Se hoje acontecesse um apocalipse, uma crise mundial, um colapso do sistema ou uma histeria em massa quais seriam suas chances de sobrevivência? Após o atentado terrorista em 11 de setembro, Neil Strauss percebeu que ele não está seguro. Ninguém está. Ele já não confiava mais no governo que nada fez para alertar e ajudar as vítimas do furacão Katrina. Ele precisava de um plano B com urgência.
“Não nascemos com medo da morte. Aprendemos a temê-la.”
Sim, o autor do livro é o protagonista dessa história que possui muitas dicas valiosas que irão lhe ajudar, caso você decida se prevenir contra um futuro distópico. Mas não leia esperando virar um ninja que sabe fazer de tudo para garantir sua sobrevivência num mundo pós-apocalíptico, porque não é bem assim.
“Se algum dia eu fosse recrutado ou caçado pelo governo, eu fugiria, disse a mim mesmo.”
O principal plano de Strauss é conseguir uma segunda cidadania, pois assim que a coisa ficar feia nos Estados Unidos, ele pode fugir para outro país. Mas ao pesquisar, participar de palestras e conhecer gente que compartilha os mesmos medos, ele descobre que estava se iludindo. Não é nada fácil conseguir outro passaporte, e como ele espera fugir? E se as ruas estiverem bloqueadas? Se as pessoas surtarem? Se não houver nenhum meio de transporte? O que ele faria?
Só por precaução, ele começa a fazer cursos que irão ajudar nisso tudo. Ele aprende a manusear facas e armas, a sobreviver na floresta, a reconhecer plantas comestíveis, a lutar, se disfarçar, etc. São infinitas coisas que nunca passaram pela minha cabeça. Ou seja, eu teria pouquíssimas chances de sobreviver… e ainda tenho.
“A tragédia da vida – roubando toda plenitude e esplendor dela – é saber que podemos morrer a qualquer momento. E embora programemos nossas experiências com muita precisão, usando calendários, agendas, telefones celulares e softwares de gerenciamento de informações pessoais, esse momento está completamente fora de controle. Pág. 53”
A namorada de Neil, Katie, é completamente oposta a ele. Tem medo de tudo, tudo mesmo. Mas o engraçado é que ela tem sabedoria sobre como sobreviver oriunda dos filmes que assistiu, portanto, veja filmes. Emergência também traz várias dicas de filmes e livros que podem ajudar a nos salvar, além de ilustrações bem legais com passo a passo sobre viver mais ou abrir um cadeado sem chave, por exemplo.
O livro faz várias citações de fatos históricos que de algum modo fizeram com que as pessoas perdessem sua liberdade em tempos de conflitos. Como as Leis de Estrangeiros e Sedição que tornava ilegal críticas feitas ao governo. E se você parar para pensar um pouco, isso é muito comum. Aqui no Brasil, vivenciamos algo parecido durante a Ditadura, então não é paranoia você pensar que algo ruim pode acontecer, afinal, você só é paranoico se estiver errado.
“O que a experiência e a História nos ensinam é que os povos e os governos nunca aprenderam nada com a história.”
A narrativa do livro é quase um diário, com várias fotos e ilustrações (que poderiam ser coloridas). O autor é bem sarcástico, meio nojento, mas garante uma leitura divertida. Esse é o tipo de livro que você sempre pode pegar para ler quando estiver no tédio ou simplesmente para ler partes específicas. Eu até marquei as mais importantes, porque vai que um dia eu precise, né? Só por precaução.
A capa de Emergência chama muita atenção, principalmente pela frase “Este livro vai salvar sua vida”, o que fez várias pessoas me perguntar se é um livro de autoajuda. É mais ou menos, como vocês podem ver, só você pode se salvar. Depende de sua determinação e força de vontade. Boa sorte… and may the odds be ever in your favor!
INFORMAÇÕES
Título: Emergência (Emergency)
Autor: Neil Strauss
Número de Páginas: 400
Edição: 1ª – 2011
Editora: Best Seller
Preço: R$44,90
Classificação:
38 Comments
Camilla Martins
18/04/2012 at 9:15 pmGostei do livro, hein? É diferente de tudo que eu já vi xD Gostei também do tema abordado.
