Literatura

Jogos Vorazes (Jogos Vorazes #1), Suzanne Collins

Até hoje, não conheci ninguém que não tenha gostado de Jogos Vorazes. Todos são só elogios para o cruel mundo distópico criado por Suzanne Collins e isso me fez pensar que talvez, apenas talvez, vocês estivessem superestimando demais o livro. Sentei para ler, leitura que eu estava adiando ao máximo para não sofrer de ansiedade com a proximidade da adaptação cinematográfica. Mas tem horas que a necessidade é maior.

Simplesmente devorei o livro! A narração é que faz com que um livro seja bom ou não, mesmo ele sendo o mais clichê do mundo, o que não é caso de Jogos Vorazes. Foi isso que me conquistou, inicialmente, Katniss é a narradora da estória e consegue nos fazer visualizar o todo. A riqueza das descrições, seja do cenário ou das cenas de luta, fez o filme rodar em minha mente. E o melhor, a estória não para! Sempre acontece algo e você não consegue largar o livro para dormir.

Collins, que escrevia roteiro para programas infantis da Nickelodeon, e inspirada pelo mito grego de Teseu, desenvolveu uma estória distópica que critica a sociedade superficial e alienada por reality shows. Ela superou qualquer expectativa que eu tinha. Mesmo procurando brechas e falhas no enredo, não achei nada. Já posso virar fã?

A idéia de ver adolescentes se matando para sobreviver é um pouco chocante, ainda mais por isso ser tratado como puro entretenimento para a Capital. Já imaginou se isso acontecesse com você?

A Colheita

Panem é a nova nação que ocupa a extinta América do Norte, ela era dividida em treze distritos, sob o comando da Capital. Sendo que o 13º distrito se rebelou. Ele foi dizimado. Mas para lembrar aos outros distritos o que acontece quando você fica contra o governo, uma competição anual foi criada. Nos Jogos Vorazes, um reality show transmitido ao vivo para toda a Panem, uma garota e um garoto, de doze a dezoito anos, de cada distrito são selecionados em um sorteio e obrigados a lutar até a morte.

Esse processo de seleção é chamado de colheita. Quando a criança completa doze anos, seu nome é inscrito uma vez. Aos treze, duas vezes. E assim por diante, até atingir a idade de dezoito anos, o último ano elegível, quando seu nome aparece sete vezes no sorteio. Sim, as inscrições são cumulativas. Mas não paramos por aqui. Se a criança for de uma família pobre e estiver passando fome, ela pode optar por adicionar seu nome mais vezes no sorteio em troca de tésseras, que serve como dinheiro para comprar grãos e óleo durante o ano.

Katniss Everdeen, de dezesseis anos, tem o nome inscrito vinte vezes no sorteio e sua irmã mais nova, Prim, acaba de completar doze anos, portanto é a primeira vez que seu nome foi inscrito. Apesar das necessidades, Katniss não permitiu que a irmã colocasse seu nome mais vezes para conseguir tésseras. A probabilidade de Prim ser sorteada era muito baixa, certo? Mas é o que acontece, seu nome foi eleito, e para salvar sua irmã, Katniss se oferece como tributo do Distrito 12. O outro sorteado foi Peeta Mellark, o filho do padeiro.

Os Jogos

Não há regras nos Jogos Vorazes. É matar ou morrer. Os vinte e quatro tributos são colocados numa arena, com câmeras por toda parte e eles devem lutar até a morte. Mas antes disso, eles passam por uma semana de treinamento e as qualidades que podem garantir sua sobrevivência, servem para que os patrocinadores invistam neles. Há também várias entrevistas e apresentações para que o público os conheça e escolha seu preferido. É uma versão hardcore do Big Brother.

Mas você deve se perguntar, e se eles optarem por não matar seus oponentes? Porque claro, muitos ali não são assassinos. A resposta óbvia é que eles acabariam morrendo. Seja pelos outros tributos ou por interferência dos idealizadores dos Jogos.

Durante os Jogos, que podem durar dias ou semanas, os tributos irão necessitar de algo, seja de uma arma, remédio ou comida. E eles podem consegui-las com o dinheiro dos patrocinadores. Se tiver patrocinadores. Porém isso me deixaria com receio, os itens são entregues através de pequenos paraquedas. Imagina se outro tributo ver?

Tudo pode acontecer. É preciso ser forte, sagaz ou até mesmo apaixonado para ter uma chance válida. Quem vencer não será apenas um sobrevivente, terá fama e fortuna para o resto da vida.

Triângulo Amoroso

“Não posso me dar ao luxo de ficar chateada, de sair dessa sala com os olhos inchados e o nariz vermelho. Chorar não é uma opção.” Página 41

Katniss é uma protagonista durona e muito boa em esconder seus sentimentos. Mas após a revelação de Peeta, ela está confusa. Para você entender a situação, Gale é o melhor amigo de Katniss. Eles se uniram numa mútua necessidade de sobrevivência. Caçam juntos para levar comida para casa. Já o Peeta se declarou apaixonado por Katniss desde a primeira vez que a viu, mas ela tem suas dúvidas quanto a isso. Ela não pode se dar ao luxo de sentir algo por ele, estando nos Jogos Vorazes, onde a sobrevivência do outro significa a própria morte.

Confesso que não sou fã de triângulos amorosos, realmente abomino. Mas como a protagonista não é irritante, isso é até aceitável.

No primeiro volume da trilogia, teremos reviravoltas quanto a isso e acho que é nesse dilema que o leitor opta por ser Team Peeta ou Team Gale.

Filme

Como todos devem saber, a Lionsgate comprou os direitos de adaptação da trilogia Jogos Vorazes para os cinemas. Teremos no elenco Jennifer Lawrence e Josh Hutcherson para interpretar Katniss e Peeta, respectivamente. E pelas imagens e tease trailer já divulgados, parece que o roteiro se manteve bastante fiel ao livro. Dirigido por Gary Ross, o filme estreia no dia 23 de março de 2012. E sua sequência, Em Chamas, tem estréia prevista para o dia 22 de novembro de 2013.

Esse é o tipo de livro que você começa a ler e não para mais. Continua lendo madrugada adentro e assim que termina, já quer ler o próximo. Jogos Vorazes faz parte de uma trilogia, e não sei se o fato de ser apenas três livros é bom. Porque sim, esse livro é tudo que dizem e mais um pouco. É uma leitura obrigatória.

Para saber mais sobre Jogos Vorazes, clique aqui.

Título: Jogos Vorazes (The Hunger Games)
Autor: Suzanne Collins
Tradução: Alexandre D’Elia
Nº de Páginas: 397
Edição: 1ª – 2010
Editora: Rocco
Preço: R$39,90
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

25 Comments

  • Reply
    Juliana Pires
    13/02/2012 at 11:00 am

    Eu tenho que ler o livro antes do filme. Fiquei impressionada com os elogios ao livro, acho que não li nenhum comentario negativo sobre a historia. Vou ler o quanto antes. Bjs

  • Reply
    Bruno M.
    13/02/2012 at 11:16 am

    OMG! Eu já posso me jogar num valo porque ainda não li, ou não? shausuah Sério, o ÚNICO problema de eu ainda não ter esse livro é o preço. Uma facada! Gostei muito da resenha, agora entendi como funfa tudo, nunca tinha entendido direito esse negócio de distrito e tal.. haha Beijos!

    @minha_estanteMinha Estante

    • Reply
      thanny
      13/02/2012 at 11:47 am

      Eu também nunca tinha entendido, por isso resolvi fazer tudo bem explicadinho até para aqueles que não vão ter como ler o livro antes de ver o filme 😀 Tem que ficar de olho nas promoções, ele já ficou por 14,90 no Submarino <3 Espero que A esperança também abaixe, tenho que comprar esse livro logo ;;

      Beijos!

