Literatura

Siege & Storm (Trilogia Grisha #2), Leigh Bardugo

Se você ainda não leu Sombra e Ossos, sugiro que dê meia volta e leia antes de se desbravar por esta resenha. Talvez haja spoilers.

DEFI

Sabe quando você vai deliberadamente com muita sede ao pote e acaba dando de cara com uma tigela vazia? Então, foi exatamente o que aconteceu comigo e S&S. Talvez esse tenha sido o maior problema de todos. Eu adorei tanto, mas tanto Sombra e Ossos que esperei demais de Siege & Storm e acabei me decepcionando um pouquinho. Vou explicar pra você o porquê.

A jornada de Alina Starkov não terminou assim que ela conseguiu se desvincilhar das garras do Darkling. Após passar pela Dobra e ver uma cidade inteira ser dizimada e engolida pelas sombras e uma comunidade ser transformada em Volcras, ela e Mal conseguiram fugir e precisam, agora, se esconder do terrível Herege Negro, que está a caçar sua princesa do sol.

“I’ve seen what you truly are,” said the Darkling, “and I’ve never turned away. I never will. Can he say the same?”

Mas, é claro, coma iminência de uma guerra, é bem óbvio que eles não conseguiriam se esconder por muito tempo. Eles precisam, sobretudo Alina, encarar que nasceram para salvar Ravka da destruição e liberar o povo deste temível regime. É tudo muito lindo, a ideia é extremamente heróica, mas é claro que tem aquele porém. Na verdade, Siege and Storm apresenta-nos dois desses poréns. O primeiro é que, após sua fuga do Grande Palácio, o Apparat desapareceu e acabou transformando a luta de Alina em uma história heróica e digna de santidade. Há agora, grande comoção sobre sua “morte” e tratam-na como Santa Alina, a divindade que irá tirá-los da miséria e do sofrimento; o segundo, trata-se da luta interna da protagonista em deixar-se levar pela escuridão que agora faz parte dela.

“He tapped the sun over his heart. “I came here for you. You’re my flag. You’re my nation.”

Em uma de suas fugas das garras do Darkling–pois acredite, são várias–, Alina conhece o misterioso Nikolai, o príncipe de Ravka, um guerreiro pirata que quer tomar o trono para si e libertar, ele mesmo a seu gosto, Ravka da escuridão. Como irei começar a descrever essa personagem? Acho que não conseguirei. Só posso dizer que existem muitos feels e que, por favor, eu preciso dele vivo para o próximo livro.

“I took a breath. “Your highness-” “Nikolai,” he corrected. “But I’ve also been known to answer to ‘sweetheart’ or ‘handsome’.”

Apesar de Nikolai ser uma personagem de personalidade que me atrai bastante, seu desenvolvimento deixou um pouco a desejar, pelo menos pra mim. Veja bem, eu não curto triângulos amorosos (apenas os tolero). Quartetos, então, me deixam exasperada.

“Don’t worry, tracker. You’ll know when our deal is up…I’ll be certain you hear it when I make her scream.”

Um plot promissor desses e eu fiquei insatisfeita? Não jogue pedras sobre minha cabeça (ou lance maldições em minha direção), mas encontrei uma fórmula “miojo” na escrita de Bardugo que não me agradou. Se você reparar, consegue ver que existe uma sequência de cenas que são repetidas de Sombra e Ossos. O modo como a história começa, a entrada de um novo personagem, o Darkling surgindo… as ocorrências similares são infinitas. E talvez isso tenha me deixado irritada, já que eu esperava e sabia que algo aconteceria.

Tenho pra mim que Leigh Bardugo é uma escritora com uma carreira promissora no mundo jovem adulto de fantasia e, já em seu primeiro livro, percebemos a riqueza com que ela nos banha os detalhes de sua história. É, claro, sua narrativa tornou-se mais completa e os cenários estão infinitamente mais amplos e glamourosos. Eu só me decepcionei um pouco com o modo que ela guiou a história. E isso me chateou um bocado.

“You know the problem with heroes and saints, Nikolai?” I asked as I closed the book’s cover and headed for the door. “They always end up dead.”

Informações

Título: Siege & Storm (Trilogia Grisha #2)
Autor: Leigh Bardugo
Editora/Selo: Henry Holt and Co. (BYR)
Nº de Páginas: 448
Edição: 1ª – 2013
Preço: US$13,99 (hardcover)
Classificação: ★★★★☆

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Camila Cristina
    15/04/2014 at 8:50 am

    Eu gostei tanto, mais tanto de Sombras e Ossos e estou tão ansiosa pela continuação que achei ótimo a sua resenha para dar uma abaixada nas minhas espectativas, mas a ansiedade continua *-*
    PS: Não acredito que vai virar um quarteto /omg /cry
    Camila Cristina recently posted..Top 3 – Próximas LeiturasMy Profile

  • Reply
    Victória Santana
    16/04/2014 at 3:45 pm

    Não vou ler ler a resenha, não li o primeiro livro ainda. /cry

  • Leave a Reply

    CommentLuv badge