Literatura

As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky

Antes de começar a resenha, eu gostaria de falar que sempre tive vontade de ler esse livro e quando a Byzinha me presenteou com o exemplar que era dela, eu não pude ficar mais feliz. As Vantagens de ser Invisível é um livro especial e ganhá-lo me fez me sentir especial. Acho que era esse o objetivo, então, obrigada By <3

Como foi seu primeiro ano no ensino médio?

Charlie, um adolescente de 15 anos, tinha perdido seu único e melhor amigo, Michael – que cometera suicídio antes mesmo da história do livro começar-, e não gostava nem um pouco de ir à escola, apesar de ser um aluno bastante inteligente. Todos meio que estavam preocupados com ele. Então, uma garota contou sobre um amigo que o entenderia e que ele julgou ser uma pessoa legal, pelo simples fato dele não tentar ir para cama com aquela pessoa, embora pudesse ter feito isso, e começou a escrever cartas contando sua vida para ele. Cartas bastante pessoais e intensas. Não se sabe para quem ele escrevia, nem a real identidade das pessoas citadas, já que ele usou um nome fictício para todos, até para ele mesmo. A única coisa que se sabe é que Charlie é um garoto diferente, que vê as coisas com outros olhos. E sou muito grata por ele compartilhar a história dele comigo.

As Vantagens de ser Invisível se passa no subúrbio de Pittsburgh, Pensilvânia na década de 90 e transmite toda aquela vibe de adolescentes descobrindo o mundo do sexo, drogas e Rocky Horror Picture Show – filme/peça teatral que Charlie freqüenta. Mas não de uma forma ruim ou indigna de ser contada. E sim do jeito introspectivo do nosso protagonista de ser. Há também várias referências aos clássicos da literatura e do cinema, assim como ótimas músicas.

Nos bailes da escola, eu sento no fundo, fico tamborilando com os dedos e imagino como muitos casais dançarão a “sua música”. Nos corredores vejo as garotas vestindo as jaquetas dos rapazes e penso no conceito de propriedade. E me pergunto se alguém é realmente feliz. Espero que sejam. Realmente espero que sejam.
[…]
– Você sempre pensa muito nisso, Charlie?
– Isso é ruim? – Eu só queria que alguém me dissesse a verdade.
– Não necessariamente. É só que às vezes as pessoas usam o pensamento para não participar da vida.
– Isso é ruim?
– É.

Página 34

Entenda que Charlie é um adolescente solitário. Seu irmão mais velho acabou de ir para a faculdade e sua irmã está muito ocupada com o namorado. E a partir deste diálogo, ele tenta participar mais dos eventos sociais promovidos pela escola. Vai a bailes e jogos de futebol. E em um desses jogos Charlie encontra Patrick, um colega do último ano que freqüenta a mesma aula que ele, e Sam, uma garota muito linda e legal, por quem instantaneamente se apaixona. Eles serão os responsáveis pela inserção de Charlie ao seu círculo de amizades e aos poucos, percebemos que apesar de não serem os mais certinhos, eles são os melhores amigos que Charlie poderia ter.

– Ele é uma figura, né?
Bob concordou. Patrick depois disse alguma coisa que acho que nunca vou esquecer.
– Ele é invisível.
E Bob assentiu com a cabeça. E todos no porão fizeram o mesmo. E comecei a ficar nervoso como Bob, mas Patrick não me deixou ficar nervoso demais. Sentou-se do meu lado.
– Você vê coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende.

Página 48

A narração de Charlie é ingênua e maravilhosa de se ler. Desde a primeira página eu fiquei encantada com a escolha de suas palavras, ouvindo Asleep (The Smiths) e se sentindo infinito. A cada carta me senti mais íntima dele, eu ri de suas histórias, me identifiquei, me emocionei e acima de tudo, aprendi com ele que por pior que as coisas estejam elas vão passar e tudo ficará bem de novo.