  • Reply
    Juh Claro
    13/02/2012 at 11:51 am

    Por falta de um, eu ganhei dois Jogos Vorazes, mas ainda não comecei a ler – minha lista tá grande 🙁 Vou ler provavelmente depois do Carnaval porque quero assistir ao filme só depois de ler e também porque vai ter promo no blog haha
    Sua resenha ficou maravilhosa e me deu ainda mais vontade de ler <3 TODO mundo fala bem, então deve ser bom mesmo, né? haha

    :*

    • Reply
      Juh Claro
      27/02/2012 at 2:51 pm

      Já li, já li, já li e amei demais! Agora concordo com tudo da sua resenha <3 haha
      Em breve posto a resenha no blog 😀

  • Reply
    Katy
    13/02/2012 at 12:02 pm

    Resenha mais que perfeita Thanny!
    E realmente é difícil não se apaixonar pelo livro!

    ^^

  • Reply
    Byzinha
    13/02/2012 at 12:04 pm

    Triangulo amoroso meu pinto.

    • Reply
      thanny
      13/02/2012 at 12:28 pm

      HUAHUAHUAHUAHAUHAUHA sofri com isso em Catching Fire, não foi tão sutil como no primeiro livro.

  • Reply
    Kellen Baesso
    13/02/2012 at 12:48 pm

    Ganhei o livro de uma amiga secreta super lindona! Não conseguia largá-lo também, é excelente. Mas confesso que tenho medo que as continuações tenham estragado algo que foi também. Jogos Vorazes podia ser volume único, o jeito que terminou suportaria isso. Mas não vou negar, estou ansiosa para saber de tudo que ocorre nos dois próximos livros. Comprei Em Chamas em uma promoção no Submarino e aguardo o dia que A Esperança também esteja por esse precinho camarada para eu completar a coleção e ler a trama toda.
    Beijos! /smile

  • Reply
    Bianca
    13/02/2012 at 3:26 pm

    Muito boa sua resenha! Eu já li JV e sou fã, amei demais! mal posso esperar pelo filme!

    Beijos, Bi

  • Reply
    Jonatas Neves
    13/02/2012 at 3:32 pm

    Li Jogos Vorazes já faz um tempo, mas me apaixonei nas primeiras páginas. A história criada pela Suzanne é simplesmente incrível. Ainda preciso ler A Esperança, mas com esse preço fica difícil hahaha.
    Agora é esperar pelo filme 😀

  • Reply
    Pam Fardin
    13/02/2012 at 6:49 pm

    Peeta fofura do meu coração *o* Sou mais uma fã dos Jogos Vorazes com certeza… Praticamente devorei o livro no computador mesmo, não tive paciência nem para comprar o livro e tudo mais… kkkk’ Adorei a resenha, super explicadinha! Vamos esperar ansiosamente pelo filme *—–*

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

  • Reply
    Ceile
    13/02/2012 at 7:11 pm

    Sei bem o que é ler esperando brechas e não achar nada /sigh
    Ganhei de amigo secreto aqui no escritório e li as primeiras páginas (como faço com todos os livros que chegam) e adivinha? QUASE não consegui parar.
    Eu ia falar isso mesmo, de se sentir no “filme” que ela narra. Sério, me lembrou muito O Livro de Eli no começo /confuse

    Pra falar a verdade, estou bem sem tempo de ler os livros que comprei/ganhei por conta dos livros de parceria, mas vou ter que dar um jeito, até pra não ficar boiando como acontece com Harry Potter e tirar a prova disso tudo que falam de THG.

    Um beijo!

  • Reply
    Raíssa
    13/02/2012 at 7:58 pm

    Hmm, já li várias coisas sobre Jogos Vorazes, tanto que já tô até cansando de ver notícias sobre o livro e o filme por aí, hahaha! XD~ Mas eu ainda quero ler o livro, porque só tenho ouvido boas críticas. 🙂 O enredo me lembra muito o do filme japonês/mangá Battle Royale, que é a história de vários jovens que são sequestrados e levados para uma ilha, onde lá, devem lutar pra sobreviver (matando um ao outro) em três dias. Só que o cara que bola esse “jogo”, diz que é porque os jovens do Japão estão muito fracos e tereréu. É bem bizarro! ._.

    bjs, dear!

    • Reply
      thanny
      13/02/2012 at 8:02 pm

      Também achei parecido com BR quando li a sinopse, mas o livro é ótimo e super bem escrito. Espero que você também goste!

      Beijos!

  • Reply
    Sara
    13/02/2012 at 11:43 pm

    Eu amo Jogos Vorazes! Já vi o trailer diversas vezes, mega ansiosa pelo filme. Atualmente estou lendo Em Chamas (e surtando muito, livro incrível!).

  • Reply
    Marcelo
    14/02/2012 at 1:13 am

    Tô com muita vontade de ler Jogos Vorazes, mas tenho que terminar os 4 volumes d’As Crônicas de Gelo e Fogo – que também são incríveis, recomendo a todos. Mas deixem pra ler nas férias, os livros são deliciosamente enormes 😀

  • Reply
    Bruna Mateus da Silva
    14/02/2012 at 5:05 pm

    Eu ainda estou longe deste livro, agora com o lançamento do filme mesmo que não vou ficar perto… eu sou antisocial dos livros hahahahahaha

    Mas sério, agora vai virar uma febre né?! Então vou deixar a coisa me levar e ler quando eu realmente estiver afim.

    Adorei a resenha!!

    Beijocas

  • Reply
    Tharcila Lima
    15/02/2012 at 2:23 am

    Eu nem vou comentar nada porque todo mundo tá falando bem dessa série e só a bobona aqui que ainda não leu ://
    Preciso dela urgente, tem tudo que eu gosto, ação, romance, coragem
    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH Preciso ler
    Adorei seu post, foi bem detalhado

  • Reply
    Amanda Faustino
    18/02/2012 at 7:22 pm

    Quero muito ler esse livro! Não consigo me conter de curiosidade. Só resenhas positivas, pessoas falando bem, desse jeito vou enlouquecer. Preciso ler!

    Você falou ali que a autora se inspirava pra fazer os roteiros dela em Teseu? Meu Deus! Então o que ela escrevia era coisa de crueldade, porque Teseu ‘foi’ muito cruel. Conhece a história dele?

    Beijos,
    Mandi – Book and Cupcake.

    • Reply
      thanny
      19/02/2012 at 3:36 am

      Corre pra ler, não sei o que você tá esperando! *-*

      Não, eu disse que ela fazia roteiros e que inspirada no mito de Teseu escreveu a trilogia Jogos Vorazes.

      Beijos!

  • Reply
    Ligia Paulino
    19/02/2012 at 11:51 pm

    Aiiiii sua resenha só fez eu relembrar as emoções que tive quando estava lendo o primeiro.. e é muito difícil largar o livro depois que começamos não é?

    amei a resenha.. acho que foi bastante completa!! vi tudo o que eu também achei do livro!! ai ai agora que venham Em Chamas e quero ver essa Arena Pegar Fogo!! asuhsahusa

    Bjãoo

  • Reply
    Flafli
    24/02/2012 at 10:17 am

    Olá!!! Depois de ler o post de “Feios” que mencionava “Jogos Vorazes” fui “obrigada” a passar por aqui. Caracas!!! Amei! Como eu perco tempo! E o filme já está quase estreiando…

    Adorei a resenha! Concordo que narrativa é tudo num livro… é por isso que algumas vezes devoramos a leitura como vc mesma contou. Valeu pela dica!

    Beijos!!!

  • Reply
    Jéssina
    26/02/2012 at 4:25 pm

    O livro é absolutamente incrível. Eu estou louca pra ler a continuação.

    Sou só eu que me arrepio toda quando escuto a Katniss disser:”I volunteer”!

  • Reply
    Carolina Duarte
    28/02/2012 at 11:44 pm

    Conheço muita, muita, muita gente apaixonada pela série! Quero mtttttt ler e ver o filme também.

  • Leave a Reply