Um livro não tão surpreendente, mas com uma história que vai fazer você devorar cada capítulo com gosto.
A frase anterior pode parecer contraditória e até fazer você pensar que não gostei tanto assim de Gata Branca, mas o caso é que a narrativa rápida e envolvente me conquistou. Além do que, os personagens e a história seduzem o leitor com o mistério por trás de um passado, algum segredo escondido.
Em um mundo não muito diferente do nosso, um em cada mil habitantes são mestres da maldição – pessoas que têm o poder de mudar emoções, memórias e destinos com o mais leve toque das mãos. Cassel é o único filho de uma família paranormal que nasceu sem o dom. Mas se você pensa que isso o faz se sentir mais normal, está enganado. Imagina como foi a infância dele? Esperando seu dom se revelar a qualquer momento e nada acontecer? Com as pessoas tratando-o como se fosse um criminoso por causa de sua família? Porque, claro que, se você tem um poder de manipular os outros é considerado perigoso.
Cassel cresceu sem pertencer ao grupo dos mestres da maldição e sem ser aceito pela sociedade. Apesar de se esforçar para parecer um cara norma e não despertar a atenção de ninguém, ele esconde um segredo. Cassel matou a melhor amiga, Lila, há alguns anos. Ele não lembra o motivo que o levou a fazer isso, e é assombrado por memórias que aparecem do nada em sua mente, no modo como ele sorria loucamente, enquanto ela sangrava aos seus pés.
Há sangue demais, e não me lembro de ter enfiado a faca nela, mas uma faca molhada está na minha mão e o sangue está espalhado pelo piso como um revestimento pesado.
Sendo que após sonhar com uma gata branca, que parece querer lhe dizer alguma coisa, e seus irmãos agirem de modo estranho, como se tentassem esconder alguma coisa. Cassel irá tentar descobrir o que estão escondendo dele. E o leitor também!
Não sou a pessoa mais inteligente do mundo e vibro quando consigo acertar algo em uma história, mas quando consigo prever praticamente todos os mistérios, a coisa perde a graça. Gata Branca tem sim suas reviravoltas, principalmente o final que é absolutamente genial, mas a previsibilidade tirou um pouco do encanto.
O negócio mesmo está na narrativa. Cassel é um personagem que gera uma empatia instantânea pelo seu modo de agir e pensar, afinal é difícil encontrar um personagem masculino, dentre tantos livros para jovens adultos, que seja algo além de um badboy bonitinho que conquista a garota com apenas um olhar. Ele é mais, ele é “inteligente como o diabo e duas vezes mais bonito do que ele“.
A história tem um pouco de distopia, onde chega a ser discutido o fato do governo realizar exames na população para determinar os mestres. O exame não seria obrigatório, mas pela lógica, só se recusaria a fazer quem tivesse o dom, certo? Esse é geralmente o primeiro passo para causar uma guerra, uma segregação, e por esse motivo estou muito ansiosa para ler a sequência.
Gata Branca é o primeiro livro de uma série com muito potencial para se tornar a favorita dos jovens leitores que gostam de mistério, romance e magia.
informações
Título: Gata Branca
Autor: Holly Black
Tradução: Regiane Winarski
Editora/Selo: Rocco
Nº de Páginas: 360
Edição: 1ª – 2012
Preço: R$39,50
Classificação:
8 Comments
Felipe
19/03/2013 at 4:09 pmGostei do livro, essa parte dos exames me lembrou um pouco os mutantes da marvel, só fiquei meio receoso sobre a trama ser previsivel /confuse
lilian
19/03/2013 at 4:49 pmAdoro, já terminei de ler a trilogia e digo realmente vale a pena. /love
Luísa Krummenauer
19/03/2013 at 9:58 pmAh, que daora, agora quero ler ele *-*
Mareska
20/03/2013 at 12:22 amAin, quero esse livro faz tempo, mas sempre passo outro na frente e esse mês já esgotei minha cota pessoal literária!
Byzinha
20/03/2013 at 4:17 pmEu empresto!
Camila
20/03/2013 at 11:53 amEu quero muito esse livro, estou namorando ele há um tempão na livraria, mas como ele está caro fico adiando a compra, e você me instigou ainda a ler, ou seja lá vamos nós refazer as contas de gastos literário de Abril, por que esse mês não dá mais /cry
Vinícius
21/03/2013 at 1:42 amEu até curto suspenses, mas essa capinha não me chamou tanto a atenção, sabe? Nem o título…
Beijos,
Vinícius – Livros & Rabiscos
Luva Vermelha (Mestres da Maldição #2), Holly Black
03/02/2016 at 2:11 pm[…] ler e me apaixonar pelo primeiro volume da série Mestres da Maldição, Gata Branca, fiquei ansiando pela sequência, Luva Vermelha, sendo que, por algum motivo ela passou batida e […]