Cinema

Spring Breakers (2012)

O drama de Harmony Korine veio para polemizar colocando atrizes “santinhas” em cenas de bebedeira, uso de drogas, sexo e peitos – muitos peitos. Ele até consegue o efeito desejado e entrega uma obra que dividiu opiniões. PORÉM, apesar dos vários pontos negativos, Spring Breakers não é tão ruim assim.

spring breakers

Faith, Candy, Brit e Cotty são amigas entediadas com a vida na faculdade. A única esperança de mudar a situação é viajar para curtir o spring break, mas elas não têm dinheiro. A solução aparece quando as garotas resolvem roubar um restaurante para conseguir suas tão desejadas férias. Tudo parece estar indo bem em meio às festas sem pudor – até que as quatro acabam presas. Daí Alien, um rapper/traficante, acontece, livrando-as da cadeia.

Muitos aguardaram ansiosos para ver como Selena Gomez e Ashley Benson se sairiam em papéis mais saidinhos (Vanessa Hudgens já teve sua mudança de ares com Sucker Punch) e provavelmente não conseguiram tirar suas conclusões, visto que o roteiro não dá espaço para grandes performances – exceto por James Franco, que aproveita sua chance de brilhar e o faz lindamente. As garotas se mostraram entregues às situações pesadas do longa, porém.

A fotografia muito me agrada e a trilha sonora muito me irrita. O uso de luzes e neons rende belíssimas imagens, mas o constante clima melancólico trazido por uma música chata que nada tem a ver com o que se passa na tela, talvez tentando alertar o espectador do que está por vir, é irritante; não a todo tempo, apesar de encher o saco quando acontece.

A forma usada pelo diretor para retomar acontecimentos anteriores, mostrando-os de diferentes perspectivas, é interessante, maaaaaaaas, como muita coisa no filme, o artifício foi usado com tanta frequência que se tornou desgastante. Frases são repetidas 2345234523423 vezes sem necessidade, basicamente impregnando-as na cabeça de quem assiste. Quero ver não ficar com “spring break forever” na mente pro resto da vida, QUERO VER.

Entretanto, como comentei no começo, Spring Breakers não é tão terrível quanto parece. Muitos podem não gostar da falta de propósito, mas eu curti. Fazia tempo que não assistia a um filme que literalmente não tem um ponto, uma missão, algo para realizar perto do fim. As coisas acontecem e não importa a razão, não existem perguntas precisando de resposta – só acontece e pronto, foi, rolou, acabou, sem compromisso. Simples assim.

Just pretend it’s a video game. Like you’re in a fucking movie.

Ah, e James Franco canta Britney Spears, rendendo uma cena sensacional. Fim.

Spring break forever, bitches.

ficha técnica

 

Direção: Harmony Korine
Elenco: Selena Gomez, Vanessa Hudgens, Ashley Benson, Rachel Korine, James Franco, Gucci Mane
Roteiro: Harmony Korine
Duração: 94 min.
País: Estados Unidos da América
Gênero: Drama
Trailer: (x)
Classificação: ★★★☆☆

Postagens Relacionadas:

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Jheyscilane
    July 17, 2013 at 12:49 am

    Admiro o trabalho do ator James Franco, porém neste filme em especial não tem atrativos para mim. Não acompanho o trabalho das meninas de perto também… eu assistiria até, pelo menos você me deu uma noção do que esperar /blink

    Beijos
    Jheyscilane recently posted..Carimbo: O Último MensageiroMy Profile

  • Reply
    Mayara (@MayaraMah)
    July 20, 2013 at 3:37 pm

    Eu ainda não assisti esse filme, só ouvi coisas ruins dele. Mas eu sempre gosto de ver pra poder tirar minhas próprias conclusões.
    Mayara (@MayaraMah) recently posted..Férias, ideias soltas e bla bla bla!My Profile

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge