George R. R. Martin consegue criar universos fantásticos, complexos e densos mesmo em sua primeira obra editorial.
Gênio de muitas faces, George R. R. Martin – o aclamado escritor de As Crônicas de Gelo e Fogo – mostra já em seu primeiro trabalho publicado sua característica tão pessoal: o poder de criar mundos, realidades diferentes, mas que espantam com riqueza de detalhes. A impressão que você tem, ao final de qualquer um de seus livros, é de que sabe exatamente como aquelas pessoas viveram. E, já em A Morte da Luz, publicado pela primeira vez em 1977, ele não desapontou.
Tenho muita dificuldade em falar de livros de ficção científica. Veja bem, por mais que a história seja pré-definida, o que cada um leva ao final da leitura é completamente pessoal. Então esta talvez seja uma resenha bem confusa.
Talvez, se você começar com a primeira obra publicada de um escritor você consiga acompanhar seu desenvolvimento na escrita e de certa forma se acostumar, certo? Mas é obvio que, se tratando de quem se trata, você já espera um monte de nomes diferentes, sociedades com passados virtuosos, e montes e montes de novas regras em uma sociedade completamente diferente de tudo o que você já ouviu falar.
Worlorn está morrendo. O planeta moribundo vive em um eterno crepúsculo enquanto espera, silenciosamente, o sol desaparecer para ser coberto pela escuridão. Porém o planeta nem sempre viveu definhando. Lá, monumentos arquitetônicos foram construídos, com características de todos os povos que o rodeiam. Festivais recebiam os habitantes de outros mundos para celebrarem uma dita paz.
Porém esta história não é somente sobre um planeta que está morrendo. Dirk t’Larien recebe uma chamada de Gwen, uma antiga paixão, para ajudá-la a salvar o mundo em apuros. O problema é que esta não é sua única intenção. Aprisionada em uma relação um tanto quanto complicada, ela precisa ser resgatada da confusão que se enfiou e conta com a ajuda de Dirk, para se libertar. Talvez esse seja o maior problema com esse livro. A relação entre Dirk e Gwen é nerve-racking. COMO. ELE. SE. DEIXA. LEVAR. POR. ELA. ASSIM? Ela o manipula de uma forma que chega a dar raiva, e vontade de reconquistá-la, que toma Dirk por completo, faz você querer tacar o livro na parede.
– Muito – disse Ruark. – Sim, tudo errado, porque você está perto da verdade. Meias-verdades são piores do que mentiras inteiras.
A primeira parte do livro é bem arrastada, pois são explicados como o planeta funciona e as partes que o fazem ser como é hoje, além das histórias de como os personagens foram parar ali. Mas não se deixe parar, o clímax vale a pena cada tempo longo que você levou no começo.
Espere encontrar os termos futurísticos – como aeropatinetes com controle de gravidade, lasers, rastreadores. Se você nunca leu ficção científica e deseja se aventurar por esse gênero, A Morte da Luz é uma boa escolha. Porém, se você está esperando algo como Guerra dos Tronos, sinto lhe informar, mas este livro não é pra você.
A Morte da Luz explora culturas de todos os mundos e como elas podem nos influenciar. Tanto em nossas relações, como em quem somos.
Sorteio
Para concorrer a um exemplar de A Morte da Luz basta preencher o formulário abaixo. Boa sorte!
a Rafflecopter giveaway
informações
Título: A Morte da Luz
Autor: George R. R. Martin
Tradução: Marcia Blasques
Número de Páginas: 334
Edição: 1ª – 2012
Editora: Leya
Preço: R$29,90
Classificação:
21 Comments
Lucas Fagundes
26/12/2012 at 6:04 pmUma vez li a sinopse desse livro em uma livraria e comprei de presente pra uma amiga, mas querendo ficar com o presente pra mim. Só por ser do George R.R. Martin, já se espera coisa boa e ainda uma história de ficção científica, estou com muita vontade de lê-lo!
Sanélia
27/12/2012 at 2:34 amParticipando muito!
Emerson
27/12/2012 at 2:34 pmParticipando
Tabata Gomes
27/12/2012 at 4:03 pmFaz muito tempo que estou doida pra ler!!!!
felipe
28/12/2012 at 2:51 pmEu preciso /grin
José Bezerra
28/12/2012 at 2:58 pmDepois do sucesso das Crônicas de Gelo e Fogo, o Martin já é um sucesso mundial. Ele pode não ter sido reconhecido com seu primeiro livro, mas agora que é sucesso, quem não quer A Morte da Luz? O universo fantástico na visão dele tem outro tom, algo a mais que alguns livros do genero não tem. Espero ganhar, estou curioso para ver o que ele escreveu no seu primeiro livro.
Letícia Barbosa
28/12/2012 at 4:55 pmParabéns pela resenha. Tenho muito interesse em ler os livros do Martin, e pena por eu ainda não ter lido nada, além dele ser super famoso pela qualidade de sua escrita, parece uma ótima história! Ele está na minha lista de desejados haha *-* Sou completamente apaixonada por ficção científica. <3 /smile
Victor Silva
28/12/2012 at 6:17 pmComecei a ler As Crônicas do Gelo e Fogo antes de ontem, e estou encantado com a genialidade de George, por mais que me deixe muito confuso e algumas partes e esse tanto de nome não ajuda nem um pouco, mas a história prende muito.
Quem sabe daqui um tempo eu não leio A Morte da Luz, parece bem interessante.
Paty
31/12/2012 at 2:35 amPessoalmente, depois de ler As Cronicas de Gelo e Fogo (acabei o 3o semana passada), acho que Martin trouxe de volta um estilo grandioso dentro da fantasia que eu não via desde Tolkien – essa coisa de livros enormes e histórias detalhadas ao infinito. Adoro! =D
Quero ler esse e já comprei o Ruas Estranhas. 😉
Lucas
31/12/2012 at 1:41 pmPreciso desse livro
Emerson
31/12/2012 at 1:51 pmGeorge R.R Martin é tipo, o cara mais excepcional destes ultimos anos. Seus livros não são apenas um amontoado de palavras e paginas, mas expressão realidade. Tirei isso lendo As Cronicas de Gelo e Fogo. Você não le. Você vive as situações retratadas la. Seja momentos felizes ou tristes, você penetra na realidade da obra e se apaixona pelos personagens. Em A Morte da Luz é de se esperar com grande expectativas uma grande viagem entre este misto de realidade e ficção que só George tem! /cute /blink /smile
Douglas Ricardo
03/01/2013 at 1:54 amEu não consigo nunca gravar esses nomes complexos haha
Pelo visto o livro é bem diferente de As Cronicas de Gelo e Fogo, e chamou mais minha atenção.
Está na minha lista de leituras, estou só esperando alguma alma caridosa me cedê-lo haha
Adorei a resenha, abraços
/grin
[email protected]
03/01/2013 at 5:30 amAf eu quero, quero o box também :c
nem sei se tenho coragem de ler, mas sei que quero ter.
Eduardo Rodrigues Rio
06/01/2013 at 11:26 pmComprei há pouco tempo o box das edições de bolso das Guerras e, embora ainda não tenha lido, já aprendi a admirar esse velhinho barbudo, com cara de papai noel. Se as Crônicas já são boas, o começo de tudo também deve ser uma ótima leitura.
Carolina Moniz
08/01/2013 at 5:19 pmO George é um cara incrivel não?
Estou com o “A Guerra dos Tronos” para ler e já sei o quanto incrivel ele é.
Mal posso ver a hora de conhecer outras obras do autor e me deparo com “A Morte da Luz”. Um prato cheio!
A resenha me deixou super interessada /blink
Estou participando da promoção /grin
Bah Fabbroni
14/01/2013 at 2:20 amGostei da resenha.
Depois do mundo que ficou famoso por causa do seriado, é legal saber que um autor como o George R. R. Martin tem a capacidade criativa de criar outros mundos (embora esse livro tenha vindo antes das Crônicas de Gelo e Fogo).
É legal também ver que o estilo mudou bastante também, saindo da ficção científica…
Fiquei com vontade de ler esse livro!
Ka Wozniak
15/01/2013 at 1:52 amEu ainda não li As Crônicas de Gelo e Fogo…. uma vergonha eu sei :/ rsrs mas eu comprei os livros e pretendo ler… mas eu fiquei com medo da quantidade de páginas rsrs….
Pela sua resenha, A Morte da Luz, me pareceu bem interessante… eu gosto de coisas assim, diferentes!! Espero gostar desse livro tbm 🙂
Beijos
Ka Wozniak
Cinco das Artes
ruama catarina
15/01/2013 at 11:50 pmAinda não li As Crônicas de Gelo e Fogo ‘-‘ Já ouvi criticas muito boas a respeito espero ler em breve a sinopse e muito boa,mas ultimamente to sem tempo,mas esse vai ser meu proximo livro a ler^^’ /smile
Bianca Prado
16/01/2013 at 12:39 pmAinda não li As Crônicas de Gelo e Fogo e não sei o que esperar da série. Como você disse na resenha, quem espera algo como As Crônicas de Gelo e Fogo, então não é o livro ideal, para mim seria, pois não tenho muita vontade de ler a serie e amo ficção cientifica. Gostei da capa e ela parece repassar muito sobre a história. /cute
Patrick R
17/01/2013 at 4:09 pmGeorge é o cara né? Todos livros dele são ótimos! Já li A Morte da Luz, mas não tenho o livro. Muito bom mesmo!
Felipe José
17/01/2013 at 8:40 pmEu sempre quis ler algo do George R R Martin já pelo sucesso que as cronicas de gelo e fogo fazem na blogsfera e nas redes sociais, mas eu nunca comprei nenhum livro dele (ou li), então é por isso que estou participando desse sorteio. yay /smile