Por Giulia
Preciso começar dizendo que sou fã fajuta da série (ainda assistindo a segunda temporada) e quando peguei pra ler esse livro achei que fosse impossível gostar mais de Dexter, Deb e a galera toda. Achei errado.
Em Darkly Dreaming Dexter, Dexter Morgan é, como ele mesmo se apelida, um lobo em pele de cordeiro. Residente de Miami, Dexter tem um passatempo peculiar. O de serial killer. A peculiaridade não acaba aí, além de ser assassino em série seus alvos são exclusivamente seus colegas de hobby.
Seu trabalho como analista de manchas de sangue na polícia de Miami é de muita ajuda quando se trata de encontrar e provar a culpa desses criminosos. E é aí que as coisas complicam. Quando surge de repente um novo assassino com técnicas semelhantes e ao mesmo tempo completamente diferentes, Dexter se ve perdido entre admiração e temor.
Eu comecei a ler esse livro tanto tempo atrás e parei – por nenhum motivo – um pouco antes da metade. Já tinha assistido a primeira temporada da série, e poder ver o que se passa dentro da cabeça de um personagem tão complexo foi incrível. Jeff escreve tão bem e Dexter, assim como todos os outros personagens são tão cativantes (talvez de um jeito estranho), que resolvi então que ia terminar de ler o livro.
Não sei apontar exatamente se minha dificuldade em passar por algumas partes se deu realmente a velocidade com a qual a história se desenvolve ou a minha lentidão enferrujada para ler, mas mesmo que arrastada em alguns pedaços a história foi aproveitada palavra por palavra do começo ao fim. E que final, ein.
Se tem uma coisa que eu aprecio e amo ver até mesmo em show de stand up são os fios bem amarrados no final. Tudo que começou teve um fim. E é exatamente essa sensação que esse livro me passou.
Falando então da tal série de TV. Eu sinto que algumas pessoa não entendem a palavra “baseada” quando leio algumas resenhas. Eu, por já ter assistido a primeira temporada duas vezes digo que: é possível aproveitar as “duas” histórias em suas semelhanças e diferenças.
Sim, elas existem. Mas não chegam a ser gritantes. É até mais divertido (ou pelo menos foi pra mim) achar e fazer comparações inofensivas entre as leves diferenças no desfecho da coisa toda.
Listando mais algumas das diferenças é que o livro é realmente focado na mente do serial killer de serial killers, enquanto na série temos uma visão mais ampla do universo de outros personagens como Angel no relation Batista e até mesmo Deb, a irmã mais nova.
Para quem viu a série e quer ter uma visão mais aprofundada na mente de Dexter, lá está o livro (com suas diferenças de plot, claro).
E para quem leu o livro e quer ver mais dos outros personagens, suas vidas e sua relação com Dexter, temos a série que está inteirinha no netflix (resaltando que 1- só posso realmente recomendar a primeira temporada e 2- reforçar novamente as diferenças no plot).
Resumindo meus sentimentos de quem acabou de ler o livro e ainda se encontra na metade da segunda temporada da série: amei tudo que vi até aqui e quero mais.
PS: as aliterações são maravilhosas!
informações
Título: Darkly Dreaming Dexter (Dexter #1)
Autor: Jeff Lindsay
Número de Páginas: 288
Edição: 1ª edição, 2004
ISBN: 9780385511230
Editora: Doubleday
Preço: R$33,50 (Compre AQUI!)
Classificação:
No Comments