Curti bastante o blog! Tanto que curti no Facebook -q
Bjonas e fique com Deus <3
thanny
18/04/2012 at 9:29 pmObrigada, sua linda! Adorei o Danny sensualizando no seu blog HAHAHAHA
Maccky
19/04/2012 at 12:54 amEu quero ler este livro. RUM
Adorei a resenha, fiquei bem curiosa com a historia. (;
Resenha do livro: Emergência – Este livro vai salvar a sua vida – Neil Strauss no Distrito 2 « Dominação Distópica
19/04/2012 at 1:47 am[…] Veja a resenha completa do blog aqui. […]
Sam
19/04/2012 at 2:51 amQUERO, PRECISO, NECESSITO DESSE LIVRO!!!!!!!! SÓ FALTAVA ELE FALAR DE ZUMBIS, aí eu desmaiava de vez. SUPER. AWESOME. To aceitando de presente, obg.
thanny
19/04/2012 at 10:53 amRealmente, foi só o que faltou! Mas ele cita Zombieland e Extermínio, é muito awesome, minha bíblia pro apocalipse HAHAHAHA
Sam
20/04/2012 at 3:12 pmELE CITA???????//////// brb chorando
Babi Lorentz
19/04/2012 at 3:52 amParece ser bem diferente e, ao mesmo tempo, super interessante.
Acho que seria um ótimo livro pra mim, já que ando engolindo distopias.
Beijão /grin
Breno Rodrigues
19/04/2012 at 11:47 amlol, que livro louco! skaukska… Adorei!
Preciso de umas dicas desse livro, pelo que pude perceber, me esconder debaixo da cama não vai adiantar muito. =/
Achei a idéia bem interessante e original. Gostei!
Bjs
Juliana
19/04/2012 at 12:47 pmOi, Thanny!
NOSSA, preciso dar esse livro pro meu primo que acredita no apocalipse zumbi hahahaha
Sinceramente, ele precisa de umas técnicas de sobrevivência, mesmo que não seja contra os zumbis. q
Mas, enfim, falando sério, parece ser um livro bem legal *-* Nunca tinha ouvido falar dele, mas acho que veio bem a calhar com essa onde de distopia que vem surgindo por aí. Com certeza, é melhor prevenir hahaha
Beijooo!
Ju
julianagiacobelli.com
Vivian Rosa
01/05/2012 at 8:18 pmWoow!
Que livro diferente de tudo que conheço.
Agora deu aquela vontade de ler, pesquisar tudo a respeito e comprar.
Adicionado na lista!
Lidiane Carvalho
01/05/2012 at 8:23 pmMuito bom esse livro, em meio a essa invasão distópica realmente precisamos de um manual de sobrevivência.
Eu pelo menos sempre leio livros distópicos e assisto séries e filmes pra me preparar para qualquer eventualidade.
Muito legal esse livro ^^
Jordana Broering
01/05/2012 at 11:23 pmQuero muito ler esse livro. O tema é muito interessante, é bem diferente.
Beijinhos
A Dominação Distópica chega ao Distrito 2 e irá te ajudar a sobreviver a uma distopia! « Dominação Distópica
02/05/2012 at 12:19 pm[…] vocês leram a resenha de “Emergência” e “The Walking Dead: A Ascensão do Governador” viram o quão importante é estar preparado […]
Carol Almeida
02/05/2012 at 1:45 pmNoooosa! preciso ler esse manual! Omg! é tipo, um guia de sobrevivência para toda e qualquer distopia! Muito conteúdo bom, e já que você mencionou que ele cita Zombieland, é tipo, perfeito! Até ouso mudar o nome do livro para manual contra distopia. Muito bom, tenho certeza que quem oadquire não se arrepende. Afinal, temos que estar preparados para o que vier.
Beijooos
Prestogaudio
02/05/2012 at 1:52 pmda mesma linha de Guia de Sobrevivencia de Zumbis do Max Brooks, saiu este livro que ensina como sobreviver após uma catastrofe mundial… li o livro do Brooks, e se este for tão interessante quanto, pretendo comprá-lo tb…
Celso Ricardo Freitas Cavalcanti
02/05/2012 at 2:28 pmO livro parece um manual para sobrevivência em hecatombes e não só meros desastres. Gostei da resenha, em especial “é o tipo de livro que você sempre pode pegar para ler quando estiver no tédio ou simplesmente para ler partes específicas”.
Dryh
02/05/2012 at 5:35 pmNossa….Um manual de sobrevivência e tanto hein…
Preciso de um desses, pois sou muuito medrosa!!! rsrsrs…imagine só eu no meio de sabe se lá o quê…
gostei bastante da capa, sempre quis quebrar um negócio desses na escola…mas já haviam feito isso… /sigh
adorei a resenha.
bjos
Danielle
03/05/2012 at 6:31 pmAi,que máximo adorei a resenha,pense num manual,tbm sou muito medrosa,kkkkkk’
Parece ser engraçado vou ler om certeza!
