Evento

17º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

fnlij

No mês de junho, durante o período do dia 10 ao 21, aconteceu no Rio de Janeiro a 17ª edição do Salão FNLIJ, no Centro de Convenções Sul América.

O Salão é um evento onde as editoras expõem suas publicações voltadas para o público infantil e infanto-juvenil, sejam didáticos ou não, também para os profissionais da educação. O evento tem a estrutura bem menor que a Bienal do Livro (do Rio, pelo menos), mas por ter um foco mais estreito, atende muito bem ao que se propõe.

Muitos contadores de histórias, seminários e entrevistas com grandes nomes acontecem.

ziraldo3    leitura

Minha relação com o Salão se estreitou por conta do trabalho (uma Sala de Leitura dentro da escola), onde eu sou responsável pela compra de novos títulos para o acervo. E lá encontro muita coisa interessante, novidades e muito material nacional também (ao que dou bastante valor, já que no mercado adulto, em algumas editoras, o que predomina é o estrangeiro).

É um evento quase didático. Para onde você olha tem visitação escolar, livros que foram lidos na infância e claro, os consagrados. E se pensarmos no que ele proporciona a uma geração internauta, nascida em uma sociedade (brasileira) que pouco lê, é reconfortante saber que algumas daquelas crianças vão se encantar com um espaço de leitura e ter boas lembranças de ver artistas contando histórias para elas. Talvez, num futuro próximo teremos uma geração que fica na internet, sim, mas lê muito também.

alice      pp      mp      om

E digo geração compreendendo que o Salão é um evento que atinge bastante do público infantil, de variadas classes sociais da cidade do Rio de Janeiro. Um exemplo disso são alguns dos trabalhos dos alunos da Prefeitura do Rio de Janeiro, expostos no Stand da SME. E sendo ele um evento anual (felizmente) a probabilidade de multiplicar os contemplados aumenta.

cre    cre1

E ainda, na saída, a despedida é com livro de brinde a todas as crianças e adolescentes (até 16).

Torço para que mais eventos assim aconteçam: culturais, com ingresso barato (pagantes a R$5,00) e fácil acesso a transportes públicos.

Se você não pôde ir esse ano, fique tranquilo, ano que vêm tem mais. É só ficar ligado.

11653463_1613180488968044_147503275_n

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Vanessa Sueroz
    08/07/2015 at 9:00 am

    Oie,
    nossa que legal, não conhecia a iniciativa, mas achei muito boa.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

  • Reply
    roberta
    06/08/2015 at 11:56 pm

    fantástico! temos que incentivar a leitura, para nossas crianças.

  • Leave a Reply