É distopia? É YA? Tem triângulo amoroso? Sim, sim e sim. Mas mesmo com todas as chances de ser o livro mais mimizento do mundo, A Seleção conseguiu ser bom e diferente. AÍ SIM.
A trama se passa num futuro onde os Estados Unidos deram lugar a Illéa, pais cuja sociedade é dividida em castas. America Singer, da Casta dos artistas, tem um romance secreto com Aspen, e o ama apesar do moço ser uma casta inferior a dela. Mas a Seleção, competição onde o príncipe Maxon escolherá sua esposa, está chegando, e America acaba por se inscrever, certa de que não daria em nada. É claro que as coisas não vão como o esperado e ela se vê na lista das Selecionadas. A vida de America nunca mais seria a mesma.
Para mim, A Seleção não foi daqueles livros tipo “fiquei até meia-noite lendo porque não conseguia parar!!!11onze!11“. Não. Foi um daqueles “PELO AMOR DE DEUS SÃO SEIS HORAS DA MANHÃ E EU CHEGUEI NA ÚLTIMA PÁGINA SÓ AGORA, SOCORR!11111” (fato verídico). É tão fácil e gostoso de ler que se torna difícil de largar. A narrativa de Kiera Cass é muito boa, envolvente, detalhista sem exagerar, e até meio rápida, visto que dá para devorar inúmeras páginas em pouco tempo. O desenvolvimento é bacana também, e, apesar de quase todo mundo não aguentar mais distopias, esta conseguiu se destacar e ser diferente das trocentas outras.

Apesar de estar calma nesta resenha, esse gif define perfeitamente minha experiência com o livro. Verdade. Surtei bonito.
Os personagens podem ser contados como pontos fortes, já que a America não é completamente insuportável em níveis impossíveis (tipo a Katniss). Óbvio que tem alguns momentos de nojinho acerca da protagonista porque a narrativa é em primeira pessoa, mas nada que não se possa fingir não ter lido e seguir em frente. Maxon, que de pronto parecia a pessoa mais blé e grudenta, acabou se mostrando um cara agradável e… er… fofo. Ele até exagera na fofura de vez em quando, porém cá estou eu fingindo que a vida é boa (não, não gosto de muita fofura porque, né, não sou obrigada). Aspen, quem eu tinha amado em poucas páginas, seria muito melhor caso o livro não tivesse um maldito triângulo amoroso no meio. Argh.
Veja bem, eu acho que triângulos amorosos são injustos demais na ficção. A mocinha fica em dúvida entre dois ótimos caras e, na mente dela e a da própria autora, não tem como fazê-la escolher entre apenas um deles. Então o que acontece? Ah, sim, a autora faz com que um dos caras demonstre ser meio (ou completamente) babaca, bem diferente do perfeitinho do outro lado do triângulo. E voilá, a mocinha sabe bem quem vai escolher no final, mas não deixa de se sentir atraída pelo cara meio babaca porque não teria mais drama de outra forma. Isso aconteceu em Jogos Vorazes, isso acontece em A Seleção e isso me irrita profundamente. Ainda espero por um livro onde ambos caras são perfeitos e a moça tem de escolher “na sorte”. Fingers crossed!
Pela minha experiência, posso dizer que o amor verdadeiro é geralmente o mais inconveniente.
ENFIM, quem precisa de algo mais leve e fácil de ler, a obra de Kiera Cass é uma boa pedida. É uma boa distopia, sim, é legal e divertida. Mas se você for um daqueles que tem coração fraco e se deixa envolver… Bem. Você sabe o que acontece.
A rede americana CW comprou os direitos para fazer uma série de TV baseada nos livros. O piloto tinha sido gravado ano passado, mas não agradou o pessoal da emissora, PORÉM há planos de filmar um novo piloto para a fall season de 2013, com Yael Grobglas interpretando America Singer ao invés de Aimee Teegarden, que fora America no primeiro piloto. Não se sabe se William Moseley (sim, o moço de Nárnia) e Ethan Peck reprisarão os papéis de Aspen e Maxon, respectivamente. Todavia tenho fé sobre o segundo porque SAUDADES do Patrick Verona de 10 Things I Hate About You, viu?
A Editora Seguinte lança O Príncipe, conto sob a ponto de vista do príncipe Maxon em março de 2013. A Elite, segundo livro da série, tem previsão de lançamento para abril.
P.s. Só queria chamar a atenção de todo mundo para esta capa maravilhosa. Só isso.
informações
Título: A Seleção
Autor: Kiera Cass
Número de Páginas: 368
Edição: 1ª – 2012
Editora: Seguinte
Preço: R$29,90
Classificação:
21 Comments
felipe
04/03/2013 at 6:02 pmFique imaginando o porque dos momentos de nojo /omg O livro passou longe de ser o que eu imaginava, quando vi a capa eu pensei que era um romance de época ou algo parecido.
Sam
05/03/2013 at 3:42 pmAh, eu não gosto de personagens femininas na maioria das vezes. A America é mimizenta e egoísta de vez em quando, isso me irritou (odeio mimimi). Mas aconteceu bem menos do que eu esperava, então foi bom.
lilian
04/03/2013 at 7:19 pmnão li pq não estou com clima para aturar mocinha enjoada que fica ciscando para dois caras e depois escolhe o menos imbecil, já sei que a CW recusou o primeiro piloto pq ficou parecido com jogos vorazes ai decidiram fazer um segundo que não seja fiel ao livro e gostaram,enfim assistirei a série pelo Ethan vou dá uma de poser e quando eu estiver bem eu leio o livro. /grin
thanny
04/03/2013 at 9:05 pmdois carinhas perfeitos? leia estilhaça-me! tudo bem que um é o “vilão”, mas ele é perfeito <3
Sam
05/03/2013 at 3:44 pmÉ VILÃO? Aposta quanto que eu vou preferir ele ao mocinho? kkkkkk Vou pegar pra ler eventualmente.
Emilly M.
04/03/2013 at 10:29 pmMinha irmã fala tão bem desse livro que eu tenho mega vontade de ler. /confesso kkk
Eu só acho que irei ver a série, já que sou mais viciada em série do que qualquer coisa na vida haiuahaia /grin
Gleice
05/03/2013 at 12:16 pmEsse tá há era na minha estante e msm lendo resenhas bacanas sobre ele, continuo com preguiça de lê-lo. HAHAHAHAHA /grin
Mas um dia vou dar uma chance pro bichinho. Ele merece. Acho, rs.
Beijos, lindona!
Gleice
Lais Ribeiro
05/03/2013 at 3:34 pmO que me deixou um tanto receosa com relação a esse livro é a questão dos triângulos amorosos, quase sempre isso estraga minhas leituras. Mas eu adoro uma distopia então ainda pretendo dar uma chance, mas só quando sairem os outros volumes, não quero correr o risco de acabar surtando como você (acredito que esse seja um dos motivos de você ter surtado /confuse ). Cheguei a dar uma espiada no piloto, gostei e queria a Aimee Teegarden como America. Ethan Peck então nem se fala, saudades eternas dele /cute
Sam
05/03/2013 at 3:45 pmFoi uma das razões sim, o negócio acaba meio que do nada e eu fiquei tipo “BITCH SAY WHAAAAAAAAT?”. Sacanagem.
Lais Ribeiro
05/03/2013 at 6:12 pmÉ por isso que eu evito ler séries /roll Acabei de ver que o Michael Malarkey vai substituir o Ethan Peck no piloto da série /cry
Camila
06/03/2013 at 11:23 amOi Sam!! Eu também li A seleção em um dia e foi super gostoso de ler, também acho que Maxon não irá se arrastar pelo chão pela América, ele pode até gostar dela, mas se ela não quiser ele, tem as outras para lhe fazer compania!!! E ele foi super sincero com a América sobre isso, mal posso esperar pelo segundo livro *ansiedade* e bem acho que já deu para perceber, por quem eu torço né??
Beijos, Camila
Emanuel Barbosa
07/03/2013 at 11:20 amQuero muito ler este livro!
Juh Sutti
07/03/2013 at 1:44 pmEu adoroooo esse livro, mas acho que apesar de ser distopia, o foco é totalmente no romance! O que me agrada bastante hahaha.
Aspen ganhou o meu coração inicialmente, vamos ver se cai continuar assim <3
Adorei a sua resenha!
Beijos
Livros e blablablá
Juh Sutti
07/03/2013 at 1:45 pmAspen NÃO! Eu amei Maxon, o principeeee!
Escrevi errado huahuahauahau.
Luísa Krummenauer
10/03/2013 at 2:37 pmAh, apesar de gostar desse tipo de livro, não estou muito empolgada para ler. Não me chamou muito a atenção.
Thainá Oliveira
11/03/2013 at 4:10 amAAAAAAAAAAAAH! EU AMO ESSE LIVRO! FIQUEI APAIXONADA LI EM POUCOS DIAS, NÃO ACHEI QUE FOSSE AMAR TANTO, ACHEI QUE FOSSE SER ZZZZZ QUE O MAXON IA SER ZZZZZ QUE ASPEN IA SER MEU TEAM MAS O MAXON É TÃAAAAAAAAO SA~ÇDA~]Ç~]Ç~]DFWÇFWÕLTWPEIKTWPO TODOS OS PERSONAGENS SÃO MARAVILHOSOS! E TERMINOU DE UM JEITO TÃO ‘PERA ACABOU ASSIM???????????? N A O TÁ FALTANDO UM PARÁGRAFO AQUI SÓ PODE’ FOLHEI A PAGINA PROCURANDO VESTÍGIOS DE ALGUMA PALAVRA APAGADA OU SMTH MAS NADA AHHHHHHHHHH PRECISO APENAS PRECISO
mikaela
11/03/2013 at 7:39 pmamei o livro, como vc mesma disse a leitura é fácil e flui de uma forma absolutamente envolvente, mas…….. Não gostei do final. /roll
Achei muito fraco, exemplo, li e fiquei totalmente absorta até o livro acabar e eu ficar com aquela cara :o, que quer dizer ‘agora que tava ficando bom!’ /confuse
por que o foi muito fofo mas tão parado e quando estava começando a animar… acabou. /cry
Who's thanny? » Arquivo » A Elite, Kiera Cass
20/04/2013 at 9:34 pm[…] você não leu o primeiro volume, nem nossa resenha sobre ele, clica aqui e leia. Pode ir, eu […]
Milly
17/06/2013 at 2:14 pmBem, me desculpe mas na maldição do tigre os dois caras são mais do que perfeitos!! /smile
Who's thanny? » Arquivo » Contos da Seleção: O Príncipe & O Guarda, Kiera Cass
22/04/2014 at 5:48 pm[…] essa review contém míseros spoilers de A Seleção e A Elite (aproveite para ler as reviews dos outros livros da […]
Who's thanny? » Arquivo » A Escolha (A Seleção #3), Kiera Cass
15/07/2014 at 6:01 pm[…] Contém spoilers de A Seleção e A […]