Andreza
03/05/2012 at 6:54 pmCom esse dá pra sobreviver ao Apocalipse. Já me interessei, ainda mais pelas referencias do autor e por ser ele, o protagonista. /love
Talita
04/05/2012 at 2:52 amAdorei a ideia do livro, bem criativo. uhasduh
De fato, vai que um dia seja preciso, né ? /blink
Igor
06/05/2012 at 11:47 pmGostei muito do livro !
Quero leer
Gabi
08/05/2012 at 12:27 pmGente que coisa criativa e útil! 😮
Se eu não posso construir um bunker anti-zumbis, então pelo menos eu posso me preparar contra qualquer coisa do gênero, né? Ou qualquer fim do mundo parecido.
Ha! Engole essa mamãe! Quem disse que eu só leio coisas inúteis!
Beijitos
Rennan Victor
08/05/2012 at 9:12 pmUaauu’ Esse livro parece ser muuito bom’
Quero muito ler ele’
Resenha muito boa Também’
]]]
[]
[
Igor
08/05/2012 at 10:00 pmPreciso desse livro pra me preparar para quando ocorrer algum acontecimento de grandes proporções, como um apocalipse zumbi !
/sigh
Renata Lima
11/05/2012 at 11:47 amEu simplesmente amo tudo que é relacionado a essa área, nem preciso dizer que estou louca pra ler? Pois estão.
Ariana Alves
18/05/2012 at 2:10 pmHaha
Acho que eu seria uma das que morreriam primeiro caso ocorresse alguma emergência.
Sobreviver dá mto trabalho /grin
Marília Gomes
18/05/2012 at 6:46 pmEsse tema abordado é legal , é um manual ^^ Ótima resenha, parece ser divertido e a frase é muito chamativa “Este livro vai salvar sua vida” =O
Marii :*
steph
19/05/2012 at 4:54 pminteressante… causou uma fagulha de curiosidade aqui, viu, hahaha!
Brenda Dias
20/05/2012 at 4:21 amNossa, dificil achar alguem que nunca tenha imaginado um apocalipse zumbi, uma catastrofe, e ainda como sobreviver a tudo isso!? Eu sempre penso! /grin Livros que despertam nossa curiosidade e nossa imaginação sao SEMPRE bem vindos a nossa leitura! Adorei a resenha, claro! /love
Emanuella Casado
24/05/2012 at 12:47 pmEe=sse parece ser legal. como sempre, uma ótima resenha 🙂
bjss /smile
Mateus Dantas
28/05/2012 at 4:06 pmse tem distopia, pode apostar que gostarei, mas apesar disso a estoria parece ser bem interessante com todo esse caos.
Fátima Menezes
29/05/2012 at 12:48 pmAh, esse livro! Tinha lido uma resenha sobre ele, enlouquecido para lê-lo e simplesmente esqueci o nome da obra. Emergência, Emergência, Emergência! Não esquecerei! A história parece bem interessante. Distopia e EUA é comigo mesmo. A temática é das minhas favoritas. Espero ter a oportunidade de lê-lo.
Maíra K.
29/05/2012 at 12:53 pmTenho certeza que minhas chances seriam zero. Talvez, eu só saberia fugir! hehehehehe (:
Karen Alvares
29/05/2012 at 10:03 pmEsse livro parece meio louco quando a gente o vê pela primeira vez, mas se você parar para pensar, é bom uma precaução né? Afinal, a humanidade já passou por momentos que restringiram sua liberdade. E se isso acontecer de novo? E se acontecerem coisas piores?
Achei interessante ter as explicações, imagens e tals. É bom se prevenir!
A única coisa que eu sei aprendi nos filmes e livros mesmo. O maior ensinamento foi: mire na cabeça – atire – não erre!
Gabriela
30/05/2012 at 1:55 amU-A-U!
Isso foi impactante!
O tema abordado misturado com toda essa neurose deixa tudo ainda mais louco!
E a forma como tudo é feito me fascina, o fato de tudo ter sido criado de uma simples possibilidade me encanta! Que dizer, sempre fica aquilo de “vai que…?”.
Essa resenha me instigou.
Com certeza vou ler esse livro!
Bjokas
Ricardo Pereira
30/05/2012 at 4:46 pmCurioso para ler o livro, parece interessante em tempos de loucura que vivenciamos.
Como colocar certificado ssl no site
16/10/2017 at 8:42 amTodos curiosos, mas realmente deve ser muito bom, hehehehehe