Esse é o tipo de livro faz você se sentir diferente após a leitura. Não sei bem o que estou sentindo, mas é uma mistura de alegria e tristeza e me pergunto se eu estou ficando igual ao Charlie ou se eu já era igual a ele. Entrou para a lista dos favoritos.

P.S.: Eu sei que o livro foi adaptado para o cinema, mas isso ficará para outro post.

Título: As Vantagens de ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower)
Autor: Stephen Chbosky
Tradução: Ryta Vinagre Ares
Número de Páginas: 223
Edição: 1ª – 2007
Editora: Rocco
Preço: R$29,50
Classificação: ★★★★★

You Might Also Like

22 Comments

  • Reply
    Byzinha
    16/01/2012 at 3:34 pm

    Oin, Thanny <3
    Tão sucinto, mas retratou exatamente o que o livro passa. A inocência do Charlie e como a mente dele funciona é tão bonito e tão puro. Esse livro - como Alaska - é um daqueles que crescem dentro da gente e a cada dia que passa, nós gostamos mais e mais dele.
    Que bom que você gostou do meu presente <3 Aprendi muita coisa com o Charlie também, o valor que ele dá para as coisas. Lindo de mais, todo mundo deve ler!

  • Reply
    Paola Aleksandra
    16/01/2012 at 7:58 pm

    Olá

    Confesso que nunca tinha lido nada sobre esse livro, ao ver a capa imaginei uma coisa, mas lendo sua resenha me encantei, realmente o livro deve nos fazer pensar, refletir sobre o que somos, gosto de livros assim, vou pesquisar mais sobre ele.

    ;*

    Pah, Livros & Fuxicos

  • Reply
    isabel
    17/01/2012 at 1:56 am

    o livro parece ser lindo *_* me parece ser daquele tipo mais elaborado, um pouco mais “cabeça” mas sem ser maçante ou complicado demais… vou procurar!

  • Reply
    Sara
    17/01/2012 at 1:06 pm

    O título é interessante!
    Resenha excelente, se um dia eu tiver a oportunidade ler este livro… eu leio!
    São tantos livros que tenho que comprar… Queria ser rica!
    Asleep é linda demais, eu amo esta música.

  • Reply
    Emanuella Casado
    17/01/2012 at 1:38 pm

    adorei a dica.
    já ta participando da promo lá no blog??
    beijos.
    http://www.amodernpinup.com

  • Reply
    Sofia
    17/01/2012 at 2:48 pm

    Hum,boa dica! =D /love

    Bjus,Sofia.
    Livros e Feitiços
    vida-de-garota-brasil.blogspot.com

  • Reply
    Babi Lorentz
    17/01/2012 at 3:14 pm

    Já tem um tempinho que tenho querido ler este livro.
    Parece ter uma história única (pelo visto tem mesmo) e adoraria mesmo conhecer.
    Adorei a dica.
    Beijão

  • Reply
    Contando Histórias
    17/01/2012 at 3:55 pm

    Sua resenha tá muito boa *-* acho o máximo essas personagens pensadoras, instrospectivas e inteligentes. Parece ser o tipo de livro que eu ia amar, fiquei com muita vontade de ler.

  • Reply
    Nathália
    17/01/2012 at 5:15 pm

    Oi Thanny!
    Amei sua resenha! Estou mega ansiosa para ler esse livro, a história parece ser maravilhosa e singular *.*
    Quero o post sobre o filme hehehe, Emma e Logan *.*
    Beijos,
    Nathi
    Books in Wonderland

  • Reply
    Ceile
    17/01/2012 at 5:34 pm

    Nossa, perdi o ‘fio da meada” quando vc falou que se sente diferente, não sabe se feliz ou triste. Pq estou me sentindo exatamente assim agora que terminei de ler O Diário de Suzana para Nicolas.
    Falamos: “Nossa, este livro é lindo!”, mas acho que é por falta de palavras, pq as vezes o livro é triste e nos emociona, mas na verdade, nós ficamos muito comovidas, sofrendo e tudo mais. Não sei se isso é lindo… /cry

    Imagino que quando vc ganha um livro com amor a carga que ele carrega dobra de tamanho, né? rs
    Entrou para a lista /love
    Um beijo!

  • Reply
    Who's thanny? » Blog Archive » Logan Lerman e Emma Watson em As Vantagens de Ser Invisível
    07/02/2012 at 3:00 pm

    […] por Lianne Halfon e Russell Smith (Juno) e dirigido pelo próprio autor do livro, As Vantagens de Ser Invisível tem estreia prevista para 2012. 0 Tweet Tags: As Vantagens de ser Invisível, Emma Watson, […]

  • Reply
    Carol
    08/02/2012 at 5:42 pm

    EU QUEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Reply
    May
    09/02/2012 at 1:12 pm

    Nossa, que resenha maravilhosa! Quero muito ler esse livro…

    Beijos,
    May ;*

  • Reply
    Tharcila Lima
    22/02/2012 at 7:14 pm

    Owwwwwwwwwn agora que li sua resenha adorei a historia
    Achei tao encantador, tao singular e ao mesmo tempo tao complexo
    Facil de se apaixonar entende?
    Tem o filme também, que será com o Logan Lerman e a Hermione. Espero ler em breve õ//

  • Reply
    Juh Claro
    27/02/2012 at 3:22 pm

    Já adicionei na minha wishlist! Que coisa mais amor. E depois de ler sobre o filme, fiquei com vontade de ler/ver ambos.
    Não sei muito bem o que esperar da minha reação ao ler, mas quero muito descobrir haha Talvez veja o filme antes (Logan e Emma lindos, né?), mas não vou deixar de ler o livro também.

    ;*

  • Reply
    Carolina Duarte
    28/02/2012 at 11:42 pm

    Estou COMPLETAMENTE louca pelo livro e pelo filme!!! Nao posso negar, Logan Lerman é o meu ator preferido, adoro todos os trabalhos dele, e não acho que esse será diferente. Haha

  • Reply
    Who's thanny? » Blog Archive » Divulgado pôster e trailer de As Vantagens de Ser Invisível, com Logan Lerman e Emma Watson
    04/06/2012 at 1:58 am

    […] de Stephen Chbosky – que se você ainda não leu, por favor, tá esperando o que? Resenha aqui – que capta a os altos e baixos da adolescência: primeiro amor, perdas, medo, esperança, e os […]

  • Reply
    David
    10/06/2012 at 6:56 am

    Teu Blog é demais guria (:

  • Reply
    Gabi
    12/07/2012 at 1:23 pm

    O livro é muito boito, não tem como negar, mas acho que peguei ele em uma hora errada, porque ele não me mexeu tanto assim comigo. Não sei, acho que não estava no clima para ele. Mas o Charlie é tão ingênuo e fofinho *-*

    Beijitos

  • Reply
    Regina
    25/09/2012 at 3:21 pm

    Ou, Thanny! Só agora esse livro entrou no meu radar ):

    É lindo mesmo? Então vou ter que ler! Mas acho que vou ver o filme antes; às vezes gosto de trocar a ordem das coisas (: Obrigada pela resenha, ela iluminou um pouco meu caminho e_e

  • Reply
    Nivea Maria
    01/12/2012 at 3:47 pm

    Incrível, estava precisando ler uma resenha assim, estava precisando de um livro assim. Depois de tanta modinha e de livros estragados pela mídia acho que esse é diferente e superior a todos. / /sigh

  • Reply
    Livros que você quer e ainda não sabe - Who's thanny?
    14/04/2015 at 11:38 am

    […] prefere As Vantagens de Ser Invisível? Já leu It’s Kind of a Funny Story para ter uma nova perspectiva sobre a […]

Leave a Reply