Literatura

A Herança – O Despertar, Rick Haarig

A Herança, primeiro volume da trilogia O Despertar, é o primeiro livro de Rick Haarig, e devo confessar que é o tipo de história que merece ser adaptada para o cinema. Pois é simplesmente genial. Isso mesmo, genial!

Porque assim… imagine que uma em cada cinco pessoas apresentam o súbito desejo de matar você. Desde o dia que você nasceu. E ninguém sabe o motivo disso acontecer, só que não é seguro para você ficar perto de estranhos. Com o passar dos anos, você desenvolve um intelecto além de qualquer um da sua idade e tem sonhos estranhos, como se fossem de um passado distante. Você não tem nenhuma família, todos estão mortos. Mas você tem dinheiro e pessoas em quem confiar. E se do nada você ficasse muito doente? Enquanto um dos homens mais poderosos do mundo está cada vez mais jovem (literalmente) e com pesadelos terríveis à noite, a ponto de não conseguir mais dormir. O que pode estar ligando e provocando esses acontecimentos ao redor do mundo? E por que agora?

Janine Larsen é uma brilhante neurocientista que foi convocada para a missão de salvar o misterioso magnata russo, Dr. Maglev. Apesar de achar tudo uma loucura no início, ela viu ali uma grande oportunidade e aceitou passar um tempo longe de sua família para dedicar-se em tempo integral no estudo do caso de seu paciente, em um lugar distante e recluso nas terras russas.

Phillips Robert é um famoso arqueólogo que está em decadência e ao ver uma perturbadora foto submarina tirada em um atol nas Filipinas, ganha a chance de refazer a sua vida. Alcoólico e de um humor singular, Phillips é um personagem que, apesar de tudo, irá te conquistar.

Não dá para falar de todos os personagens desta ficção-científica, pois são muitos. Mas tenha certeza de que cada um tem uma participação especial na trama. E não quero nem entrar em muitos detalhes para não contar spoilers.

Com a narração em 3ª pessoa, cada capítulo foca na história de determinada pessoa e isso é importante para fazer futuras conexões. O que realmente me impressionou foi a riqueza dos detalhes científicos, médicos, históricos e etc narrados, estava evidente ali toda a década de pesquisas que o autor fez para que pudesse desenvolver o enredo.

(…) Mais dois surtos assassinos para uma só criança levou em apenas uma madrugada toda a população dos miseráveis trabalhadores soviéticos do pós-guerra de Shakhta – um vilarejo ao redor de uma siderúrgica no meio do nada – para a mais escura e entrevada idade média eslava.

Além de todo o mistério sobrenatural sobre o que diabos está acontecendo, há muitas cenas de ação. Muitas. O que significa que algumas pessoas irão morrer, algumas de forma brutal. Eu devorei as páginas como uma louca, porque a narração é muito boa. E quando parava de ler saía correndo para contar para os meus irmãos o que tinha acontecido, porque esse livro é genial, já disse isso?

O desenvolvimento da história, como você começa a entender na metade do livro, vai culminar em um evento. E isso pode ser ruim ou bom, depende do seu ponto de vista. Por isso há tantos obstáculos e reviravoltas ao longo do caminho. E o melhor de tudo é que não são coisas óbvias, o autor não subestima a inteligência do leitor.

Infelizmente, o livro tem vários erros de digitação, coisas bobas que o revisor deixou passar e que me deixou bem triste, pois o livro é realmente bom e merecia ter sido lançado sem nenhum errinho. Espero que na 2ª edição consertem isso.

A Herança vai te fazer surtar, rir, se assustar, chorar… enfim, uma emocionante montanha russa que quando você desce quer ir de novo!

Informações

 

Título: A Herança – O Despertar #1
Autor: Rick Haarig
Número de Páginas: 310
Edição: 1ª – 2012
Editora: Subtítulo
Preço: R$32,90 (Compre aqui)
Classificação: ★★★★½

 

 

 

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Byzinha
    07/09/2012 at 8:15 pm

    DAORA.
    Agora quero ler, o que fazer com a minha pilha de livros?

  • Reply
    Emanuella Casado
    11/09/2012 at 12:33 pm

    Devo confessar que essa é a única trilogia que eu to querendo pegar. to fugindo das sagas e derivados. #trauma de vampiro. rsrs
    /grin

    adorei a resenha, thanny!

    :*

    http://www.amodernpinup.com

  • Leave a Reply