Cinema

Direito de Amar (2009)

O mundo das artes também é uma caixinha de surpresas e quando menos se espera uma delas explode bem na sua frente e você vira um emoji de heart eyes. É o caso de Direito de Amar, dirigido pelo curioso estreante diretor Tom Ford, um estilista até o ano de 2004.

Com sua excentricidade fashion ainda correndo por suas veias, não que isso algum dia passe, Ford nos leva para um filme dignamente belíssimo. Tanto em sua estética, com sua paleta de cores significativa para o enredo e personagens, elementos especiais de design e uma reconstituição magnífica de época, quanto na direção inesperadamente maravilhosa. Conhece aquele paradoxo de “filme simples, porém profundo”? Então, encaixa-se perfeitamente aqui.

O filme é baseado em um romance semiautobiográfico do britânico Christopher Isherwood, que percorre o dia de um professor universitário e homossexual, marcado severamente pela morte de seu companheiro, falecido em um acidente de carro.

E se você ainda não está convencido (a), eu só tenho duas palavrinhas: Colin Firth.

Firth dá a vida ao protagonista, George, de uma maneira que ninguém mais conseguiria. É simplesmente maravilhoso de se observar a maneira como todas as lutas internas, debates e questionamentos são levadas durante todo o enredo, que passa por temas de difícil discussão, como os relacionamentos homossexuais e sua aceitação nas famílias e na sociedade dos Anos 60.

O elenco ainda conta com a linda Julianne Moore (Minhas Mães e Meu Pai), que faz o papel de Charley, uma amiga de longa data do professor, e Nicholas Hoult (X-Men: Primeira Classe), um aluno que envolve-se com George.

A forte presença da luta contra a depressão e o preconceito também estão ali, sem a necessidade de se esconder, mas de fato feito nos pequenos detalhes do filme, desde uma linha de diálogo qualquer até o casaco felpudo utilizado por alguém. É um levantamento de questões que podem acabar nos ajudando e, quem sabe, a outras pessoas.

FICHA TÉCNICA

Título Original: A Single Man
Direção: Tom Ford
Elenco: Colin Firth, Matthew Goode, Nicholas Hoult, Julianne Moore, Jon Kortajarena
Roteiro: Tom Ford, David Scearce
Duração: 99 min.
País: EUA
Gênero: Drama
Trailer: [x]
Classificação: ★★★★★

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply