secreto aqui no escritório e li as primeiras páginas (como faço com todos os livros que chegam) e adivinha? QUASE não consegui parar.
Eu ia falar isso mesmo, de se sentir no “filme” que ela narra. Sério, me lembrou muito O Livro de Eli no começo /confuse
Pra falar a verdade, estou bem sem tempo de ler os livros que comprei/ganhei por conta dos livros de parceria, mas vou ter que dar um jeito, até pra não ficar boiando como acontece com Harry Potter e tirar a prova disso tudo que falam de THG.
Um beijo!
Raíssa
13/02/2012 at 7:58 pmHmm, já li várias coisas sobre Jogos Vorazes, tanto que já tô até cansando de ver notícias sobre o livro e o filme por aí, hahaha! XD~ Mas eu ainda quero ler o livro, porque só tenho ouvido boas críticas. 🙂 O enredo me lembra muito o do filme japonês/mangá Battle Royale, que é a história de vários jovens que são sequestrados e levados para uma ilha, onde lá, devem lutar pra sobreviver (matando um ao outro) em três dias. Só que o cara que bola esse “jogo”, diz que é porque os jovens do Japão estão muito fracos e tereréu. É bem bizarro! ._.
bjs, dear!
thanny
13/02/2012 at 8:02 pmTambém achei parecido com BR quando li a sinopse, mas o livro é ótimo e super bem escrito. Espero que você também goste!
Beijos!
Sara
13/02/2012 at 11:43 pmEu amo Jogos Vorazes! Já vi o trailer diversas vezes, mega ansiosa pelo filme. Atualmente estou lendo Em Chamas (e surtando muito, livro incrível!).
Marcelo
14/02/2012 at 1:13 amTô com muita vontade de ler Jogos Vorazes, mas tenho que terminar os 4 volumes d’As Crônicas de Gelo e Fogo – que também são incríveis, recomendo a todos. Mas deixem pra ler nas férias, os livros são deliciosamente enormes 😀
Bruna Mateus da Silva
14/02/2012 at 5:05 pmEu ainda estou longe deste livro, agora com o lançamento do filme mesmo que não vou ficar perto… eu sou antisocial dos livros hahahahahaha
Mas sério, agora vai virar uma febre né?! Então vou deixar a coisa me levar e ler quando eu realmente estiver afim.
Adorei a resenha!!
Beijocas
Tharcila Lima
15/02/2012 at 2:23 amEu nem vou comentar nada porque todo mundo tá falando bem dessa série e só a bobona aqui que ainda não leu ://
Preciso dela urgente, tem tudo que eu gosto, ação, romance, coragem
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH Preciso ler
Adorei seu post, foi bem detalhado
Amanda Faustino
18/02/2012 at 7:22 pmQuero muito ler esse livro! Não consigo me conter de curiosidade. Só resenhas positivas, pessoas falando bem, desse jeito vou enlouquecer. Preciso ler!
Você falou ali que a autora se inspirava pra fazer os roteiros dela em Teseu? Meu Deus! Então o que ela escrevia era coisa de crueldade, porque Teseu ‘foi’ muito cruel. Conhece a história dele?
Beijos,
Mandi – Book and Cupcake.
thanny
19/02/2012 at 3:36 amCorre pra ler, não sei o que você tá esperando! *-*
Não, eu disse que ela fazia roteiros e que inspirada no mito de Teseu escreveu a trilogia Jogos Vorazes.
Beijos!
Ligia Paulino
19/02/2012 at 11:51 pmAiiiii sua resenha só fez eu relembrar as emoções que tive quando estava lendo o primeiro.. e é muito difícil largar o livro depois que começamos não é?
amei a resenha.. acho que foi bastante completa!! vi tudo o que eu também achei do livro!! ai ai agora que venham Em Chamas e quero ver essa Arena Pegar Fogo!! asuhsahusa
Bjãoo
Flafli
24/02/2012 at 10:17 amOlá!!! Depois de ler o post de “Feios” que mencionava “Jogos Vorazes” fui “obrigada” a passar por aqui. Caracas!!! Amei! Como eu perco tempo! E o filme já está quase estreiando…
Adorei a resenha! Concordo que narrativa é tudo num livro… é por isso que algumas vezes devoramos a leitura como vc mesma contou. Valeu pela dica!
Beijos!!!
Jéssina
26/02/2012 at 4:25 pmO livro é absolutamente incrível. Eu estou louca pra ler a continuação.
Sou só eu que me arrepio toda quando escuto a Katniss disser:”I volunteer”!
Carolina Duarte
28/02/2012 at 11:44 pmConheço muita, muita, muita gente apaixonada pela série! Quero mtttttt ler e ver o filme também.